Tech 10 Mar
Estamos a poucos meses das eleições de 2022 e muitos jovens que ainda não possuem o título de eleitor ficam na dúvida de como fazer para tirar o documento e poder votar este ano. Por isso, o TudoCelular preparou um checklist para ajudá-lo(a).
Se um dos seus medos é enfrentar longas filas em cartórios eleitorais, pode ficar totalmente tranquilo. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é possível tirar o título de eleitor de forma 100% online, sem precisar sair de casa.
Antes de iniciarmos uma solicitação, é recomendado já ter com fácil acesso duas fotos do documento oficial de identificação (frente e verso) e uma selfie segurando-o. Além de uma imagem de um comprovante de residência.
Outro ponto importante para já deixar preparado é o comprovante de quitação com o serviço militar para homens com idade entre 18 e 45 anos. Vale destacar que as fotos devem estar legíveis para que o processo seja concluído com sucesso.
Para começarmos, basta ir na página de atendimento online do TSE. Lá você vai encontrar algumas orientações e na parte final da página a opção "Iniciar seu atendimento a distância". É aqui que vamos clicar e abrir o processo.
Após isso, o sistema vai levar o usuário para uma tela onde será pedido o estado brasileiro de origem do requerimento e, logo depois, uma outra página vai alertar sobre os documentos obrigatórios. Basta clicar em "Próximo".
Na sequência, o usuário vai se deparar com a página de identificação. Na opção "Título de eleitor" é preciso marcar a opção "NÃO TENHO" e informar o nome completo e o dos pais, além da data de nascimento.
Agora, é necessário o preenchimento de alguns dados pessoais do eleitor e é nesta página que as fotos tiradas dos documentos e do comprovante de residência vão ser anexadas. As imagens precisam PNG, JPG ou PDF e com o tamanho máximo de 5 MB.
Com as etapas anteriores concluídas, basta dar andamento a solicitação e salvar o protocolo para consultar o estado do processo mais pra frente.
Após o cadastro, é possível acompanhar a tramitação do pedido também pela internet. Para isso, basta acessar a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado durante a primeira etapa do atendimento.
Processadas as informações, se não houver qualquer pendência, basta fazer o download gratuito do aplicativo e-Título no telefone celular ou tablet de qualquer plataforma (Android e iOS) e, a partir daí, utilizar a versão digital do documento, dispensando o título em papel.
Fácil, né? Você conseguiu solicitar o seu Título de Eleitor? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!
Comentários