LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Xclipse 920 embarcada no Exynos 2200 usa APU AMD Van Gogh Lite, revela código

19 de março de 2022 12

Apresentado em janeiro desse ano como mais recente aposta da Samsung para o mercado de chipsets avançados, o Exynos 2200 foi o primeiro a colocar em prática a parceria com a AMD e integrar a GPU Xclipe 920, garantindo assim a oferta da arquitetura RDNA 2 e mais.

Agora, alguns meses após o seu lançamento e chegada ao mercado consumidor em mercados selecionados dentro da linha Galaxy S22, o Xclipse 920 teve revelado alguns dados interessantes coletados pelo pessoal do Gamma0burst.

Um dos primeiros pontos que podem ser citados nos achados do Gamma0burst é o nome do Xclipse 920, que pode ser chamado de MGFX0 (M0) por dentro dos códigos, acrescentando-se esse nome um pouco menos comercial aos já vistos até o momento.

Além disso, é também vista a menção ao MGFX1, devendo possivelmente ser uma referência a GPU Xclipse 930, ainda não apresentada oficialmente ao mercado e que deve ser apresentada possivelmente acompanhada de uma nova geração de chipsets pela Samsung nos próximos meses.


Para fechar, temos a informação que mais chama a atenção: segundo os mesmos códigos, temos a citação direta da APU Van Gogh Lite, ou seja, possivelmente uma variante da que é encontrada no console portátil Valve Steam Deck (e chamada apenas de Van Gogh).

Pelo código, não fica claro quais são as diferenças entre a versão vista no Steam Deck e no Exynos 2200 mas é possível suspeitar que ela é uma versão com downclock especialmente para smartphones, passando de 512 para 384 a quantidade de Stream Processors.

Quanto ao Xclipse 930, a única informação conclusiva é para o aumento na quantidade de WGPs (WorkGroup Processors), sendo embarcado 4 WGPs enquanto a geração anterior tem apenas 3.


12

Comentários

Xclipse 920 embarcada no Exynos 2200 usa APU AMD Van Gogh Lite, revela código
  • GPU AMD Radeon sempre a melhor, qualidade de imagem muito superior e fps real sem cheats e fake fps, no desktop Radeon é infinitamente superior, só os bugforce que ficam loucas.

      • Interessante.... A Versão é capada por software? Daqui a pouco vai ter gente desbloqueando e vendo o celular esquentar muito..... porém, duvido queimar ou explodir só por ter desbloqueado

          • Exynos 2200 tá gastando menos bateria e com desempenho similar ao gen1... mais 1hr a mais de tela..

            • Só de ter o "lite", obviamente já deixa bem claro que é uma versão bem capada da outra, igual OpenGl "ES". Pq não faz um negócio completo? Não é possível que esses hardwares não suportem todas as funções, pelo visto a gente vai sempre ser limitado por software mesmo já tendo capacidade e o mundo mobile continuar quase estagnado. Pelo menos já temos algumas informações, sou bem curioso à respeito disso.

                • Cara, se é realmente uma versão Lite da encontrada no Steam Deck, é impossível fazer ela completa pra smartphone porque não há dissipação que aguente, a bateria ia durar 2 horas ou mesmo, se capada o aparelho já esquenta (com GOD desativado), imagina com ela completa. Os smartphones são finos demais pra suportar tanto poder, e aí ficou na cara que o erro foi da AMD em simplesmente pegar uma APU de PC e adaptar pra um smartphone em vez de desenvolver uma do zero pensando justamente na dificuldade que é a dissipação.

                    • Não me refiro ao clock e essas coisas, me refiro as funções, ao suporte a mais instruções dentro das APIs, uma OpenGL e Vulkan mais completos, não precisa ser idêntico (até pela arquitetura), basta mais algumas funções que tem nas de PC, alguma coisa parecida com o que a Nvidia fez com o Tegra do Switch, esses detalhes não faz esquentar nada, até pq lá é x86 e precisa de mais clock por ser mais complexo que ARM. Se melhorar o suporte pros drivers com mais funções nas APIs, facilita a vida dos desenvolvedores, pois não são obrigados a criar algo do zero quando portam algo do PC pro Mobile e até melhora os jogos e outros apps que trabalham com gráfico, já que isso poupa trabalho quando a GPU oferece essas coisas nativamente. Pelo menos disseram que tem suporte a Ray Tracing, então com certeza tem mais uma boa biblioteca de códigos lá que poderia ser usado pra trabalhar na renderização de outras coisas, já é uma vantagem em relação à Mali e talvez até Adreno.

                    Android

                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                    Android

                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                    Windows

                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                    Economia e mercado

                    Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista