LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nokia T20: mais uma boa opção de tablet para o mercado nacional | Análise / Review

25 de março de 2022 30

Anunciado globalmente em outubro do ano passado, mas oficializado para o mercado brasileiro apenas no final do último mês de fevereiro, o Nokia T20 é a primeira proposta da marca de origem finlandesa para o mercado de tablets.

Mas será que o novo modelo tem o que é necessário para bater de frente com a forte concorrência já estabelecida para o nicho? É isso que você descobre a seguir na nossa análise completa!

Design e construção

Apesar de literalmente não ser a mesma de antigamente, a Nokia ainda possui uma base forte de fãs ao redor do mundo, saudosistas de quando a empresa fazia celulares “indestrutíveis” e de quando era a responsável por trazer novidades de última linha para o mercado.

Ainda que não tenha voltado ao mesmo patamar, a marca tem despontado bem frente à concorrência, chamando a atenção por seus smartphones bem projetados e construídos; e essa realidade se repete por aqui.

Comercializado em uma única cor, apelidada de Oceano Profundo, o Nokia T20 traz grande parte do seu acabamento em alumínio jateado de bom gosto, sendo a única exceção uma de suas laterais, que além dos botões de volume, 2 microfones e gaveta para chip da operadora e cartão de memória, traz acabamento em plástico de boa qualidade.

O único destaque negativo, no entanto, vai para a textura lisa escolhida pela Nokia para preencher o fundo do aparelho; que vira um verdadeiro imã de digitais mesmo com alguns poucos minutos de uso.

Ainda assim, todo o design do produto é bastante agradável, seguindo uma linha mais minimalista. No fundo, apenas a assinatura da marca, uma única câmera e um flash LED, e nas laterais – quando o tablet está na horizontal – apenas o botão de liga/desliga, entrada USB Tipo-C para carregamento e dois alto-falantes.

Tela e som

E por falar no sistema de som do T20, temos aqui dois alto-falantes com tecnologia OZO Audio Playback; o que de acordo com a própria Nokia, pode melhorar a experiência de consumo de áudio como um todo, extraindo o máximo do hardware, melhorando automaticamente a espacialidade e a equalização das mídias tocadas.

Na nossa experiência, no entanto, apesar do som reproduzido ser alto, notamos a leve ausência de graves, com mais ênfase nas frequências médias e agudas – algo que pode incomodar em alguns estilos musicais, mas que não deve ser um problema para quem está acostumado a ouvir apenas o áudio de suas séries, filmes, aulas e chamadas usando os alto-falantes.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Para quem prefere manter a experiência nos fones, o novo tablet conta com Bluetooth 5.0 para conexões de periféricos e uma entrada de 3.5 mm localizada na quina do aparelho – uma posição que achamos, no mínimo, curiosa.

Trazendo certificado que promete a menor emissão de luz azul e, consequentemente, um maior conforto aos olhos, a tela de 10,4 polegadas do Nokia T20 não decepciona. Ela conta com resolução 2K (1200x2000 pixels) e densidade de 224 ppi que garante que nenhum pixel ficará a amostra.

De tecnologia IPS, o display traz bordas de ótimo tamanho para segurar o tablet enquanto assiste algum conteúdo, calibração de cores satisfatória e bons níveis de brilho – alcançando a marca dos 400 nits. Não espere, no entanto, que o tablet seja o companheiro ideal em um ambiente de luz solar direta.

Desempenho e sistema

Equipado com um processador Unisoc T610 de 8 núcleos, 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno, o desempenho apresentado pelo novo tablet da Nokia é bastante satisfatório, apesar de ainda não ser um topo de linha (e nem se propor a isso).

Ele é mais do que suficiente para executar tarefas básicas como navegar na internet, assistir um filme ou série, ou até mesmo desempenhar atividades mais simples em multitarefas.

No entanto, como era de se esperar, pode decepcionar quando o assunto são games, já que é possível ver um ou outro momento de lag durante as sessões de jogatina; algo que no final das contas, para os jogadores mais casuais, nem deve incomodar.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Outro ponto que não chega a ser excelente, mas que também não decepciona, é a bateria. Em nossos testes, com o consumo ininterrupto de mídia com brilho e áudio no médio, o tablet da Nokia foi capaz de se manter 11 horas longe das tomadas. Autonomia mediana se levado em consideração a generosa bateria de 8.200 mAh embutida.

Mas se a autonomia é até satisfatória, o tempo de carregamento pode desanimar. Com o carregador de 10 Watts embutido na caixa, o dispositivo penou por aproximadamente 4 horas inteiras para sair de 0 a 100%. Pelo menos há compatibilidade com carregadores de 15 Watts para tentar acelerar um pouco as coisas.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Sobre o sistema, nenhuma grande novidade. Aqui, temos o Android 11 rodando em sua forma praticamente pura, sem nenhuma ou quase nenhuma intervenção por parte da fabricante, o que – ao mesmo tempo – acaba sendo bom e ruim.

Se por um lado não temos aplicativos desnecessários e uma interface pesada, o que é bom, por outro temos a baixa compatibilidade do Android com dispositivos de tela grande, o que deixa a sensação de que estamos apenas lidando com um celular de tela gigante.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Mas os pontos positivos ultrapassam os negativos. Talvez por essa baixa intervenção por parte da Nokia, a fabricante garante dois anos de atualização para o sistema operacional, o que indica que deveremos ver por aqui pelo menos o Android 13.

Além disso, o T20 ainda traz consigo dois recursos especiais do Google: o Google Entretainment Space e o Google Kids Space, ambos dedicados ao consumo de conteúdo.

Enquanto o Kids Space traz conteúdo para crianças de até 13 anos, consistindo em uma plataforma que transforma o funcionamento do aparelho para entregar a melhor experiência para os pequenos, oferecendo livros, jogos e aplicativos selecionados por especialistas e professores, a “pegada” do Entertainment Space é um pouco diferente.

Ao arrastar a tela inicial para a esquerda, o usuário terá a visão de um espaço totalmente dedicado ao entretenimento. Dividido em quatro abas: Assistir, Jogos, Ler e Ouvir, o Entertainment Space entrega um carrossel de recomendações das quatro categorias citadas, trazendo listas unificadas de conteúdo a partir dos aplicativos instalados no dispositivo.

Câmeras

Contando com um conjunto simples de câmeras, sendo uma de 8 megapixels com flash LED na parte traseira e uma de 5 megapixels na parte frontal, os sensores embutidos podem ser o suficiente para desempenhar tarefas mais simples, mas podem decepcionar quem procura algo a mais.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Apesar de trazer um conjunto bastante completo no departamento de software, contando com HDR, reconhecimento facial, filtros e até mesmo recursos de embelezamento, a qualidade das capturas realizadas com os sensores do T20 não é das melhores.

Enquanto as fotos em baixa luz podem apresentar muito chiado e, por vezes, contar com um pós-processamento que deixa as capturas um tanto quanto estranhas, as fotos diurnas podem não satisfazer pela falta de detalhes e por apresentar cores um tanto quanto lavadas.

Além disso, os vídeos registrados pelas câmeras pecam muito em definição; tanto de imagem quanto de áudio – mesmo que registrados em FullHD.

Em resumo, é bem provável que as capturas realizadas pelo tablet da Nokia não sejam capazes de substituir, em qualidade, as realizadas pelo seu smartphone – mas como na grande maioria dos tablets, essa não é a proposta. Por outro lado, se você precisa escanear um documento ou participar de uma vídeo chamada, ele é suficiente, mas não espere ir muito além.

Conclusão

De forma geral, o Nokia T20 pode ser um excelente companheiro para quem busca consumir conteúdo, participar de aulas e reuniões sem muita pretensão. Isso, pois traz consigo um sistema de áudio e vídeo bom o suficiente para agradar quem não precisa de tanto.

Além disso, unindo sua bateria de autonomia satisfatória com as ferramentas especiais do Google para o consumo de mídia, o tablet acaba se tornando uma opção interessante para quem o procura para esse fim.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

O problema, no entanto, é quando o comparamos com a concorrência. Por valores semelhantes aos praticados para o Nokia T20, o consumidor pode encontrar opções bastante competitivas; a exemplo do Moto Tab G70, que traz um conjunto de consumo de mídia mais aprimorado, mantendo a boa qualidade de construção.

De qualquer forma, apesar de enfrentar alguns percalços, o T20 é sim uma boa opção de tablet intermediário, sendo um ótimo primeiro passo para a Nokia. Além disso, é mais uma possibilidade competente posta à mesa do consumidor, o que aumenta a concorrência e ajuda a apagar um pouco os rastros de hegemonia de uma certa empresa sul-coreana.

Pontos fracos e fortes

Bom acabamentoDesign agradável
Sistema de somTempo de carregamentoCâmera

Mas e você, o que achou do novo tablet da Nokia? Conta para a gente aqui nos comentários! Ah, e antes que eu esqueça, os melhores preços para o Nokia T20 você pode encontrar nos cartões abaixo! Até a próxima!

O Nokia T20 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

30

Comentários

Nokia T20: mais uma boa opção de tablet para o mercado nacional | Análise / Review
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista