LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Guigo TV: streaming ultrarrápido não supera TV aberta, mas é maior avanço do setor | Detetive TC

05 de abril de 2022 12

Desde as semifinais do Campeonato Paulista de 2022, a Guigo TV iniciou os testes de um streaming ultrarrápido aos seus assinantes do plano Premium – com as imagens da Record TV –, para fornecer sinal via internet de canais sem atraso, na comparação com a TV aberta.

Para saber como foram os experimentos com a nova tecnologia, a plataforma concedeu um acesso de teste ao TudoCelular, e agora você saberá as principais características no Detetive TC.

Precisa de mais internet?

O streaming ultrarrápido da Guigo usa um player comum. Isso significa que não há a necessidade de nenhuma configuração especial para realizar o feito. Um problema visto logo de início é a falta de um controle manual para ajustar a qualidade do vídeo. Contudo, ele costuma sempre se manter em alta definição.

Fizemos alguns testes de conexão em um notebook que usava apenas o player da operadora, para saber quanto de internet ele consome por segundo. Percebemos que não há uma grande utilização, uma vez que beira em torno de 2,30 Mbps a 6,43 Mbps. As variações ocorrem em alternâncias de qualidade e ao colocar em tela cheia.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Em outras palavras, o streaming ultrarrápido da Guigo TV não demanda que você tenha uma internet extremamente rápida para funcionar. Uma conexão banda larga mais modesta deverá atender sem dificuldades. Até porque o funcionamento lembra o de streamings de jogos, uma vez que a tendência é o sinal ser executado direto da nuvem, para mitigar os atrasos.

Outro ponto importante é que não há atrasos adicionais com oscilações da rede. Ao sobrecarregar o uso de internet na conexão, percebemos que eventuais travadas no player da transmissão especial resultavam em um recarregamento direto do ponto sem atraso. Ou seja, ela não pausa a imagem e continua de onde estava – o que, caso ocorresse, aumentaria o delay.

Streaming ultrarrápido vs rivais

A Guigo TV anunciou a novidade como um streaming que pudesse superar a TV aberta e mostrar as imagens ainda mais rapidamente do que você pode obter com uma antena comum. Será que isso foi possível?

O Detetive TudoCelular realizou vários testes, para comparar a operadora com o canal aberto, operadora de TV paga tradicional e streamings concorrentes, que também passavam o mesmo jogo – São Paulo x Palmeiras. Veja os detalhes:

Guigo TV (baixo) vs TV aberta (cima)

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

O primeiro comparativo foi entre o streaming ultrarrápido contra a imagem da TV aberta digital, diretamente de uma antena externa comum. Diferente do que foi proposto, a transmissão não conseguiu ser mais rápida do que o canal direto no televisor.

Contudo, a diferença foi de apenas três segundos a favor do sinal aberto. Esse pequeno atraso não costuma influenciar de você ouvir o gol antes pela vizinhança, por exemplo. A distância permaneceu assim durante toda a transmissão.

Guigo TV (baixo) vs TV aberta em operadora convencional (cima)

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Como você pode bem saber, alguns canais abertos têm atrasos em seus sinais na grade de operadoras de TV, na comparação com o canal sem atraso. Por isso, comparamos o sinal da Guigo TV também com uma imagem da Claro NET TV.

O resultado obtido foi quase o mesmo de antes, agora com dois segundos a favor da provedora tradicional. Isso mostra que tanto a Record não possui atraso em seu sinal na televisão por assinatura, como a Guigo seguir com um baixíssimo delay no streaming ultrarrápido.

Guigo TV (cima) vs PlayPlus (baixo)


E quando comparamos com a própria plataforma da Record, o PlayPlus? O streaming da emissora da Barra Funda ficou um total de 1 minuto e 40 segundos atrás do sinal da Guigo TV. Esta foi a maior diferença favorável à transmissão ultrarrápida que encontramos.

Guigo TV vs R7


A Record também tem feito uma transmissão secundária dos seus jogos, no R7 e no PlayPlus, com transmissão feita para priorizar o humor. Ao colocar lado a lado o player do site do canal com a transmissão ultrarrápida, vimos um delay de 37 segundos – ou seja, menor que o oferecido pelo próprio PlayPlus.

Guigo TV vs YouTube


Outra plataforma com os direitos do Paulistão de 2022 é o YouTube. Também fizemos o teste de como fica a Guigo em relação ao serviço de vídeos do Google. A diferença não teve mudanças do que já vimos antes e se manteve em 40 segundos.

Guigo TV vs HBO Max


Enquanto na comparação com a TV aberta, a Guigo fica dois segundos atrás, aparentemente as outras plataformas são praticamente padronizadas no atraso que oferecem ao usuário.

Contra a HBO Max, da WarnerMedia, a vantagem do streaming ultrarrápido da operadora ficou em 41 segundos, como você pode conferir na imagem acima.

Guigo TV vs Estádio TNT Sports


A WarnerMedia também exibe os seus jogos na outra plataforma que possui, o Estádio TNT Sports, com a mesma equipe da HBO Max. Aqui parece ficar um pouco abaixo do serviço “irmão”, com um delay de 39 segundos em relação ao sinal especial da Guigo.

Guigo TV vs Premiere (via ge.globo)


No PPV, o Paulistão é transmitido pelo Premiere e no Paulistão Play. Como esta coluna não teve acesso ao segundo, vimos apenas como o sinal da Guigo se comporta contra o canal premium do Grupo Globo.

Desta vez, encontramos a distância menor entre todos os serviços rivais. O sinal mostrado por meio do site ge.globo teve um delay de apenas 17 segundos, em relação ao streaming ultrarrápido da Guigo TV.

Futuro do streaming?

Apesar de não superar a TV aberta convencional, fica nítido que este é o maior avanço já demonstrado em uma transmissão esportiva ao vivo via streaming até aqui, com uma demora mínima que nem é tão sentida na prática.

O streaming ultrarrápido da Guigo TV certamente abrirá o caminho para que iniciativas do tipo – mas permanentes – sejam feitas não somente pela operadora em questão, como também por concorrentes diretas, como a DirecTV GO e o Claro Box TV – ambos que ficam em torno de 25 e 35 segundos de atraso sempre, respectivamente.

A utilização dessa tecnologia se mostrou viável aos usuários, visto que não demanda uma grande conexão para funcionar. É possível rodar sem dificuldades, mesmo que ainda haja ajustes para avançar – seja no botão para configurar a qualidade ou no

Outro ponto interessante é ela não ser fruto de qualquer parceria entre programadora e provedora. Quando houve indícios de que a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) pudesse barrar por questões contratuais, a Guigo TV rapidamente trocou o sinal que seria destinado ao Fla-Flu para a Band de São Paulo. Com o mesmo desempenho em delay que o mostrado nesta coluna.

Imagem: Site oficial

Em outras palavras, aplicar a tecnologia nos canais disponibilizados dependeria única e exclusivamente da estrutura e da viabilidade da operadora para isso. Sem uma renegociação de contratos de distribuição com cada programadora – ao menos, não com as emissoras abertas.

Talvez esta seja apenas a primeira iniciativa de uma ação que vá revolucionar o mercado de TV via streaming no futuro. Até porque o delay consiste no principal ponto fraco das operadoras de televisão pela internet, em comparação com as convencionais.

Anular o atraso seria viabilizar por completo a substituição dos decoders padrões por apps, sites e TV boxes que possam realizar a mesma função, sem qualquer demora adicional no recebimento do conteúdo.

O que você espera desse novo tipo de transmissão ultrarrápida em streaming, iniciada pela Guigo TV? Acredita que será o futuro das transmissões de TV por internet? Compartilhe conosco a sua opinião!


12

Comentários

Guigo TV: streaming ultrarrápido não supera TV aberta, mas é maior avanço do setor | Detetive TC
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Asus

ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas