LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Windows 11: Microsoft afirma que mudar o local da barra de tarefas não é importante

09 de abril de 2022 62

Se você é usuário do Windows 11 e sente falta da capacidade de mover a barra de tarefas do sistema para qualquer um dos lados da tela, assim como tem sido desde as versões mais primitivas do sistema operacional, as notícias não são boas.

A empresa de Redmond tem mantido uma sessão de perguntas e respostas no YouTube onde engenheiros unidos a outras equipes relacionadas ao sistema respondem questões sobre as últimas atualizações e funcionalidades presentes no Windows 11. Em uma das últimas sessões, um dos tópicos discutidos foi a possibilidade de mover a barra.

Segundo a Microsoft, a atual barra de tarefas foi feita totalmente do zero, descartando a que víamos até a versão anterior do SO. Com isso, os desenvolvedores tiveram que decidir quais funcionalidades deveriam estar totalmente operacionais com o lançamento e quais funcionalidades não valiam tanto esforço; e infelizmente a possibilidade de mover a barra se encaixou nas que não valiam.

Tali Roth, diretor de produto da Microsoft, explicou a situação (em tradução direta):

Quando se trata de algo como poder mover a barra de tarefas para diferentes locais na tela, há vários desafios. Quando você pensa em ter a barra de tarefas à direita ou à esquerda, de repente o refluxo e o trabalho que todos os aplicativos precisam fazer para entender o ambiente é enorme.

E quando você olha para os dados, embora saibamos que há um conjunto de pessoas que adoram dessa maneira e, tipo, realmente apreciam, também reconhecemos que esse mar de usuários é muito pequeno em comparação com o conjunto de outras pessoas que estão pedindo outros recursos. Então, no momento, continuamos a focar em coisas que geram mais incômodo.

É uma daquelas coisas que ainda estamos analisando, e continuaremos buscando feedback, mas no momento não temos um plano ou uma data definida para quando deveríamos, ou se deveríamos, realmente construir a barra de tarefas lateral.

Apesar da explicação do funcionário da companhia e a própria lógica do argumento ser relativamente fácil de entender – afinal a Microsoft tem que se valer a partir da opinião de todos os usuários do sistema e não apenas de uma pequena comunidade de entusiastas, há controvérsias.

No Feedback HUB, plataforma da Microsoft projetada para receber comentários e sugestões de recursos para o Windows, o tópico relacionado a barra de tarefas é o mais votado, com 17.600 likes e 1.200 comentários; o que além de contradizer a afirmação de Roth, indica que uma grande gama de usuários – inclusive não entusiasta – espera o retorno da funcionalidade perdida.

Com isso, a não ser que a Microsoft tenha outra forma de recolher a opinião de seus usuários, fica difícil entender a posição da companhia em não começar a trabalhar no recurso o quanto antes. Felizmente, desenvolvedores terceiros já atuam na falha da empresa e oferecem o recurso através de suas aplicações (como é o caso do Start11).

Para quem se interessou pela possibilidade de ver a equipe da empresa respondendo perguntas sobre o sistema, o vídeo citado pode ser conferido na íntegra (em inglês) logo abaixo:


62

Comentários

Windows 11: Microsoft afirma que mudar o local da barra de tarefas não é importante
  • Não é importante, teu c*.Barra de tarefas à esquerda desde o primeiro widescreen. Agora ter de esperar algum programa pirata igual foi quando resolveram remover o botão Iniciar do Windows.

      • Podre, atualizei pra essa bosta sem querer e não tem a porra da função de trocar a barra de tarefas de lugar, nem abrindo o ragedit, editor de registro, não altera de jeito nenhum essa bosta

        • Mas tá rápido? Estável, sem drop fps?a tela azul acabou? melhor uso da memória RAM? Possibilidade de excluir o antivírus ? Mudar os ícones? Votou o antigo gerenciador de sistema ? Compatível com addons antigos ?

            • Prefiro mudar. Habituado em usar a barra na esquerda. Considero um melhor aproveitamento de tela.
              Mas o software é da MS não é do usuário, certo?

              • Procurando motivos para migrar para o windows 11 e até agora, nada.

                  • da pra mudar a pocisão sim ! sempre deu, eu testo o windows 11 desde o preview e sempre deu para escolher o canto da barrade tarefas !

                    • Isso não faz a minima falta, o que importa e o "arrasta e solta", só to esperando isso para atualizar, mas nada a té agora.

                      • A unica coisa que sinto realmente falta é arrastar arquivos pela barra de tarefa, ficou uma m... isso.

                          • Só vou instalar o Windows 11 quando puder colocar a barra na lateral. Fica muito mais rápido de acessar os ícones, além disso, monitor widescreen e sites sempre ficam sobrando nas laterais, então o espaço é bem melhor aproveitado.

                              • Acredito que o sistema tinha que se adaptar as necessidades dos usuários e não os usuários ficarem totalmente restritos a padrões específicos de um sistema. Nesse quesito de barra de tarefas, com certeza o Linux está muito a frente pela liberdade e pelas possibilidades que dá ao usuário (conforme os ambientes escolhidos: XFCE, Cinnamon, Gnome, KDE etc.)

                                  • Com certeza. Em cada máquina Linux eu configuro a "barra de tarefas" de acordo com o uso daquela máquina. No Desktop baixei uma extensão Gnome e formatei de uma forma, no laptop de outra forma, tudo para ficar mais fácil e prático para o uso diário. No Windows 10 deixo ele como sempre foi, apenas com os aplicativos mais usados para acesso rápido

                                      • enfia travalinux no cu

                                        • Tem como mudar pelo regedit

                                          • Há apps para isso (pagos)

                                              • O 10 faz isso muito bem

                                                  • Mas ela acabou de responder porque não fizeram isso.

                                                    "Quando você pensa em ter a barra de tarefas à direita ou à esquerda, de repente o refluxo e o trabalho que todos os aplicativos precisam fazer para entender o ambiente é enorme."

                                                      • a politica de prioridade é tao aleatória. Ha muito o que melhorar o OneDrive por exemplo. É so ver a quantidade comentarios pedindo por melhorias.

                                                          • A política de software da M$ é terrível

                                                              • Simples, se querem propor barras tarefas para os usuários, deixe as versões de barras para os usuários escolherem, forçar usar uma coisa quê não agradou a todos. Somos forçados atualizar, porque w10 não terá mais suporte.
                                                                Fora tem uma coisa que eu odeio no w11, extrair arquivos de pasta zipadas preciso de 2 clicks no mouse agora.

                                                                • Se devolvessem a função de usar botões pequenos na barra de tarefas já tava bom, forçar aquela barra enorme não faz sentido, é um espaço perdido à toa.

                                                                    • Acho o título errado. Deveria ser que "não é uma prioridade" não ser importante é diferente de não ser uma prioridade.

                                                                        • O Feedback HUB não contradiz o que ele disse. 17 mil likes é um número muito pequeno pra base de usuários do Windows e, no geral, quem responde no Feedback HUB são hardusers, e não usuários normais. O Windows possui telemetria a muito tempo, a Microsoft obviamente sabe quantos usuários do Windows usam a barra em outros locais. É muito raro ver alguém usando em outro local, eu mesmo já usei, mas de centenas de computadores e pessoas que eu observei, só uma ou outra usava. Então eu imagino que deve ser menos de 1% dos usuários, o que torna realmente difícil justificar implementar ele antes de outras funções mais básicas que devem ser usadas por mais usuários.

                                                                          • desde 2001 uso a barra de tarefas na parte de cima da tela. Meu raciocínio é que a área de trabalho é também uma "janela", e com a barra de tarefas lá em cima, fica mais intuitivo ir para o "canto esquerdo superior" quando quero acesso ao menu, como se faz em qualquer aplicativo.

                                                                              • Novamente o Zé Povinho só reclamando com uma coisa que nem 1% realmente usa.. tem de fazer igual a Apple com o MacOS: lança só os beta pro povo testa e dá um Fod@-se !!
                                                                                Eu apoio a Microsoft é isso ae vamos fazer um Windows mais enxuto e totalmente novo, quem vive de passado é museu !

                                                                                • Desde de que instalei o Windows 11 que tem como por o menu iniciar de volta na esquerda... foi umas das primeiras coisas que fiz! Configurações->Personalização->Barra de Tarefas->Comportamento da Barra de Tarefas -> (Alinhamento da Barra de Tarefas)

                                                                                  • Alguém conhece algum programa pra ordenar as janelas de um programa
                                                                                    na barra de tarefas como acontece com as guias de um navegador
                                                                                    (PC)?

                                                                                    • É difícil implementar um negócio que existe desde o Windows 95, gente, a Microsoft é uma startup pequena, vcs tem que entender isso. O pessoal do Start11, uma empresa gigantesca, esses sim conseguiram realizar essa tarefa complicadíssima (/sarcasmo)

                                                                                      Devem tá muito ocupados colocando mais coisas importantíssimas e realmente úteis, como anúncios do OneDrive, widgets super lindos e 20 GB de telemetria.

                                                                                        • Pois éEles tao bolando também o Windows 365
                                                                                          Logo logo vai começar a pipocar umas janelas na tela mandando atualizar para o Windows 365... Assinatura mensal ou anual...

                                                                                            • Não é esse o ponto. No Windows 11 mesmo apps de terceiros estão tendo material e animação em conjunto. Por exemplo, muitos apps a animação vem debaixo pela posição da barra de tarefas. Apenas colocar a barra de tarefas no lado ou na parte superior, os apps continuariam com a animação vindo debaixo... O que foi dito na matéria é que tudo isso teria que ser mudado, e o esforço para isso não vale a pena agora.

                                                                                                • Em verdade vos digo: nem 1% muda a barra de posição, mas agora com a remoção da opção todos vão querer ver o circo pegar FOGO é o tal do hype que fala, tipo de gente que adora BBB

                                                                                                    • Exatamente, pagar um profissional para modificar a barra de tarefas não é algo lucrativo para a Microsoft, e ela não quer gastar um centavo com isso.
                                                                                                      Eu nem ligo mais, simplesmente voltei para o windows 10 ( mais estável para mim e os drivers de meus acessórios) e desde a chegada do windows 11 venho usando o Ubuntu em dual boot para ir me acostumando com o Linux, que tem ainda mais liberdade e é mais leve que o windows.
                                                                                                      O usuário do windows tem de entender que o sistema operacional não é seu e sim da Microsoft, e é ela quem determina como devemos usar. #ironia

                                                                                                        • ubuntu tambem não é seu é da canonical..

                                                                                                            • Verdade. No entanto, posso usar ele da forma que desejar ou precisar.
                                                                                                              No caso citado da matéria, barra de tarefas, no Windows sou mais tradicional e gosto como sempre foi, mais no Linux em meu Desktop uso como quiser, tenho total liberdade para modificar, e uso ela um jeito, já no notebook de outra forma, de acordo com cada máquina e uso dela.

                                                                                                              • Cara, entende uma coisa. Usuário gosta de coisas mais simples. Linux (desktop) não é. Sem fala dos milhares de programas e jogos que tem windows. Aí você vem fala em steam, que por sinal não tem a vasto jogos que tem no Windows... Eu mesmo quando comprei meu PC ano passado, veio com Linux, não consegui me adaptar. Meia hora depois instalei windows 10, por sinal roda liso. Então acho que você do Linux precisa respeitar gosto dos outros. E para de ficar no mundo da fantasia.

                                                                                                                  • Pq pessoas sem conhecimento em tecnologia aqui no interiorzinho onde moro( inclusive crianças de 7 e 5 anos) conseguem usar notebooks com Ubuntu no dia a dia sem problemas e vc não? É apenas um sistema operacional simples e feito para ser intuitivo fácil de ser usado como qualquer outro sistema operacional

                                                                                                                      • Não falei de steam, nem de jogos( o que não é um problema para mim no Linux e nem no Windows 10).
                                                                                                                        Uso o Ubuntu como qualquer outro sistema operacional, e sim, gosto bastante.
                                                                                                                        Não faltei com respeito com ninguém, mais se vc não tolera ler comentários de quem gosta de sistemas que vc não sabe usar aí paciência, pule e não leia tais comentários. Simples assim.
                                                                                                                        Talvez no futuro quando vc for maior de idade e tiver maiores responsabilidades quem sabe vc aprende a lidar melhor com gostos diferentes do seu aqui na internet

                                                                                                                      • Usei por duas semanas o W11 e minha conclusão é que ainda tá no começo do beta. E não senti nenhuma melhoria de desempenho. Eu que não vou ser cobaia, aqui é W10 até 2025.

                                                                                                                          • Cara, melhora de desempenho é hardware e driver. Atualização de sistema não faz milagre, se quer melhor aproveitamento do Hardware... Isso depende da fabricante e do fornecimento de drivers eficientes.

                                                                                                                        • Queria só desagrupar... tive q recorrer a terceiro.

                                                                                                                          • Conheci somente uma única pessoa que usava a barra de tarefas no lado esquerdo da tela. Dar a opção é uma boa ideia, mas encher o sistema de recursos que pouquíssimas pessoas usam e manter esse suporte custa dinheiro e a grosso modo, é mais uma "tralha" que está no sistema.Windows só agora conseguiu se livrar de versões 32 bits, mas mantém ainda suporte a aplicativos e pelo legado, vai ter que manter por vários e vários anos. Tá certa a Microsoft, tem que enxugar o sistema mesmo. Windows 11 está muito bom.

                                                                                                                              • Eu usava em cima a bastante tempo então sinto bastante falta desse recurso mas me adaptei a usar em baixo de novo. Cogito a opção de usar um software de terceiros para isso mas se tivesse essa opção nativa, eu vom certeza voltaria a usar

                                                                                                                                Android

                                                                                                                                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                                Android

                                                                                                                                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                                Windows

                                                                                                                                Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                                Economia e mercado

                                                                                                                                Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista