LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

No ritmo do 5G: Globo transmitiu Carnaval de SP via rede mmWave da Claro e Ericsson

26 de abril de 2022 8

A primeira etapa do Carnaval 2022 foi realizado no último fim de semana com desfiles no Rio de Janeiro e São Paulo e, embora muitas pessoas não tenham notado, as festividades foram enriquecidas pela tecnologia 5G. O Carnaval do Grupo Especial de São Paulo foi transmitido pela Rede Globo com auxílio da rede 5G mmWave da Claro e equipamentos da Ericsson.

A transmissão utilizou equipamentos com a rede 5G mmWave da Claro em parceria com a Ericsson, que oferecem altíssima velocidade e latência reduzida. Para isso, os cinegrafistas utilizaram um conjunto chamado Mochilink, que fica conectado a uma câmera e envia as imagens em tempo real para a emissora por meio do 5G.

A grande vantagem do Mochilink é a mobilidade, afinal as câmeras não precisam ficar conectadas a cabos para enviar as imagens capturadas, facilitando assim as gravações.

Mochilink utilizado na transmissão via 5G. Imagem: Claro/reprodução

O kit do Mochilink se conecta à rede na frequência de 26GHz com velocidades superiores a 2,5Gbps, o que garante que a transmissão seja livre de engasgos e atraso com latência reduzida.

A transmissão ainda contou com uma rede 5G instalada no Sambódromo do Anhembi instalada numa colaboração entre Ericsson, Casa Systems, Intelbras, Motorola e Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda. O Mochilink utilizou celulares da linha Edge da Motorola com Snapdragon 8 Gen 1 e modem-RF Snapdragon X65 para transmissão de dados.

Um espaço especial da Claro ainda foi montado no camarote Confraria, onde era possível testar a tecnologia 5G por meio de modems conectados que transmitiram a internet de alta velocidade via WiFi.

Falando na Claro, vale lembrar que ela é uma das operadoras que está recebendo clientes da Oi Móvel em diversas regiões do Brasil. Saiba aqui qual será a sua nova operadora após o processo de migração.


8

Comentários

No ritmo do 5G: Globo transmitiu Carnaval de SP via rede mmWave da Claro e Ericsson
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista