LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TudoGames: 10 jogos que utilizam Ray Tracing e entregam gráficos impressionantes

29 de abril de 2022 2

Com o avanço das gerações, os jogos passaram a apresentar gráficos cada vez mais realistas e impressionantes, contribuindo para a imersão. Hoje em dia, os jogadores exigem títulos com uma boa apresentação técnica, além da diversão.

E uma das coisas mais difíceis de serem reproduzidas virtualmente é a iluminação. O Ray Tracing ou “traçado de raios” não é uma tecnologia nova e existia no cinema há muito tempo. Entretanto, limitações técnicas impediam que ela fosse aplicada em tempo real aos jogos.

Até que a NVIDIA conseguiu trazer a tecnologia para os games, marcando uma grande evolução gráfica. Ela chegou junto das placas de vídeo da linha GeForce RTX Série 20, que utilizam arquitetura Turing.

As unidades gráficas possuem núcleos próprios, conhecidos como RT Cores e não utilizam o Ray Tracing por emulação, permitindo alto desempenho e maior resolução. O uso da tecnologia em tempo real possibilita a criação de reflexos, sombreamentos e iluminação geral de forma fisicamente realista.

Essa lista trará 10 jogos que usam o recurso de forma interessante e entregam gráficos de cair o queixo. Vale lembrar que a tecnologia não está limitada somente aos computadores e já pode ser encontrada no PlayStation 5 e no Xbox Series X|S.

10 – Battlefield V

É consenso na comunidade que Battlefield V não é o melhor jogo da série por uma série de defeitos, mas algo é inegável: ele usa o Ray Tracing de forma espetacular. A iluminação, reflexos e sombras são extremamente realistas e o fazem dar um enorme salto quando comparado aos títulos anteriores.

O problema é que isso afeta o desempenho do multiplayer, algo que jamais poderia ocorrer, já que a franquia é conhecida por ser extremamente competitiva.

9 – Wolfenstein: Youngblood

Apesar de ser um título que não agradou os fãs e nem a crítica pelos seus problemas com a campanha e o cooperativo desnecessário, se tem uma coisa que Wolfenstein: Youngblood não pode ser chamado é de feio.

A implementação do Ray Tracing do jogo é excelente, trazendo belíssimos reflexos e iluminação que contribuem para a imersão na aventura.

8 – Minecraft

Você pode torcer ao nariz ao ver Minecraft na lista por seus gráficos animados, mas a realidade é que o título usa a tecnologia Ray Tracing de forma primorosa. O jogo recebeu o recurso em uma atualização em 2020.

Apesar dos gráficos simplistas, a tecnologia muda completamente a aparência do jogo, deixando-o mais orgânico. Além disso, ele prova que títulos antigos podem se beneficiar com o Ray Tracing.

7 – Dying Light 2: Stay Human

O primeiro jogo já apresentava gráficos impressionantes e Dying Light 2: Stay Human levou tudo a um novo nível com o uso do Ray Tracing. A trama coloca o jogador em uma cidade repleta de zumbis e lutando pela sua sobrevivência utilizando parkour.

A tecnologia permite que o jogo entregue momentos assustadores e tensos pela iluminação realista, principalmente ao explorar o mapa quando anoitece, rendendo sustos memoráveis.

6 – The Medium

The Medium é um título de terror psicológico em terceira pessoa que mistura duas realidades. Como um médium, o jogador explorará o mundo real e o espiritual para resolver enigmas e desvendar uma história trágica e assustadora.

Com o Ray Tracing, o plano espiritual é criado de forma impressionante, adicionando toques de horror e realismo que fazem a aventura ser ainda mais tensa.

5 – Marvel’s Guardians of the Galaxy

Marvel’s Guardians of the Galaxy é a aventura da Square Enix que traz o grupo liderado pelo Senhor das Estrelas em uma jornada repleta de ação e confrontos épicos para impedir uma catástrofe interplanetária.

Os gráficos impressionam e são belíssimos com o Ray Tracing, fazendo com que os planetas e personagens sejam mais realistas. O efeito também contribui para que a ação ininterrupta tenha efeitos visuais de cair o queixo.

4 – Control

Control foi um dos primeiros títulos a mostrar o quanto o Ray Tracing poderia trazer gráficos impressionantes. A aventura dos criadores de Alan Wake traz a heroína Jesse Faden em uma busca desesperada por seu irmão sequestrado em uma misteriosa agência governamental.

Tecnicamente, o jogo impressionou não só pelos visuais, mas pela física realista e ambientes destrutíveis. Entretanto, ele foi tão exigente tecnicamente que sua otimização foi um desastre nos consoles da antiga geração.

3 – Doom Eternal

A sequência do aclamado reboot de 2016 trouxe melhorias em todos os aspectos, fazendo com que fosse o jogo definitivo da franquia Doom. Além de uma campanha épica, ele é recheado de ação frenética e uma jogabilidade afiada.

O Ray Tracing faz com que Doom Eternal seja visualmente um dos títulos mais impressionantes dos últimos tempos. Ao explorar a Terra destruída ou o próprio Inferno, é impossível não ficar admirado com o trabalho técnico da Bethesda.

2 – Cyberpunk 2077

Cyberpunk 2077 é considerado uma das maiores decepções da indústria de jogos dos últimos anos e não é para menos: a CD Projekt Red prometeu demais e alimentou esperanças dos jogadores de que o título seria revolucionário, algo que ele sequer chegou perto.

Sem esperar muito, o jogo não é ruim e entrega uma história satisfatória. Entretanto, vale frisar que visualmente, o Ray Tracing faz com que a aventura em Night City seja envolvente e marcante pela sua direção de arte.

1 – Metro Exodus

A franquia Metro tem uma base fiel de fãs pela sua história intrigante e jogabilidade desafiadora. Além disso, ela é famosa por apresentar gráficos avançados e o título mais recente, Exodus, levou a coisa a um novo nível.

A narrativa se passa em mundo pós-apocalíptico e sombrio em que o jogador precisa sobreviver atravessando os subterrâneos da Rússia. Graças ao Ray Tracing, o jogo consegue construir cenários realistas com iluminação quase idêntica ao mundo real, sendo um dos melhores exemplos do uso da tecnologia.

Veja também


2

Comentários

TudoGames: 10 jogos que utilizam Ray Tracing e entregam gráficos impressionantes
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Asus

ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas