Lançamentos 05 Mai
A Jam.gg foi lançada a nível global — inclusive no Brasil — nesta quinta-feira (7), com a promessa de juntar a nostalgia dos jogos retrôs com a interatividade do multiplayer online em uma única plataforma de streaming na nuvem.
Mas quais foram as inspirações para o surgimento do novo serviço de transmissão de games e o que podemos esperar para o futuro? Para saber de todos esses detalhes, o TudoCelular entrevistou o gerente de marketing e aquisições da empresa, Thomas Moreau.
Entre os destaques, o executivo explicou como foi o processo de idealização do projeto, nos últimos dois anos, e como o momento de pandemia do coronavírus influenciou nessa criação dos franceses Benjamin Devienne e Jules Testard, bem como os motivos para a mudança de nome — e Piepacker para Jam.gg.
Além disso, Moreau sinalizou para uma futura expansão da disponibilidade no futuro. Neste início, apenas o Google Chrome e o Microsoft Edge podem rodar a plataforma. Contudo, é esperada a disponibilidade em mais navegadores e até mesmo em um aplicativo móvel em algum momento.
Em termos de catálogo de títulos, Moreau confirmou a chegada de Overcooked, Moving Out e No More Heroes para este ano, além de negociar com novos desenvolvedores, inclusive um brasileiro — não revelado até o momento — e um que detém um game famoso — em que faz sentido o uso de câmera.
Thomas também falou sobre os principais feedbacks recebidos durante o período de testes pelos brasileiros — houve mais de 500 mil jogadores do país na fase pré-lançamento — e como o perfil deles se diferencia do resto do mundo. Confira a entrevista na íntegra no texto a seguir, ou em vídeo no player acima.
“Nós somos uma plataforma social de jogos, online, disponível no Google Chrome e no Edge. A ideia é muito simples: você se junta, faz o cadastro, é completamente grátis. Não há downloads nem anúncios. Não queremos publicidade nele. Você clica no jogo que gosta. Há games retrôs, modernos e em grupo. Você pode achar muitas sugestões nostálgicas. Top Gear, ou Worms, ou desde o Glover do Nintendo 64, até retrôs muito modernos, como Micro Mages e Xeno Crisis. É basicamente jogos para compartilhar, e o lema do nosso produto é ‘jogue junto’, e é muito importante para nós, porque é o componente social dele. Como uma plataforma de jogos e uma rede social. Essa é a nossa visão. Não se trata apenas jogar online, seu Google Chrome e o seu telefone. É também jogar com pessoas. Com um clique, você cria a sua sala, se sente em casa e traz os seus amigos, por um link nas redes, que podem jogar com você. Mas você pode jogar com outras pessoas em salas públicas. E essa é a parte legal, uma mídia social dentro de uma plataforma de games. É a nossa visão de jogos em nuvem. Queremos que não seja vender jogos e tentar que as pessoas usem a tecnologia. Mas sim que ela esteja à serviço da socialização. Não é necessário para pessoas que querem ficar em casa, não falar com ninguém e jogar FIFA. Não funciona assim. É mais para pessoas que querem estar junto de outras e jogar qualquer coisa.”
Thomas Moreau
Gerente de marketing e aquisições da Jam.gg
“Em março de 2020, dois franceses – um da Twitch e outro da AWS – falaram: ‘É muito doloroso transmitir games e jogar na nuvem, porque tem sempre muito lag’. Eles sentaram e falaram sobre criar uma tecnologia de compressão. Fizeram juntos e iniciaram uma empresa. Quando criaram a companhia, pararam para pensar: ‘Nós precisamos colocar jogos. Não faz sentido [não pôr]. Precisamos tentar isso nos games’. Então, tentaram com títulos retrôs, porque são mais leves, resolução baixa, poucos pixels. Quando colocaram alguns recursos, puseram as câmeras ao mesmo tempo do jogo. É a inovação que tem. Você joga e tem as câmeras do lado. É como se o Google Hangouts tivesse um filho com o Xbox Game Pass. E os dados que viram é que as pessoas gostaram. Decidiram fazer um negócio com isso.”
“Piepacker, agora Jam.gg, é uma empresa da pandemia. Nasceu na pandemia, durante esse tempo. Tivemos um trabalho totalmente em casa. Temos um time brasileiro. E precisamos aprender como trabalhar assim. Estamos criando um produto para usar com os amigos. Meus amigos em Paris, ou na Dinamarca. Quero uma plataforma que funciona em termos de tecnologia. Então, muito inspirada na pandemia, certamente. Mas então temos que ficar relevantes. A pandemia literalmente prendeu as pessoas em casa. O que nós queremos não é que as pessoas fiquem fechadas, mas sim que socializem. Nossa visão é um pouco mais a longo prazo. Mídias sociais isola as pessoas. Você fica preso no feed, no Instagram, na Twitch. Twitch é legal, mas pessoas não falam umas com as outras. Elas assistem, na maioria das vezes. E então, há o Discord. Ele é um sucesso, todos amam, funciona bem. Mas é assim: ‘E aí, galera. Temos uma ferramenta para se comunicar’. Só que não dá para jogar assim. Se você deixar as pessoas fazerem o que querem, passarem tempo junto e terem um bom motivo para se encontrar, eles terão um bom momento. Uma chamada no Zoom com amigos, por exemplo, você faz uma, duas, três vezes, e então fica cansativo. Você já não tem mais energia para isso. Nós queríamos uma boa razão. É como trazer uma experiência de cloud gaming para a sala de estar, sobre reconectar as pessoas.”
“Os jogadores brasileiros são muito gentis e simpáticos. É o nosso país favorito. Pessoas sugerem algo como: ‘Nós entendemos que isso está quebrado’. Uma equipe de 10 pessoas não vai criar um novo PlayStation. Não funciona assim. Você precisa de muitos engenheiros. Durante o processo, nós tivemos muitas ideias da comunidade. E acho que, como nós estamos ouvindo as pessoas, foi fácil para ter mais e mais. A estratégia ‘freemium’ foi também muito importante para nós. Brasil ama jogos grátis. Não é necessariamente o caso na Europa. Então, foi muito fácil de trazer ao Brasil. Em termos da comunidade no Discord, na seleção de games, como usar a plataforma. Brasileiros são incríveis em dizer onde eles querem. ‘Eu quero o chat lá’, ‘eu quero poder remover uma pessoa se não gostar dela’, e todas essas coisas. Antes, nós fizemos um [financiamento coletivo no] Kickstarter, para realmente ter a plataforma em andamento. E é engraçado que você precisa pagar para estar no Kickstarter, e não necessariamente todo país vai gastar US$ 400 nisso. Mas o Brasil realmente gostou. E foi algo como ‘eu quero jogar nessa plataforma’. Foi meio milhão de brasileiros, eu acho até que mais, mas várias pessoas voltaram e são muito sociais, se você olhar para a diferença em relação aos outros países, particularmente da Europa.”
Perfil dos jogadores brasileiros
“É muito difícil fazer cortes aqui. O que posso dizer é que jogo retrô é certamente um tipo vibrante. Você pode dar risada dele, porque muitos designs voltam no tempo e é engraçado. Mas mesmo eles são muito difíceis. A mente precisa estar relaxada, tudo bem, vamos nos divertir, a gente se vê amanhã. Se quebrar, é um beta. É normal. E os brasileiros são muito tranquilos, para jogar e tentar. Essa é a principal diferença. Acho que o padrão está bem alto. Nós obviamente olhamos a concorrência e estamos: ok, a barra está alta, então vamos otimizar, colocar um sistema de fãs, sistema de clãs, vamos pôr transmissão via Twitch. Brasil é o país número um no momento. Mas precisamos nos certificar de que vamos atender às ambições do público.
“Foram várias razões. Uma, quando nós passamos de 2 milhões de usuários, nós pensamos que iniciamos com ‘Piepacker’ por causa de um anedota engraçada, que era: a tecnologia de compressão que mencionei no começo era uma brincadeira entre o Pied Piper, se você tiver visto o seriado do Vale do Silício. Foram nesse nome, mas em muitos países ele não quer dizer nada, ou é estranho, ou as pessoas não entendem, ou não conseguem pronunciar. Então, queríamos algo mais simples e fácil, e com o ‘good gaming’, que significa o gg. Tivemos um brainstorm com o time, e uma pessoa veio com a ideia: ‘Por que não mudamos o nome para Jamming (‘tocando’, em tradução livre)’. ‘Jamming’ dá para usar com instrumentos, playground, experiência. E decidimos que era legal. Fomos para algo simples e agora queremos um novo capítulo. Estamos no mobile, que ainda é um beta, abre muitas portas em outros países. Faz sentido não ter um nome estranho. ‘Piepacker’ era um pouco abstrato. Jam.gg é fácil e funciona. Três letras. Nós queríamos isso. Por último, porque é online. Mesmo que não temos um aplicativo dedicado, mas vamos desenvolver um para Play Store e App Store, queríamos algo que fosse fácil de achar. Se você digitar jam.gg em qualquer lugar, vai entrar no site. E desejávamos esse atalho.”
“Nós assumimos que tecnologia de streaming é muito difícil de ter em países, cidades e setups, se você não tem um celular top de linha ou PC avançado, além de uma rede de fibra incrível. Desde o início, queríamos ter um produto que rodasse no máximo de configurações possíveis. Dissemos no lançamento que somos amigáveis em baixa tecnologia e isso é um princípio que guia o design. Isso significa que estamos tentando otimizando para a diversão, em outra resolução na tecnologia de streaming. Basicamente, você tem a tecnologia de cloud gaming, que usa os servidores da AWS. Ele chega no seu computador ou celular, mas nós temos uma tecnologia híbrida. O seu aparelho faz parte da transmissão, os servidores fazem outra parte. Então, o que você vê na tela é uma parte mínima. Você vê a entrada de jogo, mas a câmera das pessoas está prevendo o que está rodando na nuvem. E nós estamos otimizando para uma sessão fluida. O que é ótimo! Você não tem isso no Google Stadia ou Amazon. É muito difícil, inclusive. Ainda depende da localização do servidor. Se você estiver longe de um, talvez fique menos fluido, também depende da sua tecnologia de Wi-Fi. Mas você ainda pode jogar no modo local com um amigo. Um amigo aparece em casa. Há um modo local, completamente funcional. É diferente de conectar pessoas em locais diferentes. Mas isso é um problema de todos os serviços de jogos em nuvem. No caso dos celulares, é recomendado usar o beta em aparelhos avançados, mas é uma questão de Wi-Fi. Se a sua internet for boa, não terá problemas.”
Expansão da disponibilidade
“Algumas comunidades em certos países pediram: você precisa fazer para o Opera GX. Ok, legal. Está com os desenvolvedores. Como nós somos 55 pessoas, criamos metas e vamos um passo por vez. A App Store é para o futuro, porque há muitas manutenções e atualizações de SDK. Temos outras ambições antes disso, mas sabemos que temos que fazer em algum momento. Mesmo para aquisições, são produtos grátis, você precisa fazer anúncios. E isso é muito mais fácil quando existe um aplicativo. Caso contrário, precisa fazer na web, que é muito mais limitado. É um projeto ambicioso. A otimização vai ser mais para navegadores e, eventualmente, para dispositivo móveis em lojas no futuro.”
Mais jogos e publicadoras
“Você tem dois caminhos principais. O primeiro é mais jogos retrôs. Agora, temos um catálogo decente de games antigos. Isso incentiva os desenvolvedores a chegarem na gente e falarem: ‘Vocês têm uma comunidade, recurso de multiplayer, cuidam da nuvem? Legal, eu te dou meu jogo, porque quero que os usuários da Jam.gg joguem’. Você tem mais jogos retrôs. Então, há os superstars – tanto games como companhias. Isso vai de cada caso, porque você pode esperar que eles esperam muito dinheiro, e da nossa parte nós temos esse guia que vai da diversão, como jogos de tabuleiro ou em grupo. Queremos pessoas que vão trabalhar nesse desenho conosco. Não é sobre dinheiro, é sobre criar uma experiência legal para multiplayer. Se você pegar jogos como Overcooked ou Moving Out, da Team17 é perfeito. É como uma partida de Mario Kart. Quatro pessoas, todas se divertem e elas se veem. Isso vem para a plataforma em 2022. Temos outros jogos indie, como No More Heroes, que é muito divertido, também vindo em breve para a plataforma. Para o futuro, estamos trabalhando com estúdios – um é brasileiro, não sei qual – que desenvolvem jogos de tabuleiro muito divertidos. E estamos em negociações com um jogo muito famoso, mas não posso revelar muito, que a câmera faz sentido.”
“Se você está curioso com uma nova forma de jogar com pessoas online, de graça, e se você não tem medo de encarar muitos games e se divertir muito, eu acho que você deveria conferir Jam.gg, que tem algo para você lá.”
E aí, você curtiu a nova plataforma de jogos Jam.gg? O que espera dela para o futuro? Interaja conosco!
Comentários