Curiosidade 23 Mai
Se você nos acompanha há algum tempo, então provavelmente já deve ter percebido que além de te manter informado, nós estamos sempre tentando acrescentar conhecimento ao seu dia a dia, com dicas e tutoriais para que possa extrair o máximo de seus dispositivos e aplicativos.
Hoje, dando sequência a essa rotina, apresentamos mais uma dica; dessa vez, para usuários do WhatsApp no Android! Se você está passando por problemas relacionados ao sensor de proximidade sempre que vai ouvir um áudio ou fazer uma ligação no mensageiro, a seção a seguir pode te ajudar.
Se você caiu por aqui de paraquedas e não sabe o que é sensor de proximidade e como ele pode influenciar diretamente no seu uso no WhatsApp, fica tranquilo que nós vamos explicar.
Padrão de praticamente todos os smartphones lançados nos últimos anos, geralmente localizado ao lado da câmera frontal, de forma simples, o sensor de proximidade usa uma frequência infravermelho para definir se o usuário está próximo ou não do smartphone, ajudando a evitar toques indesejados na tela durante uma ligação, por exemplo.
No WhatsApp, esse sensor entra em ação sempre que você vai fazer uma chamada ou ouvir um áudio recebido. Quando o usuário aproxima o smartphone do rosto, ele comunica ao sistema para desligar a tela a fim de evitar que a pele da face provoque toques acidentais e, no caso dos áudios, também transfere a reprodução do som para o alto-falante de chamadas.
No entanto, apesar de tudo isso geralmente funcionar muito bem na prática, pode não ser a realidade sempre — ainda mais se o aplicativo do mensageiro está apresentando algum bug ou se o sensor está com funcionamento inconsistente ou problemático.
A seguir, confira como desativar o sensor no seu dispositivo Android. Caso você tenha chegado aqui procurando uma solução para o mesmo problema no iPhone, lamentamos em dizer que não há — até o momento, pelo menos — uma forma de desativar o sensor no iOS (não de forma nativa).
Sem mais delongas, confira:
- Primeiro, é necessário ter os privilégios de desenvolvedor para poder gerenciar o funcionamento dos sensores do dispositivo. Para isso, acesse as configurações do Android.
- Caso o "Modo Desenvolvedor" já esteja liberado no seu aparelho, pule para o próximo conjunto de instruções.
- Agora, deslize a tela para baixo e toque em Sobre o telefone.
- Role o menu seguinte até o final e toque várias vezes sobre o item Número da versão até que a mensagem “Você agora é um desenvolvedor” seja exibida.
- Agora, de volta a tela principal de configurações, toque em Sistema.
- No novo menu, toque em Opções do desenvolvedor.
- Deslize a tela para baixo e toque em Blocos de desenvolvedor para configurações rápidas.
- Ative a chave da opção Sensores desativados.
- Agora, puxe a barra de notificações para baixo até ter acesso aos atalhos de configurações do Android.
- Procure pelo ícone ou pelo retângulo da função recém adicionada. Toque sobre ele para desligar os sensores do dispositivo. Toque mais uma vez para reativar os sensores.
Pronto, você aprendeu a desativar o sensor no seu dispositivo Android! Entenda, no entanto, que desativar os sensores como relatado acima não afetará somente o funcionamento do WhatsApp, mas sim de todas as aplicações que usarem os sensores embutidos no seu aparelho — inclusive, não apenas o de proximidade.
Caso o sensor em questão esteja apresentando mau funcionamento apenas no aplicativo do mensageiro, talvez a melhor solução seja conferir se não há atualização disponível na loja de aplicativos ou reinstalar o app completamente. Isso, independente da plataforma utilizada (Android ou iOS).
WhatsApp Messenger
Desenvolvedor: Facebook.inc
Grátis
Tamanho: Varia de acordo com a plataforma
Comentários