Curiosidade 07 Jun
Entre as diversas novidades anunciadas pela Apple na WWDC 2022, o iOS 16 se destacou pelas grandes mudanças em seu design e chegada de novas funções. Nesta quarta-feira (08), a big tech explica como utilizar a câmera do iPhone como uma webcam para realizar chamadas de vídeo e outras tarefas em computadores da família Mac.
Karen Xing, engenheira de software para câmera da Apple, fez uma breve demonstração de como utilizar o celular com integração ao computador. Para isso, é necessário que um iPhone com iOS 16 (iPhone 8 ou superior) e um Mac com macOS 13 Ventura estejam conectados com o mesmo Apple ID.
A especialista mostra que a configuração é extremamente simples e conveniente. É possível conectar os dispositivos com fio através de uma entrada USB-C para Lightning, ou ainda emparelhar iPhone e Mac com Bluetooth — ambos precisam estar com Wi-Fi ativado.
Uma mensagem intitulada “Use seu iPhone como uma câmera para seu Mac” será exibida afirmando que o recurso suporta várias funções da câmera do Mac — como o “Center Stage”, que mantém o rosto do usuário sempre no centro do quadro. Esse prompt é mostrado ao usuário logo após a atualização para o macOS 13, segundo Xing.
Após a mensagem ser exibida no Mac, todos os aplicativos serão capazes de utilizar o iPhone conectado para transmitir vídeo e voz. Karen utiliza o Zoom para mostrar o funcionamento e explica que é necessário utilizar a câmera principal do smartphone para “obter exatamente a mesma alta qualidade de vídeo que você espera do iPhone”.
A “Continuity Camera”, como é chamada essa função, permite efeitos como o “Retrato”, que desfoca o plano de fundo para destacar o usuário e o “Studio Light”, exclusivo para modelos de iPhone 12 e posteriores. A novidade irá dispensar o uso de aplicativos de terceiros para o uso do iPhone como webcam, como o Camo.
Para os desenvolvedores, a Apple está disponibilizando APIs que permitirão integrar a Continuity Camera aos seus próprios aplicativos. Isso significa que diversos títulos da App Store serão compatíveis com a “função webcam” do iPhone, além do Zoom, FaceTime e outros títulos que oferecerão suporte muito em breve.
O Mac também será capaz de capturar a tela do iPhone com definição Quad HD (1440p) a 60 FPS. Além disso, o Desk View permitirá que a câmera ultrawide do smartphone seja utilizada para capturar o rosto do usuário e a mesa de trabalho simultaneamente.
O iOS 16 e macOS 13 Ventura devem receber lançamento estável em meados de setembro, caso a Apple siga o cronograma de anos anteriores. A data deve coincidir com a apresentação do iPhone 14, a nova geração do top de linha que deve trazer novas telas e câmeras.
Comentários