LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Instagram inicia testes com IA que detecta idade ao escanear o rosto

23 de junho de 2022 2

O Instagram está testando novos métodos para testar a idade de seus usuários, incluindo uma nova ferramenta de inteligência artificial construída pela companhia Yoti, que conseguirá detectar a idade apenas por escaneamento facial.

Oficialmente, você precisa ter no mínimo 13 anos para criar uma conta e utilizar o Instagram, mas, na prática, a companhia não dava atenção para a regra. Até 2019, era possível fazer um perfil na plataforma sem mencionar sua data de nascimento. Após críticas de diversos órgãos e especialistas em privacidade e segurança infantil, novas regras de verificação etária foram implementadas.

Atualmente, o Instagram pede para os usuários verificarem sua idade quando identifica que ele é um adolescente tentando mudar sua idade para 18 anos ou maior. Essa verificação é feita por documentos, mas a partir de agora, nos Estados Unidos, também haverá uma análise “social” e uma ferramenta de inteligência artificial que irá estimar a idade do indivíduo. Nessa análise social, o Instagram irá pedir que três seguidores do perfil que está sendo verificado confirmem a sua idade. Eles precisarão ser maiores de 18 anos e terão três dias para responder o pedido.

O segundo método irá exigir que o usuário envie em vídeo em formato de selfie que será analisado pelo software de inteligência artificial da Yoti que utiliza machine learning para estimar a idade da pessoa. A companhia é bem conhecida nesse ramo e governos, como da Alemanha e o Reino Unido utilizam seus softwares.

É possível testar o software no site oficial da companhia aqui, com ela garantindo que nenhum dos dados compartilhados serão salvos. Há também um quadro que mostra a taxa de erro do programa.

Reprodução: Yoti

Segundos os dados da própria Yoti, o software é menos preciso em rostos femininos e com tom de pele mais escuro. Entretanto, para um resultado amplo, não exato, ele possui resultados excelentes. Uma análise de 2020 mostrou que ele teve taxa de sucesso de 98,89% analisando perfis para verificar se tinham mais de 18 anos ou menos de 25.

Entretanto, vale lembrar que o Instagram já utiliza outra ferramenta de inteligência artificial para verificação etária. Ela busca por postagens de aniversário de usuários e analisa a faixa etária de seu grupo de amigos. Nos últimos anos, após diversas críticas, a rede social buscou métodos para tornar a plataforma mais segura para adolescentes.

Instagram

Desenvolvedor: Instagram, Inc.

Preço: Grátis

Tamanho: varia de acordo com o dispositivo

Veja também


2

Comentários

Instagram inicia testes com IA que detecta idade ao escanear o rosto
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista