LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google Chrome e Microsoft Edge sofrem problemas de desempenho com driver gráfico da Intel

06 de julho de 2022 2

A Intel confirmou nesta quarta-feira (06) que o driver gráfico de seus processadores de 12ª geração está causando lentidão em navegadores baseados em Chromium. O projeto de browser em código aberto do Google é utilizado por várias empresas com softwares populares, como o Microsoft Edge e Opera, além do próprio Google Chrome.

Segundo a gigante de hardware, a última versão do driver Intel UHD Graphics 770 está fazendo com que os navegadores travem constantemente. A empresa confirma que os “sintomas” desse bug são a rolagem atrasada e a latência de resposta do clique, que em vez de instantâneo, pode levar até 2 segundos para ser processado.

O Google Chrome é o navegador mais utilizado do mundo (Imagem: Reprodução)

O problema ocorre em casos específicos, de acordo com a Intel. O bug acontece em janelas de navegadores com várias guias em execução e cenários de maior uso de RAM e em computadores que utilizam um disco rígido (HDD) para armazenamento. Outro detalhe é que os travamentos foram vistos somente no Google Chrome e Microsoft Edge.

Para atenuar o bug de desempenho, a Intel recomenda que os usuários atualizem seus navegadores e a compilação do Windows. Há também a possibilidade de realizar uma instalação “limpa” do driver utilizando a imagem disponibilizada pela fabricante da placa-mãe do PC. Desabilitar a aceleração por hardware no browser também é uma opção.

A Intel não explicou a causa do problema, mas a hipótese é que a aceleração por hardware de renderizações nos navegadores com Chromium entra em conflito com o funcionamento do Intel UHD Graphics 770, causando erros no gerenciamento de memória do dispositivo.

Aqueles que utilizam aceleração por meio de uma placa de vídeo dedicada armazenamento em SSD, aparentemente, estão livres desse bug. Por coincidência (ou não), os problemas com drivers da Intel também são responsáveis pelo desempenho abaixo da média da Arc A380, sua nova placa de vídeo de entrada que decepcionou em seus primeiros benchmarks.

Chrome

Desenvolvedor: Google LLC

Grátis

Tamanho: Variável

Microsoft Edge

Desenvolvedor: Microsoft Corporation

Preço: grátis

Tamanho: varia de acordo com o dispositivo


2

Comentários

Google Chrome e Microsoft Edge sofrem problemas de desempenho com driver gráfico da Intel
  • Interessante notar que o problema é muito mais acentuado no Edge. Aliás, a pré carga desse navegador na inicialização do sistema no Windows 11 tem empacado o desempenho dos computadores, mesmo os mais poderosos engolindo mais de 30% da RAM. Em vazio, o sistema tem mantido um alto consumo de RAM, algo na faixa de 60 a 65% rodando os processos anti-malware, Edge e partes do núcleo. Acho isso inadmissível pois transforma qualquer PC numa carroça.

      • Percebi isso, quando usei o brave o problema acabou %uD83E%uDD14

          Android

          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

          Android

          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

          Windows

          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

          Economia e mercado

          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista