LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TC Ensina: como checar a saúde da bateria do seu smartphone ou tablet Android

04 de agosto de 2022 10

Se você nos acompanha há algum tempo, então provavelmente já sabe que além de te manter informado, nós estamos sempre tentando acrescentar conhecimento ao seu dia a dia, com dicas e tutoriais para que possa extrair o máximo de seus dispositivos, aplicativos e serviços.

Hoje, dando sequência a essa rotina, apresentamos mais uma dica; dessa vez, para usuários de smartphones ou tablets Android! Aprenda a seguir como checar a saúde da bateria do seu dispositivo e como prolongar a vida útil desse componente tão importante.

Como checar a saúde da bateria do seu Android

Como você provavelmente já sabe, seu smartphone ou tablet, assim como qualquer componente eletrônico, tende a entrar em degradação a partir do momento do primeiro uso; e no caso das baterias, parte desses aparelhos, isso não é diferente.

As baterias de lítio embutidas nesses dispositivos sofrem um processo químico sempre que carregam ou descarregam e alguns hábitos, que discutiremos logo mais a seguir, podem prolongar ou reduzir a vida útil desse componente.

Imagem: reprodução/Tech Advisor

Tendo isso em mente, seus hábitos e o próprio processo natural de degradação da bateria dão a ela um determinado nível de saúde. O que em outras palavras, reflete na capacidade máxima suportada de carga pela peça.

Isso é, se sua bateria tiver 4.000 mAh de capacidade e a saúde estiver em 80%, por exemplo, isso implica em dizer que a capacidade máxima de carga para essa bateria é de 3.200 mAh. Então, os 100% indicado pelo sistema passará a corresponder ao novo valor, não mais aos 4.000 mAh originais.

Mas isso é normal e, provavelmente, você só deverá sentir uma diferença significativa na autonomia do dispositivo quando a saúde da bateria estiver abaixo dos 70%. Isso, levando em consideração que a autonomia era boa antes de atingir esse valor, porque se já não era lá essas coisas com 100% ou 90%, qualquer coisa abaixo disso vai impactar bastante.

Para checar a saúde da sua bateria no Android, há basicamente dois métodos disponíveis: através de um código de discagem e por aplicativos de terceiros. Confira os dois métodos a seguir.

Código de discagem

Alguns dispositivos Android permitem inserir um código de discagem para checagem de informações do dispositivo. Infelizmente, os menus não costumam informar a quantidade de ciclos de carga, apenas o status atual da bateria. Confira abaixo.

  • Abra o aplicativo de telefone do smartphone;
  • Na área de discagem, digite "*#*#4636#*#*" (sem as aspas);
    • Se seu smartphone for Xiaomi, o código poderá ser "*#*#6485#*#*".
  • Procure pela opção de informações de bateria.

Nem todos os smartphones têm suporte aos códigos informados acima. Em nossos testes com um Google Pixel, por exemplo, um menu de informações do aparelho até chega a ser exibido, mas sem as informações da bateria.

Se o seu aparelho for compatível com o código, vá até a opção de “Informações da bateria” e, em seguida, confira o item “Integridade da bateria”. Aqui, você saberá o status da saúde atual marcado por índices como “Perfeito”, “Bom”, “Ruim”, etc.

Se você não encontrar o item descrito acima, o status da sua bateria pode ser indicado por um código alfanumérico; normalmente, “MB_06”.

Caso seu dispositivo não seja compatível com o código de discagem, confira a categoria a seguir.

Pelo app AccuBattery

Além de poder usar o código descrito acima, uma boa opção pode ser fazer o uso de aplicativos de terceiros, como o AccuBattery. Disponível de forma gratuita na Play Store, além de permitir a checagem da saúde da bateria, o app ainda pode te ajudar com dicas para manter a sua bateria saudável por mais tempo.

Vale ressaltar, no entanto, que para obter o status da vida útil da bateria, o app precisa monitorar alguns ciclos de carregamento, uma vez que o Android não permite que aplicativos tenham acesso ao histórico de carga do componente.

Com o aplicativo já instalado no seu dispositivo e após alguns ciclos de carregamento, confira a sequência a seguir.

  • Com o AccuBattery aberto no seu dispositivo, acesse o menu de “Saúde”;
  • Em “Saúde da bateria” você poderá conferir a porcentagem atual de saúde do seu dispositivo, além da capacidade original do componente e a capacidade estimada atual.

Você aprendeu a checar a saúde do seu dispositivo através do AccuBattery! De forma geral, baterias novas costumam ter valores acima dos 95%, mas como dito anteriormente, você só deverá sentir uma diferença significativa na autonomia do aparelho quando atingir taxas inferiores a 70%. Qualquer valor acima dos 80% já pode ser considerado bom.

Para entender melhor do funcionamento da bateria do seu aparelho e aumentar a sua vida útil, confira a categoria a seguir.

AccuBattery - Bateria

Desenvolvedor: Digibites

Grátis (Contém anúncios / Compras no app)

Como preservar a saúde da bateria por mais tempo

Por degradação de componentes químicos, as baterias de lítio tendem a perder a sua capacidade com o tempo, mas isso é um processo natural! No entanto, alguns bons hábitos podem prolongar a vida útil desse componente.

Sempre que possível, evite utilizar o aparelho em ambientes muito quentes e poupe a bateria do descarregamento completo, quando o dispositivo acaba “morrendo”. Além disso, não deixe o celular carregar até os 100% e tente manter a porcentagem de carga da bateria sempre entre 20% e 80%.

Imagem: reprodução/AndroidPIT

De forma geral, lembre-se: recargas frequentes e pequenas são melhores que recargas completas. Se não houver necessidade, evite o carregamento rápido – alguns aparelhos permitem desativar a tecnologia através dos menus de configuração.

Por fim, opte sempre por utilizar cabos e carregadores originais ou, pelo menos, itens certificados, e evite utilizar o aparelho enquanto ele estiver conectado a energia.

Se for guardar um aparelho por algum tempo, é preferível deixá-lo com uma carga parcial ao invés de uma carga total ou totalmente descarregado. Mesmo paradas, as baterias de lítio envelhecem e perdem sua capacidade de carga.


10

Comentários

TC Ensina: como checar a saúde da bateria do seu smartphone ou tablet Android
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista