Software 20 Set
A NVIDIA está apresentando grandes novidades para seu ecossistema durante o evento GTC 2022. Sob os holofotes das novas placas de vídeo GeForce RTX 4090 e RTX 4080, a gigante de hardware revelou a nova geração do Deep Learning Super Sampling, o DLSS 3, que é considerado pela fabricante como um “salto quântico para jogadores e criadores”.
O DLSS 3 tira proveito dos núcleos Tensor de 4ª geração e novos aceleradores de fluxo óptico trazidos pela arquitetura “Ada Lovelace” às novas placas de vídeo da NVIDIA. Além de prometer desempenho até quatro vezes maior que a versão antecessora, o mecanismo oferece mais qualidade de imagem graças às suas melhorias em inteligência artificial.
Um dos pilares do DLSS 3 é o Optical Multi Frame Generation, que compara dois quadros sequenciais e analisa as variações de movimento entre cada um. Dados de vetorização de cada elemento são calculados para deduzir o que ocorre entre os frames, gerando um quadro totalmente novo em vez de apenas adicionar pixels à imagem — tudo em tempo real.
O Optical Multi Frame Generation é capaz de renderizar partículas, reflexos, iluminação e sombras com muito mais precisão e fidelidade. Segundo a NVIDIA, esse recurso promete reduzir as anomalias visuais ocasionadas pela geração de quadros por IA.
Para tornar a execução de jogos ainda mais fluidas com altas taxas de FPS, o DLSS 3 combina toda a inteligência da rede neural da empresa para gerar um quadro adicional para cada quadro renderizado nativamente pelo jogo. A NVIDIA afirma que a tecnologia permite aumentar a taxa de quadros por segundo em até quatro vezes.
A fabricante acrescenta que o recurso permite que as placas de vídeo GeForce RTX 40 renderizem as imagens com até duas vezes a taxa de quadros processada pela CPU, fazendo com que jogos mais exigentes não tenham seu desempenho afetado em caso de sobrecarga do processador. Confira uma demonstração em Microsoft Flight Simulator:
O DLSS 3 é baseado nas mesmas integrações do DLSS, portanto, os desenvolvedores de jogos poderão aderir à nova tecnologia rapidamente, contribuindo para que seja popularizado através de diferentes títulos ao longo dos próximos meses.
Há um total de 42 jogos e plataformas que serão compatíveis com o DLSS 3, que será lançado no dia 12 de outubro com disponibilidade inicial exclusiva para a GeForce RTX 4090. Futuramente, mais títulos e placas de vídeo devem ser beneficiados pelo grande salto de desempenho da tecnologia. Confira a lista:
- A Plague Tale: Requiem
- Atomic Heart
- Black Myth: Wukong
- Bright Memory: Infinite
- Chernobylite
- Conqueror's Blade
- Cyberpunk 2077
- Dakar Rally
- Deliver Us Mars
- Destroy All Humans! 2 - Reprobed
- Dying Light 2 Stay Human
- F1 22
- F.I.S.T.: Forged In Shadow Torch
- Frostbite Engine
- HITMAN 3
- Hogwarts Legacy
- ICARUS
- Jurassic World Evolution 2
- Justice
- Loopmancer
- Marauders
- Microsoft Flight Simulator
- Midnight Ghost Hunt
- Mount & Blade II: Bannerlord
- Naraka Bladepoint
- NVIDIA Omniverse
- NVIDIA Racer RTX
- PERISH
- Portal With RTX
- Ripout
- S.T.A.L.K.E.R 2: Heart of Chornobyl
- Scathe
- Sword and Fairy 7
- SYNCED
- The Lord of the Rings: Gollum
- The Witcher 3: Wild Hunt
- THRONE AND LIBERTY
- Tower of Fantasy
- Unity
- Unreal Engine 4 e 5
- Warhammer 40,000: Darktide
O que achou das novidades da NVIDIA? Comente abaixo!
Comentários