Tech 20 Set
O Brasil deve receber as primeiras doses de vacina para a Varíola dos Macacos (Monkeypox) nos próximos 10 dias. A princíṕio, devem chegar em torno de 50 mil doses no país para imunização. Nesse sentido, vale citar que haverá uma mudança no protocolo, que deve tornar capaz de vacinar um número maior de pessoas.
A vacina Jynneos foi aprovada em julho pela União Europeia e no mês de agosto a Anvisa autorizou o uso do imunizante e de medicamentos para tratar a doença. Em um primeiro momento, o foco da vacinação deve ser o grupo de risco, que são as pessoas que mais fizeram contato com material contaminado ou outros indivíduos. O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, explicou sobre a imunização:
A boa notícia é que podemos fracionar essas doses em até cinco partes. Com isso, podemos beneficiar um número maior de pessoas.
Em geral, a estratégia adotada será a mesma dos Estados Unidos para vacinar a população contra a doença. Como resultado, as orientações e os protocolos adotados serão capazes de imunizar até 125 mil pessoas. Isso é muito maior do que o número que seria obtido pelo método padrão, que traria o tratamento para 25 mil indivíduos. A médica Isabella Ballalai, da Sociedade Brasileira de Imunizações, falou sobre a ideia:
Vacinação é estratégia. Precisamos pensar primeiro nos grupos de maior risco, como aqueles em que o vírus circula com mais intensidade, os indivíduos estão mais expostos ao patógeno ou podem ter efeitos mais graves da doença.
Na prática, a imunização funciona por meio de duas doses da vacina e após 15 dias já deve surtir efeito no corpo de quem tomou. O imunizante foi feito com o vírus vaccina enfraquecido (atenuado), que é um parente da monkeypox.
Comentários