LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TOP 500: AMD alimenta 101 dos supercomputadores mais rápidos do mundo

15 de novembro de 2022 9

Na segunda-feira (14), foi divulgada a lista de TOP 500 dos supercomputadores mais rápidos do mundo. O destaque fica por conta da AMD, que está presente em 101 dos sistemas presentes no ranking – um aumento de 38% em relação ao ano anterior.

Os componentes da empresa alimentam inclusive o líder da relação, o Frontier, que se manteve como o mais poderoso a nível global. Ele tem como destaques os 9408 processadores Trento da AMD com 64 núcleos, além de 512 GB de memória RAM DDR4 e quatro GPUs Radeon Instinct MI250X.

Entre as novidades do TOP 500, está o Shaheen III, considerado o supercomputador mais rápido do Oriente Médio. Ele possui o novo processador EPYC Genoa de quarta geração, o qual supera o Ice Lake da Intel em todos os tipos de carga de trabalho.

Outro estreante que surpreendeu foi a máquina da Universidade Mohamed bin Zayed de Inteligência Artficial (MBZUAI). Ele vem com o mais antigo silício EPYC Rome de segunda geração, acompanhado de 384 GPUs NVIDIA A100.

Imagem: Reprodução

Em termos gerais, as CPUs da Intel ainda dominam a lista, com um número total de sistemas maior que a concorrente. Contudo, a AMD está mais presente no topo da lista, ao alimentar sete dos dez mais eficientes no TOP 500 – quase o dobro dos quatro registrados no ranking de junho.

E aí, qual é a sua avaliação a respeito da relação dos principais supercomputadores do mundo na atualidade? Como você enxerga a concorrência entre AMD e Intel neste segmento? Responda para a gente no espaço destinado a comentários.


9

Comentários

TOP 500: AMD alimenta 101 dos supercomputadores mais rápidos do mundo
  • Vejo bastantes entusiastas da arquitetura ARM, realmente é inegável a evolução da última década principalmente se olharmos para o mobile, porém devemos avaliar que além de ser mais forte, a arquitetura x86 também está em grande evolução, acredito que nos 10 anos onde muitos acham que ARM irá superar a x86, acredito que tanto a AMD quanto a Intel saíram do silício dando caminho para ARM e mantendo uma vantagem considerável no quesito desempenho bruto.

      • Em 10 anos vai ser tudo ARM

          • Acho que não... a tecnologia ARM terá um momento que irá colapsar o desenvolvimento... ir a frente depois da limitação não conseguirá... Ficando apenas à computação quantica....

            • Para mim não importa a comparação são duas empresas dos EUA sem concorrência d fora

              • Interessante! É incrível como AMD cresceu... Isso mostra o quão Intel ficou defasado em termos de tecnologia

                  • Sim, por opção dela mesma por que não foi por falta de dinheiro para investir em inovação, mais como não tinha concorrência por muito tempo e lucrava rios de bilhões por ano decidiu que a tecnologia que tinha seria a dominante por tempos indefinidos e não inovou e parou no tempo, somente agora que deu uma "melhorada", mais ainda está atrás da AMD em tecnologia

                      • Favor... Olha na outra matéria da DELL com a tecnologia da NVIDIA....
                        Vai entender o que escrevi por lá...
                        Aqui apenas complemento:
                        Não é a toa que a tecnologia da AMD, juntamente, com os SOC's em 5/6 nanômetros permitiram que obtivessem uma larga vantagem em relação à Intel/Nvidia pelo menos dois anos a frente... Não constante no quesito CPU, a qual o avanço tecnológico da AMD na ida à computação quântica é evidente.... Já como não bastasse nas placas gráficas... a ultima atualização nas suas placas de alto desempenho faz nada menos que dois anos, o que vem sendo lançados nesse ano, são os que foram almejados em 2020, ou seja, barateou os custos para serem lançados um produto que é de 2020 e superior ao NVidia de hoje, mas afirmar que a AMD está atrás de tecnologia é um erro! Haja propaganda que a Intel tanto faz e diz que é melhor.... Para mim não é o melhor! Mas sim, a AMD é o melhor, caso contrário não teria essa matéria enfatizando que entre os 500 maiores supercomputadores, tem 101 que usam os processadores da AMD EPYC! É isso....

                      Android

                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                      Android

                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                      Windows

                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                      Economia e mercado

                      Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista