
Segurança 19 Jan
Atualização (19/01/23) - JB
Com lançamento confirmado para o dia 1º de fevereiro, a linha Galaxy S23 deve trazer uma edição especial do processador Snapdragon 8 Gen 2. Por isso, o nome do chipset será trocado para "Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 Mobile Plataform for Galaxy" no material publicitário da Samsung.
Além disso, o processador também terá uma segunda mudança relevante. Isso porque o Snapdragon 8 Gen 2 do Galaxy S23 deve ter clock máximo de até 3,36 GHz. Ou seja, um pouco mais que os 3,2 GHz do modelo usado por outras fabricantes.
Como resultado, fontes no mercado acreditam que o chipset da Samsung ganhará 36% mais desempenho em CPU, 48% mais desempenho em GPU e 60% mais desempenho em NPU em comparação ao Snapdragon 8 Gen 1 do Galaxy S22 Ultra.
A fonte do vazamento ainda afirma que o Snapdragon 8 Gen 2 da linha Galaxy S23 também será montado pela TSMC, algo que contradiz informações anteriores que indicavam que a própria Samsung produziria o chipset.
Por enquanto, Samsung e Qualcomm não comentam o assunto.
Atualização (28/12/2022) - FM
A Samsung deve lançar o Galaxy S23, S23 Plus e S23 Ultra como seus novos celulares tops de linha em meados de fevereiro de 2023. Segundo rumores, a família terá uma versão exclusiva do chip Snapdragon 8 Gen 2, e nesta quarta-feira (28), novas informações desse hardware foram reveladas por Ahmed Qwaider no Twitter.
O vazador afirma que o Snapdragon 8 Gen 2 do Galaxy S23 terá overclock de fábrica para elevar sua performance. Segundo as informações divulgadas, esse aumento de potência garantirá até 36% mais desempenho em CPU, 48% mais desempenho em GPU e 60% mais desempenho em NPU em comparação ao Snapdragon 8 Gen 1 do Galaxy S22 Ultra.
⭕️Exclusive
— Ahmed Qwaider (@AhmedQwaider888) December 28, 2022
Incredible performance of @Snapdragon 8 Gen2 in #GalaxyS23Ultra S23+/S23
💥CPU 36%
💥GPU 48%
💥NPU 60%
The 4nm processor with cooling systems will improve performance battery consumption&heat under heavy use
In my opinion enjoy always have Snapdragon with Samsung😍 pic.twitter.com/l5YYs29yjV
Segundo Qwaider, supostas melhorias na dissipação de calor do Galaxy S23 combinadas à litografia otimizada de 4 nanômetros do Snapdragon 8 Gen 2 permitirão que os celulares da linha sejam mais velozes e eficientes no consumo de energia que seus respectivos antecessores, que utilizavam o Snapdragon 8 Gen 1 produzido pela Samsung.
Uma entrada no banco de dados do Geekbench mostrou que a versão overclock do Snapdragon 8 Gen 2 deve ter frequência máxima de 3,36 GHz em sua CPU, o que é um pouco mais que seu clock original de 3,2 GHz. A GPU também observar um aumento de frequência de 680 MHz para 719 MHz.
Rumores prévios afirmavam que a Samsung ficaria responsável por produzir sua própria versão customizada do Snapdragon 8 Gen 2, mas segundo informações reveladas pelo vazador Ice Universe, a maior probabilidade é que a versão exclusiva do chip também seja produzida com a litografia de 4 nanômetros da TSMC, assim como o modelo original.
Falando na suposição de que a plataforma terá uma CPU com overclock para 3,36 GHz, o vazador disse que ainda “é impossível para a Samsung atingir uma frequência tão alta” com seu processo de 4 nanômetros, portanto, a expectativa é que a fundição taiwanesa fique responsável pelo fornecimento de todas as variantes do hardware.
O Galaxy S23 deve ser lançado no início de fevereiro, conforme especulado. Suas especificações podem incluir uma tela AMOLED Dinâmico 2X de 6,1 polegadas com taxa de atualização de até 120 Hz, câmera tripla de 50 MP e bateria de 4.000 mAh. O Galaxy S23 Ultra, por sua vez, deve ser o primeiro da marca com câmera de 200 MP.
Atualização (21/12/22) - JB
O Galaxy S23 europeu passou por novo teste de benchmark nesta semana e acabou confirmando um rumor de que a Samsung pode utilizar uma versão mais poderosa do Snapdragon 8 Gen 2 em seus aparelhos.
Contando com a numeração SM-S911B, o smartphone traz chipset com frequência de 3,36 GHz. Ou seja, estamos falando de uma versão overclock do chipset, sendo que ele trabalha com 8 GB de RAM e Android 13 nativo.
Como resultado, o smartphone marcou 578 pontos no teste single-core e 2118 no multi-core.
Veja abaixo:
Por enquanto, a Samsung ainda não comentou o constante vazamento de informações sobre a linha Galaxy S23, mas sabemos que o lançamento dos aparelhos está cada vez mais próximo.
Quanto ao modelo padrão, ele deve ser anunciado com tela AMOLED de 6,1 polegadas que tem taxa de 120 Hz, versões com até 12 GB de RAM e com até 512 GB de armazenamento interno, câmera principal de 50 MP, IP68 e bateria de 3.900 mAh.
Também devemos esperar suporte para carregamento rápido de até 25W, mas o preço permanece incerto.
Atualização (28/11/22) - JB
De acordo com informações mais recentes, a Samsung deve equipar a linha Galaxy S23 com uma versão mais poderosa do processador Snapdragon 8 Gen 2. Isso ficou ainda mais evidente após um benchmark do modelo S23 Ultra acabar vazando antes da hora.
Comentando o assunto, novas fontes afirmam que essa versão overclock do Snapdragon 8 Gen 2 será produzida pela própria Samsung Foundry.
O chipset da Qualcomm versão AC é produzido pela TSMC dentro do seu processo de 4 nm, mas a opção AB será montada pela Samsung para uso exclusivo e também terá 4 nm.
Por enquanto, a Qualcomm e a Samsung ainda não comentaram o assunto.
O Snapdragon 8 Gen 2 tem clock máximo de 3,2 GHz, mas há chances dele alcançar 3,36 GHz na família Galaxy S23.
Atualização (18/11/2022) - EB
Nesta semana já noticiamos indícios de que a linha Galaxy S23 pode ter uma versão especial do Snapdragon 8 Gen 2 e hoje uma fonte está apontando diferenças entre a versão padrão do processador e a que equipará os topos de linha da Samsung.
A primeira evidência vem de um benchmark onde o Galaxy S23 Ultra apareceu com um núcleo Cortex-X3 de 3,36 GHz ao invés de 3,20 GHz, que é a frequência citada na página de especificações do Snapdragon 8 Gen 2.
Samsung’s special edition Snapdragon 8 Gen 2 (we don’t know its official name yet) CPU 3.2GHz→3.36GHz. Surprisingly, the GPU is also increased from 680MHz to 719MHz
— Ice universe (@UniverseIce) November 18, 2022
Outra diferença apontada por Ice Universe é a frequência da GPU Adreno 740, que apresentou 719MHz no Galaxy S23 Ultra citado no benchmark, enquanto a versão oficial tem 680MHz, indicando que este chip deve ser uma versão turbinada do Snapdragon 8 Gen 2.
A Qualcomm e a Samsung não se pronunciaram sobre a possibilidade de um novo chip, mas esta seria uma boa oportunidade para ambas, visto que elas podem se sobressair no mercado com um processador inédito em uma das linhas de celulares que deve se tornar uma das mais populares em 2023.
Matéria original (16/11/2022)
Com lançamento previsto para acontecer no 1º trimestre do próximo ano, a linha Galaxy S23 deve ser oficializada pela Samsung, trazendo importantes avanços em relação aos antecessores, incluindo notórios avanços na interface proprietária executada nos aparelhos e, evidentemente, progressos no hardware interno.
De acordo com especulações do informante Ice Universe, a marca sul-coreana pretende anunciar em 2023 uma variante do aparelho equipada com a plataforma Snapdragon 8 Gen 2, chipset recém-lançado pela Qualcomm com um núcleo Arm Cortex-X3 com clock de 3,2 GHz, quatro núcleos Cortex-A715 a 2,8 GHz e três núcleos Cortex-A510 a 2,0 GHz.
No evento Snapdragon Summit 2022 a fabricante listou algumas empresas que usarão o SD 8 Gen 2 em seus dispositivos, como ASUS ROG, Honor, iQOO, Motorola, nubia, OnePlus, etc., mas sem qualquer sinal da Samsung — segundo o leaker, a gigante asiática pode trazer para o mercado internacional uma versão especial do Galaxy S23 com o SoC de última geração.
Conforme confirmado pela Qualcomm na conferência, o SD 8 Gen 2 chega com o número de modelo SM8550-AB e, para o Ice Universe, é possível que exista uma variante especial identificada por SM8550-AC que deve alimentar a próxima família de celulares flagships da Samsung visto que a divisão de P&D pode ter interrompido o desenvolvimento do Exynos 2300.
The model of Snapdragon 8Gen2 is SM8550-AB, which means that SM8550-AC exists. Is this the exclusive version of Samsung?
— Ice universe (@UniverseIce) November 16, 2022
Considerando vazamentos anteriores, é possível que a empresa desista de utilizar seu chipset Exynos em todos os modelos Galaxy S23, alcançando desde a variante Vanilla ao Ultra. Com isso, os usuários brasileiros devem ter em mãos toda a potência do Snapdragon 8 Gen 2 com litografia da TSMC em vez da Samsung.
Cabe ressaltar que o SD 8 Gen 1 recebeu inúmeras reclamações por superaquecer tanto em atividades simples quanto avançadas, problema solucionado na versão Plus. Por ora, não há detalhes sobre disponibilidade e preço dos futuros topos de linha da Samsung, porém é esperado que mais informações surjam nas próximas semanas.
Pretende investir em um smartphone da linha Galaxy este ano? Conta pra gente, comente!
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários