LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Copa do Mundo 2022: conheça detalhes das transmissões em 4K dos jogos | Detetive TC

24 de novembro de 2022 2

Uma das inovações nas transmissões da Copa do Mundo de 2022, realizada no Catar, consiste na exibição em 4K, com sinal disponibilizado tanto na grade das operadoras Claro e SKY quanto no aplicativo Globoplay, por meio do canal SporTV 4K.

Afinal, como tem sido o desempenho desta tecnologia aplicada ao Mundial da FIFA deste ano? O Detetive TudoCelular testou a imagem Ultra HD nos jogos e conta curiosidades descobertas a você.

Qualidade de imagem

Começamos abordando a qualidade de imagem. É bem explícito o ganho em nitidez da transmissão em 4K, em relação ao sinal em Full HD. As cores aparecem mais realçadas, assim como os detalhes da imagem.

Porém, o brilho fica mais baixo em relação à imagem com resolução menor. Isso porque o HDR pode ser ativado aqui e equilibra os pontos mais claros com os mais escuros, além de reforçar o contraste. Até aí, somente pontos positivos.

Temos uma diferença nesse ganho de qualidade entre as imagens pelo Globoplay e pelo Claro Box TV. Apesar de ambos serem via streaming, a imagem do Box tem um bitrate inferior, o que deixa mais perceptível quando a tela é vista de perto.

Essa situação já não ocorre no SporTV 4K no sinal pelo decoder convencional da Claro TV Mais – agradecemos ao leitor Matheus Sá por esta informação.

Delay

Um dos problemas mais esperados para a transmissão 4K era a presença de um delay maior em relação aos sinais em Full HD. Sempre bom explicar que “delay” é o nome para o atraso da imagem em relação à realidade – ou, neste caso, a outras alternativas de exibição.

No caso do sinal em Ultra HD nesta Copa, medimos as duas formas em streaming e vimos que não foi possível reduzir essa demora para se equiparar ao FHD. O SporTV 4K no Globoplay registrou cerca de 28 segundos para o sinal do SporTV em TV fechada convencional – o mesmo tempo também para a Globo na TV aberta digital.

Já no Claro Box TV, o delay comçou na média apresentada pelos demais canais da grade, com cerca de 35 segundos, e desde quarta (23) passou a ser de aproximadamente 25 segundos. A diferença é que o atraso foi reduzido do SporTV comum para esta Copa e agora fica em pouco mais de 10 segundos, o que acaba gerando uma distância grande entre os sinais.

Uso de internet

E qual é a velocidade de internet necessária para rodar o sinal do SporTV 4K? Medimos nas duas opções de streaming que citamos e vimos uma exigência não tão tranquila para chegar no nível necessário.

Na transmissão via Globoplay, diretamente na Smart TV, a velocidade de download ficou predominantemente em 28 Mbps. Isso significa que uma internet de 30 Mbps ou 35 Mbps certamente sofreria para rodar o canal, ou demandaria não ter mais qualquer outro uso da rede.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Por sua vez, o Claro Box TV executou a emissora em Ultra HD em 21 Mbps, com poucas oscilações para cima e para baixo. Se considerar que os outros canais necessitam de aproximadamente 6 Mbps, é uma necessidade de mais do que o triplo de velocidade para ter o SporTV 4K com qualidade máxima.

No entanto, a qualidade inferior já citada no bitrate do decoder via streaming da Claro em relaçãoa o Globoplay explicaria exigir um pouco menos de velocidade de transferência durante a exibição.

Bônus: transmissões em streaming

Esta Copa do Mundo de 2022 já está marcada pelas transmissões das partidas por meio do streaming. Não somente em 4K, mas também por novas alternativas, como a bem-humorada do Globoplay com narração de Tiago Leifert, a das plataformas digitais do streamer Casimiro e a do FIFA Plus – o serviço oficial da entidade máxima do futebol.

Segundo o site Telesíntese, Globo, Claro e TIM chegaram a aumentar a capilaridade de CDNs (Content Distribution Networks) para ter servidores mais próximos dos usuários e, assim, minimizar o tempo de delay. Isso ficou perceptível tanto no decoder via cabo coaxial, que não tem delay para a TV aberta convencional, como no streaming do Claro Box TV, o qual baixou para a faixa de 10 segundos o atraso.

No caso da TIM, houve um aumento do número de peerings em 13 centros de distribuição de tráfego situados em 11 cidades, para assinantes da banda larga fixa da operadora – a TIM Live.

Mas o grande destaque aqui está nas transmissões do Casimiro em suas plataformas. Na Twitch, há no player uma chave para ativar a opção de baixa latência. Ela deixa o atraso em torno de apenas seis segundos para a TV aberta – praticamente nada, se comparado com outras opções.

O baixo atraso não se repete pelo canal no YouTube do streamer – que fica na faixa de 30 segundos –, mas aqui a principal característica é a opção de Full HD a 60 fps de maneira real, que deixa a imagem nitidamente mais fluida do que nos decoders de operadoras ou antenas de televisão.

E aí, você chegou a curtir a transmissão em 4K do SporTV? Como foi a sua experiência? E o que tem achado das exibições via streaming desta Copa de 2022? Participe conosco!


2

Comentários

Copa do Mundo 2022: conheça detalhes das transmissões em 4K dos jogos | Detetive TC
  • Peguei o sportv4k da globoplay, mas não valeu a pena, o 4k dele não chega nem perto do 4k dos filmes e a taxa de atualização que chega é baixa não ficando muito nítida quando a bola está em movimento na tela, já a do youtube por ser 60fps fica melhor nesse aspecto do movimento mas a resolução máxima de fullHD é um pouco frustrante com tantos vídeos já disponíveis em 4k na plataforma.

      • QUE BOSTA MANO, ASSISTI EM 4K MAS ESCUTA OS CARA GRITA GOL ANTES AI É FODA , NOTA -2 FAZ O L

          Economia e mercado

          Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone

          Android

          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

          Android

          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

          Asus

          ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços