LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

GPU do Apple M2 Max tem desempenho inferior à GeForce RTX 4070, indica benchmark

23 de janeiro de 2023 3

A Apple apresentou o M2 Max como seu novo chip de alto desempenho para Mac. Embora prometa 30% mais velocidade de processamento gráfico que o M1 Max com sua GPU de até 38 núcleos, a plataforma ainda parece estar abaixo de placas de vídeo dedicadas da NVIDIA, conforme sugere um benchmark registrado na última quinta-feira (19).

No Geekbench, um MacBook Pro com M2 Max em sua configuração máxima de GPU registrou 75.139 pontos em OpenCL, sugerindo que o hardware tem desempenho 35% menor que um notebook com Intel Core i9-13900HK e GeForce RTX 4070 da Samsung, que obteve 102.130 em um teste de benchmark feito na plataforma antes de seu lançamento oficial.

Benchmark do M2 Max (esquerda) e notebook da Samsung com RTX 4070 (direita) (Imagens: Geekbench)

OpenCL é uma API utilizada no desenvolvimento de vários jogos populares, como Minecraft e Doom (2016), além de softwares para edição gráfica profissional, como o Adobe Photoshop e Premiere Pro, que estão no centro da estratégia do MacBook Pro.

Como sempre frisamos, qualquer teste de benchmark deve ser interpretado com cautela, uma vez que não representam fielmente a performance geral de um PC. As pontuações indicam que um notebook com GeForce RTX 4070 é capaz de atingir esses números sob determinadas condições — tais que não são detalhadas pelo Geekbench.

Consumo de energia, calor gerado e otimizações via software são apenas alguns dos fatores que podem influenciar diretamente no desempenho de um processador nos benchmarks, portanto, é possível que a GeForce RTX 4070 tenha desempenho muito superior à GPU do M2 Max, mas ao custo de autonomia da bateria, por exemplo.

Vale lembrar que a Apple anunciou o MacBook Pro de 16 polegadas com promessa de até 22 horas de duração da bateria com uma única carga — um recorde para o portátil da Apple. Embora a big tech não revele o consumo de energia do M2 Max, a NVIDIA afirma que a GeForce RTX 4070 tem TGP de até 115W.

(Imagem: Apple)

Embora a Samsung ainda não tenha anunciado esse notebook, possivelmente estamos falando do Galaxy Book 3 Ultra, cujas especificações vazaram na manhã desta segunda-feira (23). O MacBook Pro com M2 Max está disponível no Brasil com preços a partir de R$ 36.999 (versão de 14 polegadas) e R$ 40.999 (versão de 16 polegadas).

Veja mais!


3

Comentários

GPU do Apple M2 Max tem desempenho inferior à GeForce RTX 4070, indica benchmark
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista