
Tech 24 Jan
25 de janeiro de 2023 0
Uma criadora de conteúdo chinesa chamada "苏打baka" decidiu aproveitar as baixas temperaturas da cidade de Mohe, localizada no Norte da China, para fazer algo inusitado. No caso, ela colocou o seu PC Gamer para rodar nessas condições, operando a uma temperatura abaixo de zero.
Antes disso, um setup mais modesto foi colocado à prova nesse teste de baixas temperaturas. No caso, um processador Intel de 2ª/3ª geração foi usado junto com sua placa-mãe H61. Como resultado, ele não precisou nem mesmo de um componente para ajudar na refrigeração, visto que operou normalmente entre -2ºC e -1ºC.
Mesmo tentando estressar o chip, o cenário não mudou muito, com as temperaturas entre -1ºC e -3ºC. Entretanto, a criadora de conteúdo optou por fazer a mesma coisa com configurações mais robustas. Dessa forma, ela pegou um setup com um Intel Core i9-13900K em conjunto com uma ASUS GeForce RTX 4090 ROG Strix para isso.
As coisas começaram a ficar cada vez mais malucas, já que o líquido do sistema de resfriamento acabou congelando e isso inviabilizou o uso do acessório. Para fazer as coisas funcionarem, a criadora usou um refrigerador de ar com fans industriais, além de um dissipador de calor passivo Noctua NH-P1.
Com isso, o processador da Intel operou entre 10-15ºC, enquanto a placa de vídeo ficou na casa dos -40ºC e sob estresse, sequer chegou a passar dos 30ºC. O chip, por sua vez, estava em temperaturas tão baixas que alcançou frequências de 6.18 GHz sem esforço.
De acordo com a descrição do próprio vídeo, mesmo que o PC e os cabos tenham ficados cobertos de gelo, "nenhum hardware foi danificado durante a gravação".
Mais sobre PCs: confira as últimas promoções de PCs Gamer e o recorde quebrado pela ASUS com o chip Core i9-13900K.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários