LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

MacBook Pro com M2 Pro exibe mudanças de hardware em vídeo de desmontagem do iFixit; confira

27 de janeiro de 2023 0

Embora a nova geração do MacBook Pro de 14 polegadas traga o mesmo visual do modelo de 2021, a Apple parece ter realizado algumas mudanças em seu interior que vão além dos novos processadores M2 Pro e M2 Max. O iFixit publicou nesta sexta-feira (27) um vídeo de desmontagem do notebook mais compacto que revela seus detalhes de hardware.

A organização dos componentes é idêntica à primeira vista. A empresa, popular defensora do direito de acesso ao reparo, afirma que essa estratégia traz benefícios para os técnicos de manutenção ao dispensar introdução de novas peças e ferramentas, e portanto, reduzindo o custo de serviços para os consumidores.

Por outro lado, há uma imperceptível para o público consumidor: o dissipador de calor do M2 Pro é menor que o sistema utilizado no M1 Pro. Apesar de soar como um downgrade, abaixo do mecanismo, a arquitetura de memória do chipset também sofreu mudanças.

Enquanto seu antecessor utilizava dois módulos de 8 GB produzidos pela Samsung, o iFixit observou que o M2 Pro utiliza quatro módulos de memória RAM LPDDR5 de 4 GB da SK Hynix, o que reduziu a complexidade de roteamento de dados da memória para o chipset, e portanto, diminuindo o número de camadas do substrato ABF.

“O ABF estava em falta quando a Apple fez a escolha do design”, explicou Dylan Patel, analista-chefe da SemiAnalysis. “Usando quatro módulos menores em vez de dois maiores, eles podem diminuir a complexidade de roteamento dentro do substrato da memória para o SoC, levando à implementação de menos camadas do substrato.”

A unidade de armazenamento também passou por mudanças. A Apple passou a utilizar dois módulos de 256 GB, em vez de quatro módulos de 128 GB, para produzir o modelo com menor capacidade de SSD. É possível comparar a placa lógica das gerações na imagem:

Placa lógica do MacBook Pro de 2023 (abaixo) possui apenas dois módulos NAND no canto inferior direito; modelo de 2021 possui quatro módulos em lados opostos (Imagem: iFixit)

Segundo Patel, essa mudança ocorreu devido à baixa disponibilidade de módulos de NAND com 128 GB. Esses componentes estão se tornando cada vez mais raros (e caros), uma vez que a indústria agora produz maiores quantidades de unidades com maiores densidades. O mesmo deve ocorrer futuramente com os módulos de 256 GB.

O iFixit atribuiu a nota 5/10 em termos de reparabilidade para o MacBook Pro de 14 polegadas com M2 Pro. Apresentador do canal, Shahram Mokhtari utilizou o mesmo manual de reparo fornecido pela Apple para o MacBook Pro de 2021, e afirma que irá reavaliar essa nota, caso a big tech crie um material instrutivo voltado ao modelo de última geração.

Veja mais!


0

Comentários

MacBook Pro com M2 Pro exibe mudanças de hardware em vídeo de desmontagem do iFixit; confira
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista