Acessórios 07 Jun
O Apple Vision Pro, primeiro headset de realidade mista da fabricante, promete a experiência de filmes, séries e jogos mais imersiva de todo o seu portfólio. Uma dúvida que os fãs da marca tinham antes de sua apresentação oficial era como seu conteúdo seria controlado, e a big tech confirmou que os usuários terão acesso a vários métodos de entrada.
Os óculos de realidade mista irão oferecer comandos por gestos, voz, rastreamento dos olhos e um teclado virtual, permitindo que os usuários tenham diferentes formas de interagir com o conteúdo — seja um jogo ou um aplicativo de produtividade. Além disso, será possível conectar dispositivos de entrada ao Vision Pro por meio de Bluetooth.
Há algumas desvantagens em utilizar os métodos de entrada virtuais no Vision Pro. Conforme observa o site WCCFTech, a ausência de resposta háptica pode tornar a experiência do teclado menos conveniente, afinal, não será possível sentir a vibração de um objeto físico em suas mãos. Rivais costumam oferecer um dispositivo físico para isso.
Os óculos de realidade mista executam o sistema operacional visionOS, que possui uma interface de usuário semelhante à do iPhone. O teclado virtual exibido durante a apresentação do Vision Pro na WWDC de 2023 apresentará um botão de microfone similar ao do iOS, que certamente será uma forma de inserir texto através de ditado.
No mesmo sentido, a Siri irá atender aos comandos de voz do usuário que permitirão abrir e fechar aplicativos, reproduzir músicas, realizar buscas na web e muito mais. Mas para aqueles que não dispensam métodos mais convencionais, será possível conectar um iPhone ou um teclado físico com Bluetooth para digitar no Vision Pro.
Tratando-se de uma “primeira geração” do produto, é natural que existam várias lacunas que ainda devem ser preenchidas pela Apple, e isso deverá incluir um aumento na duração da bateria externa e suporte para novos tipos de conteúdo, além, é claro, de uma redução no preço dos óculos, que serão vendidos por US$ 3.499 (cerca de R$ 17 mil) em 2024.
Comentários