LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Claro, DGO e Zapping: como é o delay em serviços de TV via streaming? | Detetive TC

26 de setembro de 2023 4

Os serviços de TV por streaming têm ganhado cada vez mais espaço no mercado de televisão por assinatura, devido aos preços mais competitivos e à facilidade de uso sem necessidade de qualquer instalação. Além disso, eles proporcionam a versatilidade de se utilizar não somente na TV, como em aplicativos de celular e em versão web.

Contudo, essas plataformas ainda possuem como uma das principais dificuldades o delay em relação ao tempo real de transmissão. O que é isso e por que ocorre? Quanto tempo é o atraso das principais operadoras em atividade no Brasil? O Detetive TudoCelular apurou as informações e detalha a você nesta coluna.

O que é o delay?

O delay consiste diretamente no atraso em que a imagem chega até o telespectador, em relação ao tempo real. As transmissões via rádio e na antiga televisão analógica eram praticamente imediatas.

Já nas transmissões digitais e por satélite, é possível notar um atraso maior, assim como nas exibições em 4K, que ocorre em eventos especiais por enquanto no Brasil, ainda sem canais lineares nessa resolução.

Por sua vez, serviços pela internet acabam por entregar um sinal ainda com mais tempo posterior ao momento em que a ação acontece.

Por que há delay?

Afinal, por que isso ocorre? Nos formatos mais antigos de transmissão, os aparelhos não exploravam recursos de tratamento de imagem nem de decodificação do sinal. Portanto, eram menos “obstáculos” para que o sinal chegasse ao usuário.

Com tecnologias mais modernas, mas ainda convencionais, como as transmissões via cabo, o delay já é maior. Isso porque há uma central que fica encarregada de receber os sinais e os recodificar, até que o envio seja feito para a residência dos assinantes.

No caso da TV via streaming, existem alguns agravantes adicionais. Estamos falando da estabilidade e da velocidade da banda larga, bem como das configurações do aparelho que exibe a imagem. Isso adicionado aos demais detalhes de transmissão da fonte resulta em um atraso que muitas vezes pode chegar a um minuto.

Delay nas principais operadoras

Para informar o internauta sobre o delay encontrado nas principais operadoras da atualidade, testamos em três delas com disponibilidade nacional e possibilidade de contratação independente: Claro TV Mais, DGO (ex-DirecTV GO) e Zapping Brasil (sucessora da Guigo TV).

Testamos em três diferentes cenários, os quais compõem emissoras distintas e em diferentes meios – app de TV, app de celular e versão web em PC. Para facilitar a identificação do tempo, este teste utilizou programação esportiva ao vivo, para ter o cronômetro do jogo com o tempo exato de diferença.

As emissoras usadas para os testes foram o SporTV – durante o jogo Stuttgart x Darmstadt, pela Bundesliga, na sexta-feira (22) –, a ESPN – Burnley x Manchester United, pela Premier League, no sábado (23) – e a TV Cultura – Frankfurt x Freiburg, também pela Bundesliga, no domingo (24).

Dois exemplos de canais fechados, um de canal aberto. Cada um de um grupo de mídia distinto. A comparação das plataformas de TV via streaming foi feita com o tempo registrado em uma operadora convencional de televisão fechada.

Para os testes, utilizamos uma Smart TV com o sistema Tizen, um celular com Android 13 e um notebook equipado com Windows 11. Além disso, o plano de internet é de 500 Mega. As fotos tiradas são apenas para ilustração e não representam o tempo de corte visto para a medição do delay. Veja os resultados:

TV

Com os aplicativos de TV, a Zapping se destacou pelo funcionamento do Modo Turbo, que oferece um delay bem menor que com a opção desativada. No entanto, é nítido que há uma otimização da plataforma para os Canais Globo, visto que o SporTV mostrou um atraso bem menor que os dois outros.

Neste primeiro meio, notamos uma regularidade maior da DGO em relação aos diferentes canais. Ela manteve uma média em torno de 20 segundos, independentemente da emissora selecionada.

No caso da Claro, houve o registro de maior delay. A operadora fornece duas opções para TV via streaming nesta modalidade, visto que há a possibilidade de usar o Box ou o App – fizemos a medição em ambos.

Cenário 1 (SporTV)

  • Box Claro TV Mais: 45 segundos
  • App Claro TV Mais: 52 segundos
  • DGO: 20 segundos
  • Zapping: 7 segundos (com Modo Turbo); 23 segundos (sem Modo Turbo)

Cenário 2 (ESPN)

  • Box Claro TV Mais: 42 segundos
  • App Claro TV Mais: 54 segundos
  • DGO: 19 segundos
  • Zapping: 16 segundos (com Modo Turbo); 27 segundos (sem Modo Turbo)

Cenário 3 (TV Cultura)

  • Box Claro TV Mais: 45 segundos
  • App Claro TV Mais: 51 segundos
  • DGO: 23 segundos
  • Zapping: 11 segundos (com Modo Turbo); 25 segundos (sem Modo Turbo)

Celular

Quando vamos para os celulares, a Claro mostrou ter neste o seu melhor cenário. O App Claro TV Mais tem otimização para reduzir o delay em smartphones e não passou de 12 segundos nos nossos testes.

A Zapping repetiu o desempenho da TV e registrou o menor atraso apenas no cenário com o SporTV, com impressionantes 4 segundos com o Modo Turbo. No entanto, nos demais canais, manteve a média dos demais – ou ficou bem acima, sem o Modo Turbo.

A DGO (ex-DirecTV GO) seguiu a regularidade apresentada anteriormente, com uma média ligeiramente menor de tempo em celulares, na comparação ao que foi visto no aplicativo para televisão.

Cenário 1 (SporTV)

  • Claro tv+: 12 segundos
  • DGO: 23 segundos
  • Zapping: 4 segundos (com Modo Turbo); 26 segundos (sem Modo Turbo)

Cenário 2 (ESPN)

  • Claro tv+: 11 segundos
  • DGO: 17 segundos
  • Zapping: 14 segundos (com Modo Turbo); 23 segundos (sem Modo Turbo)

Cenário 3 (TV Cultura)

  • Claro tv+: 11 segundos
  • DGO: 16 segundos
  • Zapping: 10 segundos (com Modo Turbo); 26 segundos (sem Modo Turbo)

PC

Quando vamos para a versão web, em PCs, temos novamente um cenário mais linear da DGO, que também fica com uma média pouco abaixo dos 20 segundos de delay. Isso se tornou bastante positivo neste meio, no qual a plataforma do grupo Vrio obteve os melhores resultados dentre as operadoras.

Aqui a Claro TV Mais volta a ter o problema do app para Smart TV. A falta de otimizações para PCs deixa o atraso nos diversos canais com quase 50 segundos de diferença para a provedora convencional.

Para completar, a versão web da Zapping se trata do único meio no qual a companhia não fornece o Modo Turbo. Como consequência, os tempos de atraso não conseguem baixar de 20 segundos nos experimentos que fizemos.

Cenário 1 (SporTV)

  • Claro TV Mais: 46 segundos
  • DGO: 19 segundos
  • Zapping: 20 segundos

Cenário 2 (ESPN)

  • Claro TV Mais: 48 segundos
  • DGO: 15 segundos
  • Zapping: 22 segundos

Cenário 3 (TV Cultura)

  • Claro TV Mais: 47 segundos
  • DGO: 21 segundos
  • Zapping: 28 segundos

E aí, qual é a sua avaliação sobre o delay nas operadoras de TV por streaming? Diga para a gente!

Claro tv+

Desenvolvedor: Claro S/A

Grátis - oferece compras no app

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma

DGO

Desenvolvedor: DIRECTV LATIN AMERICA LLC

Grátis

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma

Zapping

Desenvolvedor: Zapping TV, Inc

Grátis

Tamanho: Varia de acordo com o dispositivo


4

Comentários

Claro, DGO e Zapping: como é o delay em serviços de TV via streaming? | Detetive TC
  • Dgo parece que virou bagunça, já tentei assinar pelo celular e pelo notebook, por Wifi diferente e não vai, daí você olha o reclame aqui e nunca responderam uma unic reclamação.

      • Faltou analisar no Fire TV Stick e no Chromecast. Já fiz um teste com as transmissões da Copa do Brasil feitas pela Amazon no Prime Video. No sistema Tizen da Samsung a transmissão tem um atraso de 52 segundos em relação a transmissão no aplicativo do Prime Video no Fire TV Stick.

          • Estranho que 2023 os canais globo ainda interfere na numeração dos canais, na qualidade (na claro só os canais globo são em 1080p) e agora até no delay, a gente vive vive, o tempo passa e esse câncer brasileiro ainda manda em tudo

              • Pra mim o que importa é a qualidade da imagem, e a Zapping é a pior dessas.
                A melhor imagem que eu já vi em transmissão ao vivo foi o da Apple TV plus. Chega ser melhor do q o 4K da globoplay. O defeito da globoplay é não ser 60fps.

                  Economia e mercado

                  Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                  Android

                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                  Android

                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                  Windows

                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos