Curiosidade 11 Out
Com a chegada do Android 12 e da One UI 4.0 nos principais modelos dos seus smartphones, a Samsung incluiu diversos recursos aos aparelhos; incluindo o de Proteção de Bateria.
Hoje, dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, você confere a seguir os detalhes desse recurso e como utilizá-lo.
Talvez por costume, talvez como um reflexo da ansiedade, uma boa parte dos usuários tenta manter a bateria de seus telefones sempre o mais carregada possível. O que a maioria não sabe, no entanto, é que isso pode prejudicar o componente a longo prazo, reduzindo sua vida útil.
As baterias de lítio embutidas nesses dispositivos sofrem um processo químico sempre que carregam ou descarregam, e alguns hábitos, como manter o status da carga entre 20% e 80%, pode ajudar a prolongar a vida útil desse componente.
Levando isso em consideração, a Samsung adicionou a alguns de seus dispositivos o recurso de Proteção de Bateria.
Disponível a partir do Android 12, o principal objetivo do recurso é prologar a vida útil da bateria do seu aparelho. Com ele ativado, o celular para de receber mais carga ao atingir o nível de 85% de capacidade, o que dará uma maior segurança para a bateria, sem abrir tanta mão da autonomia.
Confira a seguir como ativar o recurso no seu Galaxy:
- Primeiro, abra as “Configurações” do seu aparelho;
- Deslize o menu de opções para baixo e toque em “Assistência do aparelho e bateria”;
- Toque em “Bateria”.
- Agora, toque em “Mais configurações de bateria”;
- Ative a chave da opção de “Proteger a bateria”.
A partir de agora você poderá ativar e desativar o recurso sempre que quiser; optando por mais autonomia, carregando até os 100%, ou priorizando a longevidade da bateria.
Para entender um pouco mais sobre a bateria do seu smartphone e como preservá-la por mais tempo, confira a seção a seguir. Para aprender como checar a saúde da sua bateria, confira esses nossos outros tutoriais:
Por degradação de componentes químicos, as baterias de lítio tendem a perder a sua capacidade com o tempo; mas isso é um processo natural! No entanto, alguns bons hábitos podem prolongar a vida útil desse componente.
Sempre que possível, evite utilizar o aparelho em ambientes muito quentes e poupe a bateria do descarregamento completo, quando o dispositivo acaba “morrendo”. Além disso, não deixe o celular carregar até os 100% e tente manter a porcentagem de carga da bateria sempre entre 20% e 80%.
De forma geral, lembre-se: recargas frequentes e pequenas são melhores que recargas completas. Se não houver necessidade, evite o carregamento rápido – alguns aparelhos permitem desativar a tecnologia através dos menus de configuração.
Por fim, opte sempre por utilizar cabos e carregadores originais ou, pelo menos, itens certificados, e evite utilizar o aparelho enquanto ele estiver conectado a energia.
Se for guardar um aparelho por algum tempo, é preferível deixá-lo com uma carga parcial ao invés de uma carga total ou totalmente descarregado. Mesmo paradas, as baterias de lítio envelhecem e perdem sua capacidade de carga.
Comentários