Economia e mercado 23 Out
Os sistemas de monetização nos jogos de videogame sempre foram um assunto polêmico, mas recentemente, a Ubisoft mostrou que as coisas podem ficar muito piores, caso as desenvolvedoras decidam implementar anúncios durante a jogatina.
Em meio às polêmicas deste "erro técnico", a Activision registrou uma patente que pode ser bem invasiva e perigosa.
Adquirida recentemente pela Microsoft, a Activision é dona de algumas das franquias mais populares da indústria dos games, mas parece que a marca esta em busca de novas formas de atrair novos jogadores e uma das maneiras encontradas pode ser através da exibição de anúncios de jogos com base no que o espectador está assistindo.
Registrada sob o nome de “Sistemas e métodos para modificar de forma dinâmica conteúdo de jogos baseado em conteúdos que não são jogos e são simultaneamente usados por um usuário”, a patente visa transformar o espectador de um vídeo em um jogador ativo.
Em suma, a ideia da Activision é rastrear o conteúdo que o consumidor está assistindo em transmissões por streaming — aparentemente apenas ao vivo, como partidas esportivas ou gameplays, por exemplo — e exibir anúncios de jogo que tenham um estilo similar ao que está sendo exibido na tela.
O usuário pode optar por engajar com o jogo recomendado ao clicar na opção para aceitar a recomendação. Se o usuário aceitar a recomendação, ele clica em botão de ‘Jogar’ como resposta na segunda tela. Como resultado, o usuário é habilitado a jogar o jogo interativo online e multimídia em uma segunda tela.
Embora esse tipo de rastreio para a geração de conteúdos personalizados já é bem comum atualmente, mas a patente não deixa claro como a empresa pretende obter tais dados, ou quais plataformas serão compatíveis com o recurso.
Pela descrição, é possível ver plataformas como YouTube e Twitch exibindo tais anúncios. Além disso, o pop-up poderia redirecionar para uma degustação do jogo sugerido no Xbox Cloud Gaming, o que permitiria não só que a Activision vendesse o jogo em questão como também conseguisse a inscrição de um novo assinante do serviço da Microsoft.
Como era de se esperar, o recurso não foi bem recebido pelos usuários, que usaram plataformas como o Reddit para expressar sua preocupação com o aumento do rastreio de uso imposto pelas marcas.
Como sempre, o registro de uma patente não significa que ela será lançada, mas caso isso aconteça, qual sua opinião sobre esta ferramenta?
Comentários