Economia e mercado 27 Dez
Janeiro é o mês em que proprietários de carros, motos e outros veículos devem realizar o pagamento à vista ou parcelado do IPVA, imposto estadual que pode alcançar a alíquota de até 4% sobre o valor venal do veículo. O tributo pode ser consultado por meio do site da Secretaria da Fazenda do seu estado ou mediante aplicativos como o RecargaPay e PicPay.
No caso do pagamento pela rede bancária autorizada, o dono do automóvel pode optar pela quitação à vista em cota única ou, se disponibilizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), através de parcelas mensais. Caso queira pagar com o cartão de crédito, é preciso recorrer a plataformas que oferecem essa facilidade, com a adição de juros.
Conforme explica o PicPay, os usuários da conta digital podem pagar com cartão de crédito à vista ou parcelado em até 12 vezes, ou ainda utilizar o saldo em conta. Além do IPVA, também é possível resolver outras pendências referentes ao automóvel, como multas de trânsito e taxa de licenciamento, por exemplo, bastando informar a placa e número do Renavam.
No caso do PicPay, para fazer a consulta, a pessoa só precisa informar a placa do veículo na opção ‘Multas e IPVA’, na tela inicial do app. Caso haja qualquer débito, basta selecionar e pagar com o saldo ou cartão de crédito — lembre-se de consultar a taxa de juros antes de finalizar a transação, pois em alguns casos o custo extra pode pesar no bolso.
Como consultar o IPVA 2024 no PicPay?
- Abra o aplicativo do PicPay;
- Procure pela função de ‘Multas e IPVA’;
- Informe a placa do veículo;
- Selecione os débitos que deseja pagar;
- Pague com o saldo em carteira ou com cartão de crédito à vista, ou parcelado.
Já consultou o valor do seu IPVA 2024? Pretende parcelar o imposto? Conta pra gente, comente!
Comentários