LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android e Wear OS: Google anuncia novos recursos com foco em produtividade e IA

26 de fevereiro de 2024 0

O Google anunciou, nesta segunda-feira (26), nove funções que estão chegando aos smartphones, tablets e relógios inteligentes com Android e Wear OS. Como se tornou costume, algumas das funções são baseadas em inteligência artificial e, segundo a empresa, visam tornar a experiência do usuário mais simples e produtiva.

As novas ferramentas chegam através de atualizações de vários aplicativos utilizados no dia a dia de usuários, como Android Auto e Carteira do Google. Além disso, a fabricante preparou uma nova função que amplia a integração do sistema operacional com o Spotify.

Confira a seguir os novos recursos para o Android e Wear OS anunciados pelo Google, abrangendo condução de veículos, navegação em mapas, edição de documentos de texto, saúde, inteligência artificial e muito mais.

Resumo de mensagens com IA no Android Auto

Com a ajuda de inteligência artificial, o Android Auto poderá resumir automaticamente textos longos ou bate-papos em grupo enquanto o usuário estiver dirigindo. O aplicativo também poderá sugerir respostas e ações relevantes através de um único toque, permitindo manter a atenção no trânsito enquanto se comunica com outras pessoas.

O novo recurso permitirá enviar uma mensagem de resposta, compartilhar o tempo estimado de chegada ao destino ou iniciar uma chamada de voz com botões facilitados.

Imagens com legendas geradas por IA

Utilizando as legendas de imagem geradas pelo aplicativo Lookout do Google, que usa visão computacional para ajudar pessoas com baixa visão ou cegueira a realizar tarefas com mais facilidade, usuários poderão ouvir descrições geradas automaticamente por inteligência artificial em fotografias, imagens na web e materiais anexados em mensagens.

O Google afirma que esse recurso começou a ser liberado para todos os usuários globalmente, mas por ora, está disponível somente em inglês.

(Imagem: Google)
Leitor de tela aprimorado no Google Maps

Recentemente, o Google ampliou as capacidades do Lens no Maps, aprimorado o leitor de tela para ajudar pessoas com baixa visão ou cegueira a identificar lugares como caixas eletrônicos, restaurantes e áreas de transporte público.

Agora, usuários do Google Maps poderão utilizar o Lens para apontar a câmera do smartphone para os arredores. O TalkBack lerá as informações do local em voz alta — como seu horário de funcionamento, avaliações e instruções de rotas.

Detalhes manuscritos no Google Docs

Com as marcações do Google Docs, usuários agora podem criar anotações manuscritas em documentos a partir de um smartphone ou tablet com Android, utilizando o próprio dedo ou uma caneta stylus. É possível escolher entre diferentes tipos de caneta, marcadores e cores para criar comentários, revisar textos e várias outras tarefas.

Spotify Connect amplia integração com Android

Usuários do Android podem escolher o dispositivo de saída de áudio do celular ou tablet — seja um alto-falante externo ou TV — através do widget de reprodução de mídia ao tocar músicas pelo YouTube Music, sem interromper a música. Agora, essa ferramenta também estará disponível para usuários do Spotify através do Spotify Connect.

Aplicativo da Fitbit com Health Connect

Para uma experiência mais completa no aplicativo da Fitbit, usuários agora poderão encontrar dados de seus dispositivos vestíveis favoritos e de aplicativos suportados — como AllTrails, Oura Ring e MyFitnessPal — diretamente no app da marca de pulseiras inteligentes.

Basta acessar o aplicativo da Fitbit no Android e entrar na guia “Você” para encontrar informações de plataformas conectadas ao lado de dados da Fitbit.

Bilhetes e ingressos na Carteira do Google para Wear OS

A Carteira do Google finalmente passou a suportar bilhetes, passes e ingressos no Wear OS. Com isso, é possível acessar cartões de embarque e ingressos para eventos, por exemplo, além de associações a academias e cartões de fidelidade diretamente do pulso.

Basta escolher os passes que deseja exibir ou ocultar na tela da Carteira do Google no Wear OS, e eles estarão sempre prontos para uso no check-in.

Navegação em transporte público no Wear OS

Agora é possível navegar através de transporte público com mais facilidade utilizando o smartwatch. O Wear OS permitirá verificar rotas de veículos coletivos e horários de partida sem precisar tirar o celular do bolso.

O Google alerta que a função estará disponível em uma determinada lista de cidades para usuários que estão executando versões iguais ou posteriores ao Wear OS 3.

Gemini nas Mensagens

O Gemini, chatbot de inteligência artificial que antes era chamado de “Google Bard”, agora pode ser utilizado através do Google Mensagens no Android. Apesar de requerer uma conexão com a internet, a integração da ferramenta ao aplicativo deve facilitar o acesso às suas funções inteligentes sem precisar abrir o navegador.

A fase beta do recurso está disponível em países selecionados, em inglês e francês. O Google afirma que a ferramenta pode “criar rascunhos de mensagens, desenvolver ideias, planejar eventos e conversar”, mas não especificou se outras funcionalidades da IA estarão disponíveis no Google Mensagens, como sua polêmica geração de imagens.

O que achou dos novos recursos para Android e Wear OS? Comente!

Veja mais!

Mais Notícias
Mais Notícias

0

Comentários

Android e Wear OS: Google anuncia novos recursos com foco em produtividade e IA
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos