Software 20 Mai
Atualização (21/05/2024) - MR
A Apple liberou na última segunda-feira (20), o iOS 17.5.1 e iPadOS 17.5.1, atualização menores para os sistemas operacionais iOS 17 e iPadOS 17, lançados em setembro do ano passado. A atualização chega uma semana após o lançamento do iOS 17.5 e iPadOS 17.5.
O iOS 17.5.1 e iPadOS 17.5.1 podem ser baixados ao seguir para a seção “Ajustes”, “Geral” e “Atualização de Software”. Segundo as notas liberadas pela Apple, o update inclui uma correção para o problema que fazia fotos antigas excluídas reaparecerem nos dispositivos.
Na semana passada, diversos usuários do iPhone e iPad relataram que fotos antigas que haviam sido deletadas reapareceram após a instalação do iOS 17.5. Alguns dos relatos citavam imagens de 2010, gerando confusão e medo de alguma imagem inapropriada surgir em um dispositivo vendido para outra pessoa.
O problema gerou diversos questionamentos a respeito da segurança do iPhone, já que teriam ressurgido facilmente. Como a Apple se posiciona como uma empresa preocupada pela privacidade dos usuários, os usuários questionaram onde fica a segurança da empresa em uma situação dessas.
Pelos relatos, algumas fotos reapareceram nos itens enviados recentemente para o iCloud. A informação da Apple sugere que o problema foi gerado por um problema no banco de dados, com o iOS 17.5.1 resolvendo o bug.
O iOS 17.5 deve ser a última grande atualização para o sistema operacional da Apple, já que o iOS 18 será apresentado no início de junho e lançado para todos os usuários em setembro. A atualização é muito aguardada por trazer novo design e diversos recursos com IA.
Texto original - 15/05/2024
A Apple recentemente liberou a atualização do iOS 17.5 trazendo poucas novidades para o iPhone. Entre elas, parece haver um novo bug no aplicativo Fotos. Conforme reportado por vários usuários no Reddit, após instalar a nova versão do software, diversas imagens excluídas há muito tempo voltaram a aparecer em suas galerias.
Um usuário afirma que encontrou em seu celular uma antiga imagem “não segura para o trabalho” — uma gíria que costuma se referir a imagens de nudez — que havia excluído em 2021. A foto havia aparecido repentinamente em seus itens enviados recentemente para o iCloud. Várias outras pessoas afirmam estar enfrentando o mesmo problema.
O problema gerou um sério desconforto entre os usuários, visto que imagens excluídas não poderiam ser facilmente “ressuscitadas”. “A Apple é uma defensora da privacidade, mas se os arquivos excluídos não foram realmente excluídos depois de tantos anos, como podemos confiar nela?”, reclamou um dos participantes da discussão no Reddit.
É fato que as tecnologias de memória abrem brechas para que, mesmo que um arquivo seja excluído pelo usuário através do sistema operacional, ainda haverá vestígios dele armazenados no componente. No entanto, esses vestígios não podem ser acessados facilmente e, na maioria das vezes, exige softwares avançados de recuperação de arquivos.
Com as fotos excluídas reaparecendo na galeria, alguns usuários especulam que elas poderiam estar armazenadas em outro lugar — mesmo após a exclusão no iPhone. Cabe lembrar que, após remover uma imagem ou vídeo pelo aplicativo Fotos do iOS, o arquivo permanece no álbum “Apagados” por 30 dias antes de serem excluídas definitivamente.
É possível que o problema esteja ocorrendo devido a um bug de indexação ou sincronização entre dispositivos locais e o iCloud. A Apple não comentou publicamente sobre o assunto.
O iOS 17.5 deve ser uma das últimas atualizações do iOS 17, que está prestes a dar lugar a uma nova geração do sistema operacional. O iOS 18 deve ser apresentado oficialmente durante a WWDC de 2024, que acontecerá em 10 de junho. Alguns dos destaques da próxima versão do software devem incluir um novo design e funções de IA generativa.
Samsung Galaxy S24 Ultra
3 dias atrásO Samsung Galaxy S25 Ultra deve ter bordas mais finas que o iPhone 16 Pro Max na sua tela.
3 dias atrásNova atualização deve ser lançada em mais regiões em breve.
5 dias atrásTop de linha é equipado com câmera de 200 MP, plataforma Snapdragon e IA generativa.
6 dias atrásCelulares da Apple e Samsung impressionam com longa autonomia, mas vencedor sai na frente com quase 1 hora de vantagem na duração da bateria.
Apple iPhone 15 Pro Max
3 semanas atrásApple já foi criticada por reduzir o desempenho de iPhones no passado, mas esta prática ainda não foi abandonada.
1 mês atrásConfira as melhorias dos novos topos de linha da Apple em comparação com os seus antecessores
1 mês atrásO analista Ming-Chi Kuo prevê que as vendas da linha iPhone 16 não devem surpreender muito.
1 mês atrásA Apple pode ampliar ainda mais a capacidade de armazenamento dos iPhones 16 Pro e 16 Pro Max.
Comentários