LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Snapdragon X Elite é menos eficiente que Apple M3, sugere teste de benchmark

19 de junho de 2024 20

A Qualcomm anunciou o Snapdragon X Elite como seu processador mais poderoso para notebooks com Windows em Arm, e embora o hardware prometa um grande salto de desempenho e eficiência em comparação com produtos da AMD e Intel, testes iniciais sugerem que dispositivos com esse chip são menos eficientes que rivais da Apple.

Benchmarks publicados pelo NotebookCheck na terça-feira (18) indicam que o Snapdragon X Elite tem desempenho de multi-core mais alto que o Apple M3. No entanto, ele tropeça em desempenho de multi-core e parece consumir mais energia.

(Imagem: Reprodução)

A versão testada é o Snapdragon X Elite X1E-78-100, que tem 12 núcleos e clock máximo de 3,4 GHz, sendo a opção mais básica (em termos de desempenho) do modelo. Ele foi testado em um notebook Vivobook S 15 OLED da ASUS. Já o Apple M3 é um processador de 8 núcleos e apresenta-se com clock máximo acima de 4,0 GHz.

De acordo com os resultados de um teste realizado no Cinebench 2024 e Cinebench R23, o rei de desempenho de único núcleo ainda é o Apple M3, embora fique abaixo de seu rival por contar com menos núcleos. Além disso, os benchmarks indicam que o notebook da ASUS testado é menos eficiente que o MacBook Air com M3. Veja na tabela a seguir:

Os experimentos mostraram que o Snapdragon X Elite X1E-78-100 pode consumir em torno de 40% mais energia que o Apple M3 ao rodar o Cinebench. O primeiro utilizou 14,4 W, enquanto o segundo utilizou 9,98 W.

Cabe observar que o Snapdragon X Elite X1E-78-100 tem a mesma arquitetura que as demais versões com clock de até 4,3 GHz e Dual-Core Boost, tecnologia que permite elevar a frequência de dois núcleos ao mesmo tempo para tarefas mais complexas. Isso sugere que as versões mais poderosas possivelmente mantêm o padrão de consumo de energia.

A Microsoft e Qualcomm, que uniram forças para popularizar o Windows em Arm, miram especificamente o MacBook Air com Apple M3 para comparações com o Snapdragon X Elite. Em um recente evento, a gigante de software afirmou que os notebooks com processadores da Qualcomm serão até 50% mais rápidos que o notebook da Apple.

É importante ressaltar que testes de benchmark sintéticos, como o Cinebench, costumam ser pouco eficazes ao avaliar o desempenho geral de uma plataforma. Com o lançamento dos primeiros notebooks com Snapdragon X, testes reais poderão ser feitos para analisar a performance do hardware em jogos, edição de vídeos e outras tarefas.

Você pretende adquirir um notebook com Windows em Arm? Comente abaixo!

Veja mais!


20

Comentários

Snapdragon X Elite é menos eficiente que Apple M3, sugere teste de benchmark
  • A Qualcomm citou o chip da Apple para falar que é melhor e tal. Agora não vai poder reclamar qdo surgem as comparações.
    Pelos testes sintéticos, o desempenho tá bom.
    Tá no multicore pouco acima do M3 básico e ligeiramente abaixo no single.
    Só que to achando as questões da incompatibilidade um pouco maiores do que as que a gente via na época do M1.
    P mim, o pior foi prometer algo melhor em jogos e não poder sustentar. Era melhor não ter se gabado disso.
    Lembrando que o Windows ARM não foi lançado agora. Já existe há um tempo. Tanto que quem usa mais são os usuários da Apple.
    O problema é que a Microsoft não pode forçar a mudança como a Apple fez. Aí espero que os desenvolvedores comecem a oferecer suporte. Mas o caminho tende a ser lento.

    • Não mostram as inúmeras incompatibilidades e bugs do Win 11 ARM, pense nas dores de cabeça que tenho com esse SO!

        • Querendo comparar um hardware de ecossistema fechado que é mais otimizado. Com outro hardware de um sistema cheio de drivers sem otimização.

          • São 4 chips diferente de snapdragon x. O modelo mais caro é tem mais desempenho que m3 pro. 12 núcleos. Mas é mais lento que m3 ultra.

              • Ainda vai melhorar muito, pois agora que foi inserido no windows, e é a primeira geração do chip. Tanto arm Mac e windows vai ser para uso básico e edição de vídeo. Fora isso os notebooks são ruins

                • Por se tratar do primeiro CPU ARM feito para Windows 11, ele deve melhorar na próxima geração ou em atualizações futuras do Windows 11.
                  Em breve deve chegar mais dispositivos em ARM no mercado com Windows 11, então é provável que lancem novos CPUs ARM mais potentes e com melhor desempenho.

                    • Ou seja, Apple sempre na frente

                      • Comparar os soc da apple que estão aí sendo melhorados desde 2020 com o x elite que foi lançado agora e ainda tem muito a melhorar

                          • Melhor de tudo e a eficiencia do X Elite rodando Windows , M3 aqui no brasil nem existe ..
                            Vamos ver na uso real fora a diferença de preço gritante de um X Elite e um M3

                            So muio mais X Elite..

                            • Deveriam ter usado o X1E-84-100 esse é o mais parrudo.

                                • Se colocar o M3 com 16 de RAM e cooler o X Elite chora, esse M3 é do MacBook Air de 8 de RAM e com refrigeração passiva, pegaram o mais básico da Apple.

                                  • 4nm vs 3nm, a Apple ta usando um processo 1 geração a frente da Qualcomm, o X Elite bater o M3 em multicore ja é impressionante.

                                      • O mais importante e desempenho de núcleo Único, porque mostra o trabalho individual dos núcleos, isso significa que que o X elite usa mais energia combinando os núcleos.

                                        Economia e mercado

                                        Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                                        Android

                                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                        Android

                                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                        Windows

                                        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos