Economia e mercado 19 Jun
Nos últimos dias, temos visto por aqui o surgimento de mais informações a respeito da aposta da Microsoft e Qualcomm no Windows baseado em Arm, o que inclui o lançamento de novos dispositivos (incluindo a Lenovo Brasil) e também, a revelação por parte da Samsung que alguns apps podem não funcionar corretamente nesses dispositivos.
Nesse sentido, uma boa novidade que chega é a confirmação de que a Adobe, uma das principais desenvolvedoras de app para PCs, pretende tornar seus aplicativos compatíveis com a nova plataforma, auxiliando assim na adesão de profissionais aos novos notebooks.
Segundo informações reveladas pelo pessoal do Windows Central, o Illustrator e o InDesign devem ter versões compatíveis liberadas em julho desse ano enquanto o Premiere Pro e After Effects devem demorar um pouco mais para chegar mas, ainda nesse ano.
No resumo da ópera, temos ai que o Photoshop e o Lightroom já estão disponíveis e nativos com a plataforma ARM64 desde 2020 enquanto o Illustrator e o InDesign devem receber versões emuladas pelo Microsoft PRISM. Já o Premiere Pro e After Effects devem ser vistos apenas mais tarde pois vão já chegar com versões nativas (ou seja, sem emulação).
Para quem se perdeu, o Microsoft PRISM é uma solução desenvolvida pela Microsoft que se assemelha muito ao Rosseta 2 lançado pela Apple para suportar os chips Apple Silicon, emulando os apps para funcionar sem problemas. No caso da gigante de Redmond, o PRISM será baseado no Windows 11 24H2.
Por enquanto, não se sabe quando uma versão nativa do Illustrator e do InDesign chegarão mas é bem provável que em um futuro não tão distante, não seja mais necessário o PRISM para rodar eles.
Comentários