Economia e mercado 18 Jun
Parece que a Intel se prepara para uma possível surpresa no futuro, pois de acordo com dados de um novo patch que o Linux recebeu, um novo produto Gaudi 2 recebeu suporte para o sistema, o Intel Gaudi 2-D AI. Esse suporte chegou na última atualização de driver Habana Labs, da Team Blue, no Linux
Faz poucos meses desde que surgiram as primeiras informações do modelo Gaudi 2-C também em atualizações de driver Linux. Com base no que se sabe, o Phoronix explica que essa pode ser uma variante de algum modelo de exportação ou alguma revisão hiper escaladora/específica para os clientes chineses.
Apesar de uma análise profunda do código em que se encontra a string que cita o Guadi 2-D, não há mais informações ou detalhes sobre o novo modelo, somente que ele faz uso dos mesmos caminhos de código do acelerador Gaudi 2 AI original. Em outras palavras, o 2D no final pode indicar que essa será apenas uma revisão para algum cliente específico.
Ou seja, essa nova revisão para cliente pode indicar que a Team Blue se prepara para executar uma entrada dominante no mercado da China e, com essa nova onda de variantes surgindo, podemos imaginar que a Intel deva oferecer modelos de nível médio e baixo na China, mas apenas por suposição, é claro.
Essa nova estratégia da Intel, embora não consiga chegar próximo dos níveis da NVIDIA no momento, mostra que a empresa está realmente otimista para o seu futuro empreendimento no mercado de IA, como deixou transparecer durante uma palestra exibida na Computex deste ano ao falar sobre a linha Gaudi e como ela pode oferecer um bom custo x benefício.
Aproveite para conferir todas as novidades principais da Intel na edição da Computex 2024.
Comentários