11 Jul
Em janeiro deste ano, o Android Authority descobriu pistas de um novo recurso do Google Fotos chamado "Minha Semana". Recentemente, novos indícios dessa ferramenta surgiram no código da aplicação, nos dando mais detalhes sobre a funcionalidade dela e indicando que ela é bem similar a um recurso que existe no Instagram, mas ao que parece, o Google está sendo acusado de ter plagiado o aplicativo Retro.
Embora o "Minha Semana" do Google Fotos ainda não tenha sido lançado, ela parece ter sido desenvolvida para permitir que os usuários compartilhem uma seleção de fotos com um seleto grupo de amigos e família. A ferramenta exclusiva por convite visa manter os entes queridos atualizados sobre os momentos mais especiais de sua vida através de coletâneas automáticas de fotos.
Entretanto, esse conceito se parece bastante com a principal função do aplicativo Retro. Além do propósito ser o mesmo em ambos os casos, a prévia inicial do Minha Semana sugere que eles terão uma interface de usuário bem similar.
Ryan Olson, cofundador do Retro, expressou sua surpresa com a semelhança no X/Twitter.
Parece que eu já vi isso em algum lugar...
Em outro post, ele mostrou um comparativo entre o Retro e o Minha Semana.
wow pic.twitter.com/nu2Gdt1QKr
— Ryan Olson (@ryanolsonk) July 13, 2024
Embora a suposta cópia possa ser considerada parcialmente como um elogio, é improvável que a Retro esteja entusiasmada com o fato de uma gigante da tecnologia aparentemente replicar sua ideia.
Nathan Sharp, CEO da Retro, falou com o TechCrunch sobre seu otimismo cauteloso. Ele reconhece a frustração inicial de ver recursos sendo aparentemente “replicados em uma escala de um por um”, mas continua esperançoso de que o Minha Semana do Google evolua antes de seu lançamento público.
O executivo ressalta que não acredita que o produto final do Google será como vimos até agora:
Não é isso que eles estão entregando. Eles não estão pedindo para serem julgados pelo que está no Twitter hoje.
No entanto, Sharp não descarta a possível ameaça competitiva que o Google representa se o Minha Semana permanecer praticamente inalterado, ainda que esteja confiante de que a base de usuários do Retro se manterá fiel:
Acho que os usuários do Retro apreciam o fato de termos um propósito muito específico.
Por enquanto, nos resta esperar pelo lançamento oficial do Minha Semana para descobrir se o Google fará alterações no recurso.
Google Fotos
Desenvolvedor: Google LLC
grátis - oferece compras dentro do app
Tamanho: varia de acordo com o dispositivo
Comentários