Curiosidade 25 Jul
O Google parece estar trabalhando em novas extensões para o Gemini, seu serviço de inteligência artificial que está se transformando em um assistente virtual para celulares e tablets com Android. Conforme descoberto pelo Android Authority, o aplicativo deve ganhar integração com outras plataformas em breve.
Extensões são ferramentas que permitem integrar a inteligência artificial com outros aplicativos do Google, como o YouTube Music. Agora, códigos encontrados no aplicativo indicam que o Gemini receberá seis novas extensões em breve: Google Home, Calendário, Keep, Tarefas, Telefone e “Utilitários”.
Cabe lembrar que, embora o Gemini capaz de responder a perguntas complexas com linguagem natural, ele não consegue lidar com tarefas como controlar dispositivos da casa inteligente ou fazer ligações. Por exemplo, quando o usuário pede que a inteligência artificial desligue uma lâmpada, a tarefa é repassada para o Google Assistente.
Com a integração ao Google Home, o serviço de inteligência artificial se tornará muito mais poderoso, uma vez que será capaz de interagir com vários dispositivos de casa inteligente — como lâmpadas, interruptores e ventiladores — compatíveis sem depender do Google Assistente, tornando o processo mais rápido.
Há também uma extensão para o Telefone do Google. Ela permitirá utilizar comandos de voz para iniciar ligações telefônicas com pessoas na lista de contatos. Finalmente, há a extensão “Utilitários”, que permitirá interagir diretamente com as configurações e aplicativos do dispositivo. Três exemplos são listados nos códigos do Google:
- Tirar fotos
- Abrir aplicativos
- Ajustar o volume
Integrações com o Calendário, Keep e Tarefas já foram anunciadas pelo Google durante o evento I/O de 2024. Elas permitirão gerenciar eventos, criar notas e listas, entre várias outras possibilidades — tudo através de simples comandos de voz.
Ainda não há uma data de lançamento prevista para as novas extensões do Gemini, mas é possível que o aplicativo. Paralelo a isso, a empresa parece estar preparando novas opções de voz para conversas com a inteligência artificial.
Comentários