Software 12 Jul
Agosto começou com tudo para as empresas de Inteligência Artificial no Brasil, pois foi anunciada a chegada do Claude, um dos principais adversários do ChatGPT nessa corrida tecnológica. A nova IA foi desenvolvida pela Anthropic e se destaca por sua habilidade textual, que por sua vez é uma das promessas da empresa para brilhar no mercado.
Em outras palavras, o Claude consegue entregar um texto menos “robótico”, pois ele é menos restrito a estruturas textuais padrões, algo que faz com que os textos gerados pelo ChatGPT cheguem mais engessados que o normal.
Após ficar mais de um ano em um período de experiência nos EUA, a Anthropic começou a expandir seu negócio de inteligência artificial para mais regiões do mundo.
Porém, o Claude não tinha a mesma qualidade demonstrada em inglês na lingua portuguesa, mas o diretor de produto da empresa, o brasileiro Mike Krieger, conhecido por ser o co-fundador do Instagram, explicou que um recente avanço técnico resolveu esse problema de linguagem.
O Claude já existe em cerca de 175 países. Um exemplo disso é Portugal, que começou a ter acesso à tecnologia em maio deste ano. Em testes feitos no país, a IA foi bastante elogiada por desempenhar um papel de redator, principalmente por seu uso de fontes confiáveis e suas explicações “claras”.
Atualmente, a versão gratuita do Claude oferece aos usuários um acesso limitado ao modelo de inteligência artificial mais recente da empresa, o Claude 3.5 Sonnet, o mesmo que a empresa vende como uma opção que superaria o GPT-4o e o Gemini em testes de linguagem e raciocínio, apesar de não ser muito bom em desafios matemáticos.
O preço dos planos pagos da IA da Anthropic estão disponíveis a partir de R$ 100, um preço convidativo para uma entrada inicial neste mercado tecnológico que tem crescido cada vez mais. O Claude também conta com aplicativo para Android e iOS, além de sua versão web.
Comentários