Economia e mercado 02 Ago
O WinGet — também chamado de Windows Package Manager — é um utilitário que inclui várias ferramentas para instalar, atualizar e gerenciar aplicativos no Windows 11 e Windows 10. O recurso, lançado pela Microsoft em 2020, passará a contar com uma função interessante que permitirá baixar os instaladores de aplicativos da Microsoft Store.
A Microsoft Store se tornou uma das lojas de aplicativos mais completas ao receber jogos populares, navegadores e outras ferramentas. No entanto, o processo de instalação pode não ser o mais conveniente para alguns usuários, especialmente administradores de TI. O WinGet 1.8 chega para simplificar essa tarefa ao lidar com vários dispositivos.
Já é possível baixar e instalar aplicativos da Microsoft Store usando o WinGet, mas agora, o utilitário cria uma pasta em “Downloads” que inclui os pacotes de instalação dos aplicativos baixados. Com isso, é possível copiar o arquivo facilmente para instalar o programa em outro PC com Windows, sem precisar abrir a Microsoft Store.
Por exemplo, ao baixar o aplicativo “Calculadora” pela Microsoft Store utilizando o comando winget download Calculator -s msstore
, ele salvará automaticamente o pacote de instalação do aplicativo na pasta de downloads do PC.
Após isso, será possível copiar o pacote de instalação para outros dispositivos e instalar o aplicativo da calculadora ao inserir o seguinte comando no PowerShell: Add-AppxPackage -Path C:\Users\[nome_do_usuario]\downloads\9WZDNCRFHVN5\Calculator.appx
Aos profissionais de TI que utilizam a Microsoft Store para Empresas, a nova função do WinGet substitui o recurso Enterprise Offline. Outras funções e recursos que chegam a bordo da versão 1.8 do WinGet incluem suporte a proxy HTTP, módulos do PowerShell em processadores Arm64, extração de arquivo usando a ferramenta tar.exe e outras adições.
A mudança pode ser bem-vinda aos administradores de sistemas e entusiastas, uma vez que permitirá instalar cópias de aplicativos — incluindo títulos exclusivos da Microsoft Store — em qualquer PC com Windows 11 e Windows 10. Para baixar a versão mais recente do utilitário por meio do repositório oficial da Microsoft, clique aqui.
Comentários