Curiosidade 06 Ago
Ao que parece, o vindouro Android 15 não trará grandes mudanças para os tablets, mas isso se deve ao fato de que elas podem estar ocultas. Por exemplo, os widgets da tela de bloqueio, que apesar de estarem praticamente funcionais, não estarão disponíveis na primeira versão estável do sistema operacional, mas quando forem lançados, estarão limitados aos tablets.
Para a alegria e surpresa de alguns usuários, parece que existe uma forma de ativar os widgets da tela de bloqueio fora dos tablets, mas isso pode não ser tão simples.
O AndroidAuthority tem testado algumas versões prévias dos novos recursos do Android 15, incluindo os widgets da tela de bloqueio. De acordo com a última atualização deles, agora existe uma dica visual melhor sobre onde deslizar para exibir o hub de vislumbre, não há mais sobreposição visual entre os elementos da interface do usuário da tela de bloqueio e os widgets e não há mais obstruções que impeçam os widgets de serem usados.
Segundo o site, os avanços nesse recurso indicam que eles podem aparecer no próximo lançamento trimestral do Android 15.
Infelizmente, os analistas do site reforçam a ideia de que o recurso de widgets na tela de bloqueio do Android 15 continuará sendo limitado para os tablets, mas a parte curiosa é que não existe ao certo um impedimento para isso.
Além da óbvia diferença no tamanho da tela, não há razão para que os celulares não possam tecnicamente mostrar widgets na tela de bloqueio. Internamente, os celulares e tablets Pixel com Android 15 usam a mesma base de código compartilhada, então não é como se faltasse algum código crítico nos celulares que implementa o suporte ao widget da tela de bloqueio.
Além disso, os widgets da tela de bloqueio não são mostrados junto com outros elementos da interface do usuário da tela de bloqueio, como relógio, atalhos ou notificações; em vez disso, eles são mostrados em sua própria página dedicada, chamada hub visível, que pode ser acessada deslizando para baixo a partir da borda direita. Isso, teoricamente, significa que os celulares deveriam ter espaço de tela suficiente para mostrar widgets; afinal, o hub visível é basicamente apenas uma página da tela inicial onde nada além de widgets são mostrados.
De acordo com o site, apesar de existirem alguns problemas óbvios, como a reorganização dos widgets, a implementação existente dos widgets da tela de bloqueio do Android 15 funciona surpreendentemente bem em celulares. Na verdade, quase parece que o Google está realmente tentando otimizar essa experiência para o celular. Os widgets são mostrados dois de cada vez na tela diretamente acima do ícone da impressão digital, por exemplo.
Embora não possa ser confirmado ainda que veremos esses recursos nos celulares, não seria uma surpresa se o Google lançasse uma atualização futura com eles, mas como sempre, teremos que esperar.
Você está ansioso pela chegada do Android 15?
Comentários