LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TC Ensina: como fazer a bateria do seu Android durar mais de um dia

13 de agosto de 2024 0

Sem dúvida, as baterias que equipam os smartphones hoje em dia são melhores do que as baterias que víamos antigamente, sendo mais exigidas pelas necessidades dos aparelhos, mas conseguindo durar um pouco mais.

Hoje, dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, confira a seguir algumas dicas para prolongar a duração da carga do seu smartphone Android.

Como fazer a bateria do seu Android durar mais de um dia

Apesar de serem melhores do que antes, nem sempre as baterias que equipam os smartphones são capazes de fornecer energia para um dia inteiro de uso – ainda mais com o processo natural de degradação do componente.

Se esse é o caso do seu smartphone Android, nós listamos a seguir algumas dicas que podem melhorar esse cenário. Claro que elas não são milagrosas, mudando o rendimento da sua bateria da água para o vinho, mas com certeza podem ajudar.

Além disso, elas também não são obrigatórias. Então, siga apenas àquelas que fazem sentido para você. Afinal, você comprou um smartphone carregado de funções para usar cada uma delas; cortá-las apenas para ver o aparelho ultrapassar a marca das 24 horas de autonomia não faz sentido.

Confira as categorias:

Alguns caminhos e opções das instruções a seguir podem mudar de acordo com o fabricante do seu aparelho. Na dúvida, utilize a busca do menu de configurações e procure por termos semelhantes ou um pouco mais genéricos, como “suspensão” ou “aplicativos” ao invés de “Aplicativos em suspensão profunda”.

Além disso, é válido destacar que as dicas a seguir pode não necessariamente garantir mais de um dia de autonomia para o seu aparelho. Afinal, vários fatores – fora dos que são abordados aqui – podem influenciar no consumo de bateria do seu dispositivo.

Ative o brilho adaptável

Acredite, um dos principais responsáveis por drenar a bateria do seu smartphone é a tela. E se você tem o hábito constante de ficar regulando o brilho manualmente, é bem possível que o display do seu aparelho esteja consumindo mais do que deveria.

Nesses (e em alguns outros casos), ativar o brilho adaptável pode ser a resposta para ter um melhor uso do recurso, já que os sensores do aparelho irão determinar automaticamente o brilho da tela apropriado para a iluminação do ambiente.

Para ativar o brilho adaptável no seu Android, acesse “Configurações” > “Visor” e ative a chave da opção “Brilho adaptável.


Ajuste o tempo da duração da luz de fundo

A duração da luz de fundo é o tempo que o seu smartphone fica com a tela ligada, sem ninguém estar mexendo, antes de bloquear. Se o seu aparelho permanece muito tempo com a tela ligada em situações como essa, você está basicamente jogando bateria fora – uma vez que o aparelho ficará com a tela acessa para nada.

Para regular o tempo da duração da luz de fundo do seu dispositivo, acesse “Configurações” > “Visor” > “Duração da luz de fundo” e selecione uma das opções. Normalmente, quanto menor o tempo, melhor.


Se o seu aparelho tiver esse recurso, ative a chave da opção “Tela ativada durante a visualização”. Assim, o aparelho não desligará a tela se perceber que você ainda está olhando para ele.

Desative o Always-On Display (AOD)

Sabe o relógio e os ícones de notificação que ficam na tela do aparelho mesmo quando o display está desligado? Este é o AOD em ação. O recurso promete consumir pouca bateria ao exibir informações básicas, iluminando apenas uma pequena porção da tela.

Na verdade, a depender dos seus hábitos, o AOD pode até ajudar na economia da bateria. Isso é, se você fica satisfeito em apenas observar o relógio e checar se não houve notificações, sem ativar a tela, o recurso pode ajudar na economia.

Mas se você ativa a tela toda vez que pega no celular, como boa parte das pessoas que conheço, é melhor manter o recurso desativado. Para isso, acesse “Configurações” > “Tela de bloqueio e AOD” e desative a chave da opção “Always On Display”.


Se você faz questão do recurso, pode então configurá-lo para economizar um pouco de bateria, escolhendo os horários que ele deve ficar ativado ou para que entre em ação apenas na chegada de notificações, por exemplo.

Ative o modo escuro

Com o modo escuro ativado, os itens da interface do sistema do seu aparelho passam de tons claros para tons escuros, tornando a experiência de usar a tela em um ambiente com pouca luz mais agradável.

Em aparelhos com tela OLED ou AMOLED, o modo escuro também pode ser amigo da bateria do seu dispositivo. Isso, pois nessas telas, os pixels acendem apenas quando necessários. Quando são povoados por um preto absoluto, como acontece no modo escuro da interface de alguns aplicativos, ficam desligados, economizando um pouco de energia.

Para ativar o modo no seu aparelho, acesse “Configurações” > “Visor” e selecione a opção “Escuro”.


Segundo pesquisadores, o modo escuro em um smartphone com tela OLED pode economizar de 3% a 9% de bateria com brilho da tela entre 30% e 50%. Em uma tela com 100% do brilho, a economia pode chegar a até 40%.

Não sabe se o seu smartphone tem tela OLED ou AMOLED? Busque-o nas nossas fichas!

Ajuste a taxa de atualização da tela

A taxa de atualização define quantas vezes a tela do seu smartphone irá atualizar por segundo. Taxas mais altas resultam em movimentos mais fluidos, mas também consomem mais bateria.

Para regular a taxa de atualização da tela do seu aparelho, acesse “Configurações” > “Visor” > “Suavidade do movimento” e defina como “Padrão”.


A taxa de atualização da sua tela passará a ser de 60 Hz, diminuindo o consumo de bateria significativamente. Em contrapartida, as animações do sistema podem ficar mais “engasgadas”.

Desligue a Procura de Wi-Fi

O “Procura de Wi-Fi” é um recurso do Android que fica constantemente buscando sinais de Wi-Fi disponíveis – mesmo se a opção de rede Wi-Fi estiver desligada, e serve para aumentar a precisão de serviços baseados em localização.

Apesar da sua utilidade, ele pode drenar parte da sua bateria no dia a dia, procurando redes em segundo plano incansavelmente. Para desativá-lo, acesse “Configurações” > “Local” > “Serviços de localização” e desative a chave da opção “Procura de Wi-Fi”.


Desligue serviços extras de localização

Além da “Procura de Wi-Fi”, existem outros recursos de localização do Android que ficam ativados em segundo plano. Eles podem ser úteis, mas podem não fazer tanto sentido para a sua realidade, drenando sua bateria. São eles:

  • Alertas de terremoto: quando um terremoto for detectado por perto, você deve receber um alerta com a estimativa inicial da magnitude e com a distância da sua localização.
  • Precisão de local do Google: melhora a precisão da sua localização usando redes móveis, Wi-Fi e sensores. Se desativado, o dispositivo passará a usar apenas o GPS para localização.
  • Serviço de localização de emergência: se o serviço estiver disponível na sua região, ao ligar ou enviar uma mensagem de texto para a emergência, seu dispositivo poderá transmitir a localização junto a outros dados importantes para as equipes de emergência.

Para desligar os recursos que julgar necessários, acesse “Configurações” > “Local” > “Serviços de localização”. Toque nas opções para conhecer mais de cada recurso e desativá-los.


Coloque aplicativos não usados em suspensão profunda

Colocar aplicativos não usados em suspensão garante que aquelas aplicações não usarão recursos do seu aparelho nem mesmo em segundo plano.

Alguns dispositivos já elencam apps não usados e os coloca em suspensão automaticamente, mas você também pode adicionar mais aplicativos a lista.

Para fazer isso, acesse “Configurações” > “Bateria” > “Limites de uso em segundo plano” > “Aplicativos em suspensão profunda” e toque no ícone de “+” no topo da tela. Selecione os aplicativos desejados e clique no botão “Adicionar”.

Otimize a bateria para aplicativos que consomem muito

Alguns aplicativos podem consumir muita bateria do seu dispositivo, seja porque enviam muitas notificações, seja porque estão sempre usando a sua localização em segundo plano ou simplesmente porque estão mal otimizados.

Felizmente, é possível saber quem são! Para isso, acesse “Configurações” > “Assistência do aparelho” > “Bateria” e deslize a tela para ver quem são os principais responsáveis por drenar a sua autonomia. Toque em “Ver detalhes” para conferir a lista completa.


Caso algum dos aplicativos da lista esteja consumindo mais bateria do que você acha que deveria, você pode tomar algumas ações, como desativar as notificações, desativar os serviços de localização, colocar em suspensão profunda ou até definir um tempo limite de uso diário.

Use o modo de economia de bateria

Essa talvez seja a ação mais óbvia a ser tomada (sem trocadilhos). Ativar o modo de economia de bateria não é enganação e pode sim ajudar seu aparelho a ficar mais tempo longe de uma fonte de energia.

A depender de como está configurado, o modo de economia de energia pode, ao ser ativado, limitar o desempenho da CPU do aparelho, desativar o Always-On Display, reduzir o brilho da tela e desativar o 5G – além de outras opções. Recursos que geralmente drenam uma boa quantidade de bateria.

Para ativá-lo, acesse “Configurações” > “Bateria” e ative a chave da opção “Economia de energia”. Toque sobre a opção para configurar como o modo de economia deverá funcionar.


Você pode ativar o recurso para quando seu aparelho for ficar muito tempo em estado inativo ou simplesmente quando quiser salvar um pouco de carga para mais tarde.


0

Comentários

TC Ensina: como fazer a bateria do seu Android durar mais de um dia
Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

Tech

PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa