Tech 23 Ago
A LG anunciou, na última quinta-feira (29), que iniciou a produção em massa de uma geração de painéis de OLED com tempo de resposta GtG de apenas 0,02 milissegundos — os mais rápidos da indústria. Com o novo hardware, a gigante sul-coreana mira o segmento de monitores gamers de alto desempenho que focam em jogos competitivos.
Os painéis medem 27 polegadas e contam com resolução Quad HD (2.560 x 1.440 pixels), além de taxa de atualização elevada de 480 Hz. A estrutura de pixels em WRGB — técnica que inclui um subpixel branco junto ao vermelho, verde e azul — promete melhorar a legibilidade do texto em comparação com as telas convencionais de OLED.
Além disso, as novas telas ostentam um design sem bordas nos quatro lados que minimiza a necessidade de molduras espessas em monitores, conferindo uma experiência ainda mais imersiva. Os painéis são levemente flexíveis, permitindo que sejam utilizados tanto em monitores planos quanto em modelos com curvatura de até 800R.
Outras tecnologias embarcadas nesses painéis incluem o Micro Lens Array (MLA), que aumenta o brilho máximo suportado pela tela graças à adição de lentes microscópicas, e o Dynamic Frequency & Resolution (DFR), que permite configurar o painel em diferentes combinações de taxa de atualização e resolução.
Outra característica dos painéis de OLED da LG é sua emissão da luz azul reduzida pela metade em comparação com o LCD, protegendo os usuários de efeitos potencialmente nocivos aos olhos. Cabe lembrar que a empresa parece ter tomado a decisão de vender suas fábricas de painéis de cristal líquido para focar nas tecnologias mais modernas.
A LG afirma que pretende ampliar seu portfólio de telas OLED para jogos com opções que variam entre 27 e 45 polegadas, também integrando suas tecnologias que melhoram a nitidez, brilho e agilidade do painel em diferentes condições de uso.
Em nota relacionada, na última semana, a gigante sul-coreana anunciou o Dream OLED, um display que tem o potencial de eliminar o efeito burn-in.
Comentários