Segurança 18 Jul
Atualização (05/09/2024 - 22h15) - RB
A Meta enviou um posicionamento oficial ao TudoCelular, na qual explica que houve uma falha técnica, pede desculpas e informa que o problema já foi corrigido, como abordamos em uma coluna Detetive TC dedicada ao assunto. A nota pode ser lida na íntegra a seguir:
"Mais cedo, um problema técnico afetou a experiência dos usuários no Instagram e Threads. Resolvemos o problema o mais rápido possível e nos desculpamos por qualquer inconveniente."
Meta
Atualização (05/09/2024 - 15h30) - GS
Aparentemente, o erro citado na matéria original já foi corrigido pela Meta em ambas as plataformas. Ao realizar uma nova busca com os termos citados, resultados relacionados são exibidos normalmente.
A Meta não se pronunciou sobre o caso publicamente.
Texto original - 05/09/2024 - 13h56
Nós já falamos aqui no TC sobre alguns bloqueios de pesquisas bizarros instaurados nas plataformas da Meta, como por exemplo a associação do termo "Mega Drive" à abuso infantil. Esta semana, os usuários se depararam com mais um desses casos, mas ele pode ser interpretado como um viés racista dentro das plataformas.
No Brasil, pessoas de pele escura são comumente chamadas de "negras". O grande problema é que ao pesquisar o termo no Instagram ou Threads, os usuários são respondidos com um aviso dizendo que esse termo pode estar associado à venda de drogas!
Leia o aviso abaixo:
A venda, compra ou negociação de drogas ilícitas podem prejudicar você e outras pessoas. Além disso, são práticas ilegais na maioria dos países. Se você ou alguém do seu conhecimento está lutando com o abuso de substâncias, pode obter ajuda com referências para tratamento confidenciais, bem como apoio à prevenção e recuperação.
Curiosamente, isso não se restringe somente à busca pela palavra de forma isolada, com o aviso aparecendo também ao procurar outros termos como "mulher negra" ou "pessoa negra".
Aparentemente, o aviso só é exibido com o termo no feminino, não sendo ativado com a palavra no masculino (negro).
O mesmo erro é replicado no Threads. Considerando que a plataforma é derivada do Instagram, faz sentido que ambas compartilhem semelhanças em sua programação.
O caso já começou a repercutir nas redes sociais, principalmente entre ativistas pretos, mas até o momento, a Meta não se pronunciou sobre o assunto.
Você já se deparou com esses bloqueios bizarros nas plataformas da Meta?
Comentários