Tech 11 Set
A AMD começou a liberar, nesta quarta-feira (11), uma atualização de driver que habilita novas tecnologias para o Ryzen AI 300, sua linha renovada de processadores para notebooks e outros dispositivos móveis. A nova versão inclui suporte para o AMD Fluid Motion Frames 2 (AFMF 2) e Variable Graphics Memory.
Ainda em fase de pré-visualização, o Software Adrenalin já está disponível para os gamers que desejam experimentar os novos recursos que otimizam o desempenho de jogos. O AMD Fluid Motion Frames 2, por exemplo, é uma tecnologia que consegue aumentar a taxa de quadros por segundo em até 78%, segundo a AMD.
Anunciado em julho, o Fluid Motion Frames 2 fornece melhorias significativas na geração de quadros em jogos por meio de inteligência artificial. Ele é compatível com todos os produtos gráficos baseados em RDNA 2, RDNA 3 e RDNA 3.5. Em comparação com a versão anterior, usuários podem esperar menor latência na geração de quadros.
Ele é parte do conjunto de recursos HYPR-RX da AMD, que agora está disponível em todos os dispositivos com Ryzen AI 300. Usuários poderão ativá-lo por meio da guia de jogos no aplicativo AMD Adrenalin. Ativar a ferramenta também habilitará o recurso Anti-Lag.
Em um exemplo fornecido pela empresa, Cyberpunk 2077 consegue rodar até 100 FPS graças ao AFMF 2 em resolução Full HD (1080p) e usando uma predefinição “equilibrada” do FSR, rendendo um ganho de quadros por segundo de 78%.
Outro recurso que está chegando aos processadores Ryzen AI 300 é o Variable Graphics Memory (VGM). Esse recurso permite alocar um espaço dedicado da memória do sistema para os gráficos integrados, de modo que usuários possam utilizar até 75% da memória RAM do computador como memória de vídeo (VRAM).
A AMD reforça que essa função é recomendada apenas para dispositivos com capacidades de memória suficientes, orientando que pelo menos 16 GB sejam deixados livres para a CPU. Ao definir o VGM como "Médio" em um dispositivo de 32 GB, o recurso alocará 8 GB e os converterá em 8 GB de VRAM para a GPU integrada do PC.
Resultados de benchmark divulgados pela fabricante mostram que, ao combinar o AFMF 2 com VGM, os ganhos de desempenho podem ser significativos. Far Cry 6, por exemplo, pode ir de 55 FPS para até 78 FPS, e F1 23 pode alcançar 80 FPS — ambos em resolução de 2.880 x 1.800 pixels em um notebook com AMD Ryzen AI 9 HX 370.
Como esta é uma prévia técnica da nova versão do driver, usuários podem experimentar o software e compartilhar suas avaliações com a AMD. É possível baixar o driver mais recente na página oficial de downloads da fabricante.
O Ryzen AI 300 já está disponível em notebooks de várias marcas populares no mercado internacional. Recentemente, a ASUS anunciou uma nova versão do Zenbook S 16 no Brasil equipada com Ryzen AI 9 HX 370, um dos chips mais velozes da nova geração.
Comentários