Economia e mercado 30 Set
Qualcomm e MediaTek devem anunciar seus próximos chips para smartphones de alto desempenho — Snapdragon 8 Gen 4 e Dimensity 9400, respectivamente — em meados de outubro de 2024. As fabricantes não comentam muito sobre os lançamentos, mas diversos vazamentos acabaram revelando o que podemos esperar das plataformas.
Faltando apenas um mês para a estreia do hardware, muito já é falado sobre suas configurações de CPU e GPU — especialmente com as aparições de cada modelo em testes de benchmark. Com isso, é possível comparar o que cada processador deve oferecer aos usuários em termos de desempenho. Veja a seguir.
Começando pelo hardware da fabricante estadunidense, o Snapdragon 8 Gen 4 deve ser equipado com uma CPU de 8 núcleos baseados no design “Oryon”, criado pela Nuvia, uma startup fundada por ex-funcionários da Apple. Após o Snapdragon X Elite, este será o primeiro chipset para smartphones com o design customizado.
Dois dos núcleos terão alto desempenho com clock de até 4,32 GHz, enquanto os seis demais núcleos focarão em baixo consumo de energia, trazendo clock de 3,53 GHz.
Isso significa que os núcleos de baixo consumo poderão ser ainda mais velozes que o núcleo de altíssimo desempenho do Snapdragon 8 Gen 3, que roda em 3,3 GHz. A maior velocidade de clock, contudo, também deverá aumentar o consumo de energia. Rumores sugerem que a tensão elétrica do Snapdragon 8 Gen 4 poderá chegar a 1,3 V.
O Dimensity 9400, por sua vez, deve manter a filosofia atual da MediaTek e continuar equipado com uma CPU com 8 núcleos de alto desempenho — sem núcleos “pequenos”, isto é, que têm as capacidades reduzidas em prol de um consumo de energia menor.
Em um design “convencional” de chipset baseado em Arm, existe um núcleo “Cortex-X” com potência máxima que trabalha em conjunto com um ou dois tipos diferentes de núcleos que entrega potência e desempenho intermediário e baixo.
A MediaTek, por outro lado, deve utilizar um núcleo “Cortex-X” de próxima geração como o principal núcleo da CPU, três núcleos “Cortex-X” da geração anterior para desempenho mediano e quatro núcleos intermediários para economia de energia.
Com isso, é esperado que tenhamos um “super núcleo” Arm Cortex-X925 de 3,63 GHz, três núcleos Arm Cortex-X4 de 2,8 GHz e quatro núcleos de série “A7xx” — possivelmente o Cortex-A720 ou outro núcleo de nova geração da Arm — com clock de 2,1 GHz.
Falando na GPU, a Qualcomm deve continuar utilizando seu design proprietário no Snapdragon 8 Gen 4 com a Adreno 830, cujos detalhes ainda são escassos. Rumores indicam que ela será 10% mais veloz que a GPU do Apple M2, e parece estar sendo testada com clock de 1,25 GHz — mais alto que a Adreno 750.
Especula-se que o processador contará com tecnologias de compressão de memória mais eficientes e interpolação de GPU, o que poderia render um importante salto de desempenho em jogos, exportação de vídeos e muito mais.
Já a MediaTek deve empoderar o Dimensity 9400 com uma GPU Immortalis-G925 de 12 núcleos, que melhora o desempenho de ray tracing em até 52%, segundo a Arm.
Ambos os chips devem ser fabricados com a litografia de 3 nanômetros de segunda geração da TSMC — processo chamado de N3E. Essa é a mesma tecnologia empregada na produção do A18 e A18 Pro, chips utilizados no iPhone 16 e iPhone 16 Pro. Além disso, devem ter grande ênfase em novas capacidades de processamento local de IA.
A expectativa é que o Snapdragon 8 Gen 4 seja anunciado entre 21 e 23 de outubro de 2024, possivelmente estreando no Xiaomi 15. A MediaTek não confirmou a data de lançamento do Dimensity 9400, mas afirma que ele será lançado no mesmo mês que seu rival. Rumores indicam que os primeiros celulares com esse chipset serão o vivo X200 e vivo X200 Pro.
Comentários