Acessórios 26 Set
Ao que parece, os planos da Apple para os AirPods são muito maiores do que imaginamos. Isso, porque além do dispositivo já ser capaz de funcionar como um aparelho auditivo, inclusive certificado pelo FDA, um modelo futuro dos fones pode ser capaz também de identificar doenças do coração.
Primeiro, foram encontradas evidências no iOS 18 que a Apple poderia estar usando modelos de AirPods ainda inéditos para mensurar a frequência cardíaca, com rumores apontando que a novidade poderia chegar já nos AirPods Pro 3 e Powerbeats Pro, no próximo ano.
“Use ambos os fones de ouvido durante os treinos para monitorar e enviar sua frequência cardíaca para o Apple Health. Gerencie nas configurações do Bluetooth”, diz uma cadeia de caracteres dentro do código do sistema.
Agora, uma nova patente da empresa descreve como os modelos seriam capazes de detectar não apenas os batimentos, como também a presença de possíveis doenças cardiovasculares.
A nova patente, encontrada pelo site Patently Apple, descreve como microfones apontados para dentro do canal auditivo poderiam ser utilizados para identificar doenças cardíacas.
Um sinal emitido pelo microfone, pós-processado por um filtro, seria analisado por um algoritmo. Este, ao comparar os sinais captados em diferentes atividades cardíacas, seria capaz de identificar mudanças que poderiam indicar possíveis patologias do coração.
Inicialmente, bradicardia (frequência cardíaca anormalmente baixa) e taquicardia (frequência cardíaca anormalmente alta) poderiam ser detectadas. Mas a patente também aponta que detecções mais sofisticadas também poderiam ser alcançadas.
"As patologias cardíacas incluem uma variedade de condições relacionadas ao coração de uma pessoa, como, por exemplo, doenças dos vasos sanguíneos (ex.: doença arterial coronariana), problemas de ritmo cardíaco (ex.: arritmias), defeitos cardíacos (ex.: defeitos cardíacos congênitos), doenças das válvulas cardíacas, doenças do músculo cardíaco, infecção cardíaca ou outras patologias do coração [...]
O processamento do sinal do microfone pode incluir a aplicação de um filtro (ex.: um filtro low-pass) ao sinal do microfone. Os sinais do microfone podem ser processados para detectar um sinal de infrassom no sinal do microfone. Além disso, ou alternativamente, o processamento do sinal do microfone para determinar a atividade cardíaca pode incluir a detecção de um sinal de ultrassom no sinal do microfone. O sinal do microfone pode ser processado para detectar um sinal que indique um batimento cardíaco ou outro movimento, como o fluxo sanguíneo, que forneça informações sobre o coração."
Se a Apple seguir o calendário de anúncios esperado para a sua linha de fones, os ainda inéditos AirPods Pro 3, assim como a nova geração Powerbeats Pro 2, devem ser anunciados no próximo ano. No entanto, ainda não é possível confirmar essa informação.
Comentários