Google 10 Out
As pessoas estão assistindo mais o YouTube do que os canais de TV aberta. Pelo menos, é o que apontam os dados apresentados pela empresa no evento Brandcast Preview, onde ela recebeu imprensa e convidados em São Paulo. Nesse sentido, a plataforma aparece como a favorita entre brasileiros com 18 anos ou mais.
Nesse público, há mais usuários assistindo o YouTube durante a semana do que em cada uma das cinco emissoras do país de maior destaque em TV Aberta. Essa informação vem do Target Group Index, produto da Kantar que faz análise de comportamento do consumidor e leva em conta dados declarados e enquetes, com base amostral de 24 mil pessoas.
Aline Moda, diretora de agências, parceiros e branding solutions do Google, comentou sobre o cenário:
O YouTube é um dos grandes responsáveis por isso porque deu voz a essas pessoas. A plataforma reúne todas as audiências, em todos os formatos e todas as telas. Isso foi mudando ao longo dos anos, claro. Antes, eram conteúdos mais longos. Agora, temos os mais curtos. Mas estamos em todo tipo de território – como gastronomia, música, esporte – com diversas possibilidades e formas de consumo – no celular, notebook ou na TV.
Algo que contribui para essa situação é que o YouTube tem sido assistido em TVs, algo possível devido aos modelos smart. Nesses equipamentos, o YouTube supera outros serviços de streaming de vídeo, como Netflix, e tem 57% de participação no quesito tempo de exibição. O Brasil tem mais de 75 milhões de pessoas vendo YouTube. Aline também explicou sobre o assunto:
A CTV possibilita que numa mesma interface as pessoas naveguem entre TV linear, plataformas pagas e YouTube. Ela rompe as últimas barreiras que existiam entre linear e digital. Muda paradigmas para marcas, criadores e plataformas, transformando todo o ecossistema. Com isso, o YouTube passa a trazer conteúdos que podem ser consumidos coletivamente, como esportes ao vivo, por exemplo, e os criadores começam a produzir conteúdos mais longos também. A mudança de comportamento já aconteceu, não é mais o caso de dizer que ela está acontecendo. Agora, cada um pode ter seu próprio horário nobre dentro da TV.
Cenário positivo para negócios
O YouTube também se tornou uma opção interessante para anunciantes que querem aumentar o alcance com eficiência. Por exemplo, um levantamento da Kantar apontou que 85% dos usuários concordam que as publicidades na plataforma apresentam a eles novas marcas e produtos mais do que em propagandas de outros canais.
Comentários