Curiosidade 09 Out
No dia a dia, é comum ficar verificando a porcentagem de bateria restante do celular para garantir que o dispositivo chegará até o final do dia ou para saber se será preciso correr para a tomada.
Mas e a saúde da bateria, você já conferiu? Assim como qualquer outro componente do seu Galaxy, a bateria tem vida útil e, à medida que o tempo passa e o número de ciclos aumenta, ela vai perdendo capacidade de armazenamento.
Hoje, dando continuidade ao nosso quadro de dicas e tutoriais, confira a seguir como checar a saúde da bateria do seu Samsung Galaxy.
As baterias de smartphones e tablets, independente de marca, sofrem um processo químico sempre que são carregadas e descarregadas, e os hábitos do usuário, assim como a degradação natural do componente, dão a elas um determinado nível de saúde. Este, em outras palavras, reflete na capacidade máxima suportada pela peça.
Isso é, se sua bateria tem 3.900 mAh e a saúde está em 80%, por exemplo, isso implica que a capacidade máxima de carga para essa bateria é de 3.120 mAh. Então, os 100% indicados pelo sistema já não representam o valor de quando o aparelho estava novo, mas sim os novos 3.120 mAh.
Mas isso é normal, e na verdade, você não deverá sentir uma grande diferença na autonomia enquanto o aparelho estiver com uma bateria com saúde acima dos 70-80%. Até por conta disso, fabricantes e aplicativos costumam categorizar esses níveis como dentro da normalidade.
Nos Galaxy, por se tratar de um dispositivo Android, há algumas formas de checar a saúde da bateria – como ensinamos neste outro tutorial. No entanto, a própria Samsung disponibiliza uma forma mais "oficial" de fazer essa checagem. Confira a seguir.
Como ver a saúde da bateria do seu Galaxy
A Samsung permite ao usuário visualizar a saúde da sua bateria através da instalação do aplicativo ‘Samsung Members’. Então, antes mesmo de continuar, certifique-se que o app está instalado no seu smartphone.
Caso não esteja, realize a instalação a partir do link abaixo ou diretamente através da Play Store. Concluída, abra o app e realize a configuração básica, seguindo os passos descritos na tela.
Agora que você concluiu a instalação e configuração do app, o passo a passo é bem simples. Confira a seguir como checar a saúde da sua bateria:
- Em seu smartphone, abra o app de “Config.”;
- Agora, role o menu para baixo e toque em “Assistência do aparelho”;
- Desça o menu e toque em “Diagnóstico”.
- Se essa opção não estiver aparecendo para você, certifique-se mais uma vez que o Samsung Members está instalado no seu dispositivo.
- No novo menu, toque em “Diagnóstico do telefone”;
- Uma tela com vários ícones abrirá dentro do Samsung Members. Toque em “Status da bateria”;
- A nova tela informará o status atual da sua bateria e a saúde. Na captura abaixo, o status é “Normal” e a saúde é “Bom”.
O parâmetro de “Duração” representa a saúde da bateria do seu aparelho, e ele pode ser “Bom”, “Normal” ou “Fraco”. Como citado antes, você só deverá sentir uma diferença significativa na autonomia do seu dispositivo quando a bateria atingir valores inferiores a 70% ou “Fraco”. Qualquer valor acima dos 80% pode ser considerado bom ou normal.
Para entender melhor do funcionamento da bateria do seu aparelho e aumentar a sua vida útil, confira a categoria a seguir.
Por degradação de componentes químicos, as baterias de lítio tendem a perder a sua capacidade com o tempo, mas isso é um processo natural! No entanto, alguns bons hábitos podem prolongar a vida útil desse componente.
Sempre que possível, evite utilizar seu Galaxy em ambientes muito quentes e poupe a bateria do descarregamento completo, quando o dispositivo acaba “morrendo”. Além disso, não deixe seu smartphone ou tablet carregar até os 100% e tente manter a porcentagem de carga da bateria sempre entre 20% e 80%.
Em alguns aparelhos da Samsung, o próprio sistema oferece opções para proteger a bateria. Para saber mais sobre elas e como ativá-las, confira este nosso outro tutorial:
De forma geral, lembre-se: recargas frequentes e pequenas são melhores que recargas completas. Opte sempre por utilizar cabos e carregadores originais ou, pelo menos, itens certificados, e evite utilizar o dispositivo enquanto ele estiver conectado a energia.
Se for guardar um aparelho por algum tempo, é preferível deixá-lo com uma carga parcial ao invés de uma carga total ou totalmente descarregado. Mesmo paradas, as baterias de lítio envelhecem e perdem sua capacidade de carga.
Comentários