Tech 03 Jan
Desenvolvedores por trás do Asahi Linux anunciaram a compatibilidade – em estágio alfa – com drivers para jogos de Windows x86 no Linux em chips Apple baseados na arquitetura Arm, como é o caso dos da linha M. O Asahi Linux é a primeira distribuição Linux a alcançar tal feito.
Agora, o Asahi Linux suporta emulação x86 e compatibilidade com Windows através de seus drivers Vulkan 1.3. A distro é a única que oferece drivers para OpenGL, OpenCL e Vulkan em hardware da Apple, possibilitando a execução de jogos AAA x86 no Linux também nos computadores da marca.
Mas esse processo não é nada simples e ainda é muito custoso. A pilha de tradução do Asahi é composta atualmente por 4 camadas para tornar possível a execução de jogos do Windows no hardware da Maçã.
Primeiro, o FEX emula as instruções x86 para rodar no harware ARM. Depois, o Wine traduz o código do Windows para Linux e, para quase encerrar, o DVK e o Proton são os responsáveis em traduzir as chamadas da API do DirectX para Vulkan.
Mas o problema é ainda mais complexo: os sistemas da Apple usam paginação de 16K, enquanto os jogos de Windows x86 esperam paginação de 4K. Para solucionar esse empasse, os desenvolvedores do Asahi virtualizaram um kernel secundário do Linux Arm que contorna essa limitação.
Esse processo, basicamente, envolve rodar um jogo x86 dentro de uma pequena máquina virtual usando o muvm (serviço de micromáquina virtual), passando dispositivos necessários para rodar os jogos, como a GPU e entradas de periféricos.
Assim, são totalizadas as quatro camadas de tradução. O que, em termos gerais, exige muito de memória RAM – afastando os modelos de entrada dos computadores da Apple, com apenas 8 GB. Segundo a própria equipe da Asahi, “a maioria dos jogos requer 16GB de memória devido à sobrecarga gerada pela emulação”.
Até o momento, a compatibilidade do Asahi com jogos do Windows está em estágio alfa, com os desenvolvedores trabalhando para o lançamento da versão 1.0. No entanto, vários jogos, como Cyberpunk 2077, Hollow Knight, Portal 2, Fallout 4 e Control, já foram mostrados rodando na camada de compatibilidade do Asahi para jogos Windows x86.
Comentários