LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Logitech G309 Lightspeed: mouse gamer que poderia ser melhor sem pilha | Análise / Review

21 de outubro de 2024 0

Anunciado em meados de julho no mercado internacional, o Logitech G309 Lightspeed é a nova aposta da empresa suíça para o segmento intermediário, prometendo um desempenho sólido com preço competitivo.

Com um design simples e eficaz, o dispositivo prioriza funcionalidade em vez de estética chamativa, sendo adequado tanto para destros quanto canhotos, apesar dos botões laterais à esquerda. Um dos grandes diferenciais aqui é a leveza, que visa a jogabilidade competitiva e maior conforto, mas será que a Logitech conseguiu entregar o que planejava?

Com a chegada do dispositivo ao Brasil, o TudoCelular teve a chance de testar o novo G309 Lightspeed ao longo dos últimos dias e iremos te contar como foi nossa experiência com ele.

Design e construção

Como dissemos acima, o grande diferencial do G309 é a leveza e isso vem em prol de um design bem simples e que abre mão de alguns recursos mais tradicionais dos mouses gamer, incluindo o tradicional LED RGB.

Em contrapartida, o mouse peca ao não incluir uma bateria interna, com a marca optando pelo uso de uma pilha AA, que deixa o dispositivo com cerca de 86 g, ou pelo sistema POWERPLAY para carregamento sem fio, que reduz o peso para cerca de 68 g. Falarei mais sobre isso no tópico de sistema de energia.

Foto: Guilherme de Souza / TudoCelular

O G309 Lightspeed possui um design que se encaixa bem na palma da mão, mesmo com usuários tendo diferentes tipos de pegada. Ainda que ele possua botões de atalho na lateral esquerda, é possível que canhotos o utilizem sem grandes problemas, graças ao seu design mais simples.

Sendo ofertado em plástico fosco nas cores preta ou branca, a parte de cima do mouse ostenta os dois botões de clique direito e esquerdo, um botão central para ajuste de DPI e a tampa que cobre o compartimento da pilha e também serve para armazenar o receptor USB. O design é complementado pelo Logo da Logitech estampado com tinta prata na tampa da pilha e um pequeno LED na parte central, que serve apenas para avisos de conexão, níveis de bateria e muda de cor conforme o nível de DPI escolhido.

Foto: Guilherme de Souza / TudoCelular

Já na parte inferior, temos um botão para parear o mouse com seu receptor USB ou via Bluetooth, além do sensor óptico e botão para desligar e ligar. O usuário também encontra na parte de baixo a "moeda Logitech" que serve como o sistema de carregamento POWERPLAY.

Dentro da caixa, o consumidor encontra o mouse, acompanhado de documentos do usuário, receptor Lightspeed, cabo extensor do receptor, pilha AA e uma cartela de adesivos antiderrapantes para melhorar ainda mais a firmeza da pegada.

Configuração inicial e aplicativo

Assim como os demais mouses de hoje em dia, a instalação do G309 é simples, e isso se deve à possibilidade de conectá-lo via Lightspeed ou Bluetooth. Além disso, A inclusão de um receptor USB com um extensor de cabo facilita a estabilidade da conexão.

Para quem busca mais opções de personalização, o software Logitech G HUB permite ajustes de DPI, perfis de jogo, e a configuração dos seis botões programáveis. A memória integrada do mouse permite armazenar até cinco perfis personalizados.

Ainda que o software não seja necessária para o uso do produto, a instalação dele é simples e recomendada, tendo em vista que, além das personalizações, você também consegue atualizar o firmware de seu dispositivo por ele, além de poder conectar mais de um dispositivo Logitech em um único adaptador Lightspeed, o que ajuda a liberar portas USB em seu PC.

Pelo software, você consegue configurar até 5 opções de DPI, com os padrões sendo: 400, 800, 1.200, 1.600 e 2.400. Além disso, também é possível salvar macros e outras configurações personalizadas para as teclas.

Enquanto isso, a taxa de Polling já vem por padrão no máximo possível, a 1.000 Hz, porém você pode baixar para 500 Hz, 250 Hz ou 125 Hz, caso queira.

Desempenho

O Logitech G309 Lightspeed brilha mesmo ao ser colocado para uso. Ainda que ele funcione extremamente bem em tarefas do cotidiano, seu verdadeiro potencial é alcançado ao jogar, algo que é o verdadeiro propósito da linha G.

Graças ao sensor HERO 25K, o G309 oferece uma precisão impressionante com uma resolução de até 25.600 DPI, garantindo rastreamento rápido e sem atrasos, sendo ótimo para diversos tipos de jogo, incluindo MOBAs e FPSs.

Foto: Guilherme de Souza / TudoCelular

E se você se preocupa em não errar os cliques, o dispositivo traz a opção de alternar entre os interruptores principais híbridos ópticos-mecânicos. Na prática, o modo óptico consome mais energia, mas garante maior precisão nos cliques, mitigando cliques duplos e menos atrasos.

Durante meus testes, estabeleci por padrão a configuração em 1.600 DPI, que foi o suficiente para que eu pudesse usar o dispositivo confortavelmente em tarefas cotidianas para a navegação na internet e para jogar League of Legends sem ter atrasos no arrasto do mouse ou rápido demais para que eu perdesse o ponteiro de vista na hora da ação.

Um sistema de energia peculiar

Como dissemos acima, o Logitech G309 Lightspeed peca ao não incluir uma bateria interna em sua construção, o que limita um pouco a usabilidade, principalmente para quem tem aversão à pilhas. Embora a fabricante prometa mais de 300 horas de uso com uma pilha AA, isso varia no caso de usar somente os switches em modo ótico, além de não ser muito conveniente ter que ficar trocando pilhas para o resto da vida.

Para quem não quiser passar por essa inconveniência, o dispositivo oferece suporte ao sistema de carregamento sem fio POWERPLAY, onde em conjunto com um mousepad Logitech ou base carregadora compatíveis com essa tecnologia, é possível carregar a bateria durante o uso.

Foto: Guilherme de Souza / TudoCelular

Na teoria, a ideia parece boa e uma ótima forma de otimizar o mouse, mas na prática, é quase uma espécie de venda casada, onde o usuário precisa de um segundo produto do ecossistema Logitech para complementar o funcionamento do mouse. Isso certamente poderia ser muito mais simplificado ao incluir uma bateria interna e uma entrada USB-C no mouse para carregá-lo.

Considerações finais

O Logitech G309 Lightspeed se destaca pela leveza, precisão e conectividade, garantindo um bom conforto mesmo em uso prolongado.

Contudo, o sistema de carregamento da Logitech pode ser um fator que acaba afastando os consumidores, principalmente quando levamos em conta que dispositivos como o Force One Hoku Pro oferecem uma usabilidade bem similar ao modelo da Logitech G e ainda embarca a bateria interna para carregamento com cabo.

Foto: Guilherme de Souza / TudoCelular

Felizmente, os pontos negativos do dispositivo se limitam à parte do sistema de energia, já que todo o resto é um acerto em cheio por parte da Logitech, fazendo deste um ótimo dispositivo para quem busca bom desempenho para jogos sem ter que desembolsar uma fortuna.

Embora alguns jogadores possam achar o ruim o fato do dispositivo não trazer um design mais chamativo, com o Logo iluminado por um LED RGB, devo dizer que isso não me incomodou em nada, principalmente pelo fato de que o logo fica coberto pela palma da mão durante o uso. Além disso, a remoção do LED também ajuda a reduzir ainda mais o peso do dispositivo, o que é algo a ser considerado.

Design simples e funcionalLeve e confortávelSensor HERO 25K com até 25.600 DPIDriver para customizaçãoSincronia de mais de um dispositivo no mesmo USB via LightspeedInterruptores híbridos ópticos-mecânicos
Energizado por pilha AA ou sistema POWERPLAY

No mercado brasileiro, o Logitech G309 Lightspeed pode ser encontrado por cerca de R$ 430 a R$ 500, sendo uma boa opção entre concorrentes similares.


0

Comentários

Logitech G309 Lightspeed: mouse gamer que poderia ser melhor sem pilha | Análise / Review
Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

Tech

PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa