Google 24 Out
O Google está preparando uma nova maneira de exibir notificações no Android, conforme descoberto pelo jornalista Mishaal Rahman do Android Authority. Utilizando uma nova API chamada de “Rich Ongoing Notifications”, os aplicativos terão uma nova maneira de exibir informações aos usuários na barra de status do sistema operacional.
Em vez de mostrar apenas um ícone de aplicativo, a API permitiria exibir pequenas notificações em formato de “pílula” com seu próprio texto e cor de fundo na barra de status. É possível que, ao tocar na notificação, seja aberta uma caixa de diálogo fornecida pelo aplicativo que mostra mais informações sobre a notificação em andamento.
A empresa parece estar fazendo ajustes na API, portanto, há alguns recursos no lado do desenvolvedor que ainda não funcionam como esperado. Embora a ferramenta não esteja disponível publicamente no momento, já existe uma interface que permite criar “protótipos” de notificações com o design renovado.
Rahman conseguiu demonstrar a API Rich Ongoing Notifications criando notificações para três aplicativos: Relógio do Google, United Airlines e Uber. Em todos os casos, as notificações exibem textos pequenos que são suficientes para informar o usuário sobre detalhes de alguma atividade em andamento, como:
- Relógio do Google: “Alarme em 10 minutos”
- United Airlines: “Embarque: 9 minutos”
- Uber: “Embarque em 5 minutos”
Embora lembre o funcionamento da Dynamic Island da Apple, esse recurso não é exatamente novo para os usuários do Android. Cabe lembrar que o Android 12, lançado em 2021, contava com uma API que permitia que aplicativos de telefone mostrassem a duração de uma chamada em andamento em uma “pílula” na barra de status.
Ao serem exibidas em um formato mais compacto, as notificações em andamento poderão causar menos distrações enquanto o usuário realiza outras tarefas no celular ou tablet, além de garantir que informações importantes permaneçam visíveis na tela.
É possível que a API Rich Ongoing Notifications seja introduzida apenas em 2025 com o lançamento do Android 16, uma vez que o Android 15 — versão mais recente do sistema operacional — já atingiu a estabilidade da plataforma, isto é, todas as ferramentas para desenvolvedores foram concluídas e não devem receber mudanças.
Outras mudanças em testes para um possível lançamento com o Android 16 são a nova organização dos blocos de configurações rápidas e uma maior segurança de dados com o novo Modo Proteção Avançada.
Comentários