Asus 17 Out
O processador Intel Core Ultra 9 285K teve alguns detalhes sobre o seu desempenho e consumo de energia revelados em banchmark recentemente, como você já deve saber. Agora, é o momento de saber sobre outro aspecto da performance do componente, que é relacionado à dificuldade de mantê-lo devidamente resfriado durante o uso.
Com essa missão em mente, o portal Tom’s Hardware realizou um teste de resfriamento do chip com o uso da case MPG Gungnir 300R Airflow da MSI. De modo geral, esse equipamento foi desenvolvido para fornecer um bom fluxo de ar para ajudar a conter a temperatura das peças durante o uso. Há suporte para ventoinhas e um radiador de até 360 mm.
O produto da MSI possui aparência robusta e traz uma interface com portas USB-A, uma USB, entradas para fone e microfone, além dos botões para ligar/desligar, reiniciar e habilitar ou desabilitar os LEDs. Além disso, os testes foram realizados com a placa-mãe MSI Z890 Carbon Wifi.
Quanto aos resultados, o Intel Core Ultra 9 285K se mostrou um tanto quanto difícil de ter a sua temperatura administrada quando todos os núcleos estão sob estresse. Entretanto, a situação não se repetiu em um cenário mais comum, como o de jogos, onde o modelo apresentou maior eficiência energética em relação aos modelos de gerações anteriores.
Em outras palavras, esse chip conseguiu ser mais fácil de resfriar nessa situação. Outro aspecto em que o processador foi testado é sem limitações de energia, que fez com que o modelo chegasse em sua temperatura máxima durante os testes. Isso, inclusive, fez com que ele apresentasse throttle, o que é natural, já que não há solução de resfriamento para evitar isso neste cenário.
Os resultados de dificuldade ficam semelhantes ao do processador Core i7-13700K. A publicação destaca, no entanto, que o desempenho não chegou a aumentar muito com as soluções de resfriamento apresentadas. O aumento da performance seria mais notado em caso de overclock no processador.
A conclusão com o teste é de que o usuário pode tentar obter os melhores produtos do mercado para resfriar o seu Core Ultra 9 285K. No entanto, os itens mais baratos devem fazer com que o componente perca desempenho em um nível tão sutil que nem o próprio usuário deve perceber. Por fim, veja também o benchmark vazado do Intel Core Ultra 7 265K.
Comentários