Software 01 Nov
Prestes a ter seu suporte oficialmente encerrado pela Microsoft, a não ser que você opte por pagar uma salgada taxa de quase R$ 200 para manter mais um ano de suporte, o Windows 10 segue imperando como o sistema operacional mais usado no mercado.
Segundo o mais recente relatório de marketshare (ou seja, quanto cada OS possui de fatia no mercado), o Windows 10 segue sendo o mais utilizado no mundo com 60,95%, enquanto o Windows 11 conseguiu chegar aos 35,58% no mesmo período.
Se considerarmos os números históricos, temos que no último mês, o Windows 10 perdeu 1,8% de participação enquanto o Windows 11 conseguiu avançar 2,16%, o que pode significar que a versão mais nova "roubou" do irmão mais velho parte dos usuários que potencialmente possam ter trocado de versão pelo medo de ficar sem suporte no mercado.
No terceiro lugar do pódio quando falamos de distribuições da Microsoft, temos o eterno Windows 10 que ainda figura com uma presença de 2,62% do mercado mas com lenta redução, enquanto Windows 8.1 aparece com 0,31%, Windows XP com 0,28% e Windows 8, com 0,19%.
Obviamente, a adoção do Windows 11 conta com alguns problemas para ganhar tração no mercado consumidor como a ausência de confiança na estabilidade do sistema (o que inclui a quantidade inexplicável de bugs relatados no Windows 11 24H2 que podem ser conferidos aqui e aqui), os requerimentos de hardware que incluem o TPM 2.0 e até, o desinteresse de parte dos consumidores por implementações de IA vindouras.
No entanto, considerando que o Windows 11 cresceu quase 8% nos últimos 6 meses, é de se esperar que ele siga em tendência de alta e gradativa redução na distância do irmão mais velho, o que pode ser potencializado com o fim do suporte do Windows 10 em outubro de 2025.
Comentários