Tech 13 Nov
O modelo de inteligência artificial Grok de Elon Musk afirmou que o bilionário espalhou desinformação online sobre diversos tópicos, como a eleição americana de 2024. A resposta começou a circular na rede social X na última segunda-feira (11).
Grok falou sobre o papel do bilionário em propagar fake news no X após o usuário Gary Koepnick perguntar ao chatbot se Elon Musk havia espalhado desinformação para bilhões de pessoas.
O chatbot destaca o alcance de Musk. Segundo a IA, quando o bilionário compartilha fake news, ela tende a ganhar legitimidade entre seus seguidores e pode gerar consequências reais, principalmente em eventos como eleições.
Grok knows.https://t.co/g7ihWVV507
— Gary Koepnick (@garykoepnick) November 10, 2024
Sim, existem evidências e análises substanciais que sugerem que Elon Musk espalhou informações erradas sobre vários tópicos, incluindo eleições, para um público muito grande através da sua plataforma de mídia social, X (anteriormente conhecida como Twitter).”
Como fontes da informação, a ferramenta de inteligência artificial citou CBS News, CNN, Mother Jones e outros sites de notícias, além da ONG americana Centro de Combate ao Ódio Digital (CCDH).
O chatbot alega que a definição de “desinformação” pode ser subjetiva, mas há evidências de que Musk realmente espalhou informações falsas sobre diversos tópicos, como eleições, fraude no processo de votação e manipulação de vídeos.
Elon Musk foi um dos principais nomes da campanha de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos e doou por volta de US$ 200 milhões (R$ 1,15 bilhão) para o republicano, eleito para um segundo mandato.
Na última terça-feira (12), Donald Trump anunciou Elon Musk como chefe do Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos. Segundo o republicado, o bilionário irá atuar para “desmantelar a burocracia governamental, cortar regulamentações excessivas, cortar gastos desnecessários e reestruturar as agências federais".
Comentários